RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cerca de 90% dos diabéticos desenvolve problemas de visão ao longo da vida, alerta especialista

A retinopatia diabética causa alterações na retina e pode ser tratada através da medicina ortomolecular

 

Uma das principais causas de cegueira no mundo é derivada da diabetes. A chamada retinopatia diabética afeta a grande maioria dos diabéticos. Segundo J.H.Tamburini, especialista em Oftalmologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, após 10 anos de diabetes, a retinopatia atinge cerca de 50% dos pacientes e após 30 anos o índice sobe para 90%.
— A retinopatia diabética é uma alteração na retina. Os olhos possuem uma camada nervosa interna que possui a maior concentração de oxigênio do corpo humano, sendo por isto, o local onde os efeitos iniciais da doença se manifestam sob diversas formas — explica.
No diabetes ocorre um fenômeno conhecido como glicação, ligação da glicose com proteínas importantes que dá origem a produtores de radicais livres, que agridem o DNA - principal estrutura das nossas células.
— As lesões no DNA acabam gerando doenças. Todo o sistema vascular é comprometido, em especial os pequenos vasos, situados nos olhos, coronárias e rins. No caso da retina, o exame oftalmológico é capaz de denunciar estas alterações — esclarece o especialista.
A retina é uma camada de prolongamento dos nervos dos olhos, nos quais as células receptoras - que percebem a luz e enviam as imagens para o cérebro - ficam alojadas.
— Ao serem lesionados, os vasos sanguíneos da retina podem vazar fluído ou sangue, causando distorções ou borrar as imagens que chegam ao cérebro. O diabetes também pode fazer com que haja um crescimento excessivo dos vasos em um momento mais avançado da doença — aponta o médico.
Os sintomas da retinopatia diabética variam conforme o estágio da doença, mas os principais são visão borrada, flashes, moscas volantes e perda repentina da visão.
— A oftalmologia, numa visão muito especializada sem levar em conta que o olho faz parte de um todo, oferece ao paciente a aplicação de raio laser, que melhora temporariamente a evolução da doença, sendo que, como se trata de uma energia, ao atravessar o cristalino precipita as proteínas do mesmo e acelera a evolução da catarata — alerta.
Segundo Tamburini, é possível reverter às lesões nos olhos e em toda microcirculação dos órgãos sem o uso do raio laser.

Doenças que comprometem a visão

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
CATARATA
A pupila fica esbranquiçada devido à perda de transparência do cristalino (a lente do nosso globo ocular) o que causa embaçamento da visão, sensibilidade à luz  e fraca visão noturna.
Atinge pessoas com mais de 50 anos mas pode ser encontrada em crianças.
DEGENERAÇÃO DA MÁCULA
Afeta a parte central da retina.
A visão fica distorcida, com uma mancha escura no centro.
Frequente acima dos sessenta anos.
GLAUCOMA
Causado pelo aumento da pressão dentro dos olhos.
Lesa o nervo ótico.
É indolor e diminui a visão lateral.
Frequente acima dos quarenta anos, mas pode ocorrer na infância.
RETINOPATIA DIABÉTICA
Causada pelo diabetes, lesa os vasos sanguíneos da retina, deixando a visão turva.
O exame que a detecta é o de fundo de olho.

— Com a evolução da medicina ortomolecular e seus poderosos antioxidantes, utilizados sob forma de manipulação ou mesmo na forma intravenosa, podemos resolver o problema. Mas isso só é possível na fase não proliferativa do diabetes. Em fases mais adiantadas também podem ocorrer melhoras, porém em menores proporções — afirma.
Além de não prejudicar os olhos, a medicina ortomolecular ainda traz muitas vantagens em relação ao laser. Ela melhora todo o sistema vascular, estabiliza a doença, não desenvolve precocemente a catarata e não lesa as células sadias.
— Nós recomendamos a medicação venosa e os anti-angiogênico por via oral para complementar o tratamento e aumentar a ação benéfica das substâncias utilizadas — acrescenta.

ORIENTAÇÃO DO DR PAULO CASALI
Dr.Paulo Henrique B. Casali - CRM 11772(Cardiologia e Clínica médica / Medicina Interna )


Av Nonoai, 288
Bairro: Nonoai
Porto Alegre - RS - CEP 91720000
Tel.: (51) 3249-2812
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 8:30 às 19:30 (com hora marcada)



A prevenção é sempre melhor ,menos dolorosa ,e mais barata ! Quem já é diabético ,deve manter seu acompanhamento médico, conforme indicação do mesmo , e quem não o é ,só com um simples "check up " poderá saber sobre sua saúde ! Se há casos na familia , as chances aumentam . Todos os problemas do diabete ,quando, precocemente descobertos e tratados, tem mínima chance de ser grave e/ou ,deixar sequelas . Mas se houver desleixo do paciente , as complicações virão ,e o sofimento será grande . As doênças dos olhos ,no diabético(oftalmopatia), devem merecer acompanhamento especializado com o oftalmologista . Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA