RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quarta-feira, 31 de agosto de 2011



Uma colaboração de:Fernando Chava

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social



Parceria entre Governo do Estado e INSS garante emprego a pessoas com deficiência


Adolescentes da Fase trabalharão em quiosques da Previdência - Foto: ACS/INSS30/08/2011
Uma nova perspectiva profissional para 30 pessoas com deficiência auditiva dará o pontapé inicial da parceria que o governo do Estado assina nesta quarta-feira (31) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para empregar pessoas inseridas no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). O presidente do INSS, Mauro Hauschild, estará em Porto Alegre para assinar o documento, em ato que ocorre a partir das 10h no Palácio Piratini.

Na primeira fase do projeto, a SJDH selecionará, através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com  Altas Habilidades no Rio Grande do Sul – FADERS, 30 servidores para trabalhar com a digitalização de documentos no Centro de Documentação (CedocPrev) do órgão federal em Porto Alegre. Serão contratados um supervisor, 14 preparadores de documentos (para limpeza e recuperação de papéis) e 15 digitalizadores. Eles devem começar a atuar já no próximo mês, quando as entidades de surdos celebram o Setembro Azul – período dedicado à luta pelos direitos humanos, linguísticos e culturais da comunidade surda.

“Essa iniciativa busca efetivar os direitos através da promoção de oportunidades, dentro da visão estratégica que buscamos implementar através do POD”, explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Outros públicos atendidos pela SJDH que serão beneficiados a partir da parceria com o INSS são os adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) – que trabalharão em quiosques da Previdência no centro e no bairro Restinga, em Porto Alegre – e os idosos, através da ampliação dos seminários que a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) realiza em todo o Estado.

De acordo com a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, a iniciativa deve ser exemplo para outros Estados: “Essa parceria com o INSS é pioneira no Brasil, servindo como piloto para ser implementada em outros Estados no futuro. Com o tempo, vamos ampliar o número de vagas no Rio Grande do Sul”. Diversas entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência, como a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, estarão presentes no ato desta quarta-feira.


Fonte: SJDH




Deficiente conquista vaga depois de faculdade com intérprete


Foto de Lindolfo29/08/2011
Por Marina Pita - São Paulo

Lindolfo Soares de Azevedo, 28 anos, tem deficiência auditiva e conseguiu seu primeiro emprego em outubro de 2009. A chave para sua inclusão no mercado de trabalho, em sua opinião, foi a formação em design de interface por meio de curso superior no qual investiu quatro anos. Com um currículo de peso, conseguiu a atenção do Grupo TBA, da área de tecnologia da informação, e hoje tem renda própria e independência financeira.

Para ele, o fato de a faculdade na qual estava matriculado ter contratado um intérprete capacitado em libras, conhecida como língua dos sinais, foi decisivo para o sucesso de sua empreitada. O que muitos não sabem, porém, e ele faz questão de frisar é que as instituições de ensino têm obrigação de oferecer as condições adequadas para que os alunos com deficiência possam estudar.

O decreto 3.298/99, que regulamenta a lei nº 7.853/89, instituiu a "Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência", determinando no seu artigo 27 que "as instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência".

Hoje, Azevedo desenvolve layouts para a diretoria de recursos humanos do Grupo TBA. Está contente em poder trabalhar na área de sua formação e vem enfrentando com determinação as dificuldades de comunicação na rotina. "Mesmo eu compreendendo parte do que as pessoas falam, é fundamental que eles se comuniquem de forma mais clara e nem todos o fazem", aponta.

Outro desafio para o profissional é a compreensão dos e-mails. A construção de textos e a leitura são difíceis para grande parte dos surdos, já que muitos não foram alfabetizados adequadamente e tampouco aprenderam o português verbal. Para contornar esta situação, Azevedo conta com a ajuda de alguns colegas.

Atualmente empregado, ele é um dos defensores da lei de cotas. "Um portador de necessidades especiais precisa investir muito em saúde e aparelhos. Por isso é importante podermos trabalhar. Além disso, é muito importante para termos mais oportunidades, mais convívio social entre todos da empresa".


Fonte: Terra

Prefeitura de Porto AlegreEu Curto, Eu Cuido



Secretaria atualiza profissionais em vacina e raiva humana

31/08/2011 08:39:46

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza hoje, 31, e nos dias 1º e 2 de setembro, o Curso de Atualização em Sala de Vacina para os profissionais da rede básica de saúde de Porto Alegre. O treinamento será no Hotel Continental, localizado no Largo Vespasiano Julio Veppo, 77. Serão abordados temas como: Programa Nacional de Imunizações (PNI), Calendário Vacinal da criança, adolescente, adulto e idoso, Raiva - Profilaxia Pré e Pós Exposição e Fluxos do Atendimento Antirrábico, Técnicas de Administração, Registros e Rede de Frio.O curso visa à participação de 160 profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para isto, foram disponibilizadas 80 vagas para o turno da manhã e 80 para o turno da tarde.
No dia 31 de agosto pela manhã, ocorre também no mesmo local o Curso de Atualização em Profilaxia da Raiva Humana para 50 profissionais médicos. O objetivo é revisar assuntos relacionados à Raiva - Profilaxia Pré e Pós Exposição e Fluxos do Atendimento Antirrábico.

/curso /vacina
Prefeitura de Porto AlegreEu Curto, Eu Cuido



Campanha de prevenção à Aids será lançada em escola municipal

31/08/2011 08:42:38

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Escola São Pedro fica na região que tem a maior incidência de Aids na Capital
Escola São Pedro fica na região que tem a maior incidência de Aids na Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança oficialmente hoje, 31, mais uma campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com o slogan “Quem não usa camisinha na hora, fica com a dúvida depois. Use camisinha sempre!”. A partir das 9h30, será distribuído material informativo na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro (Beco da Taquara, s/nº, bairro Lomba do Pinheiro), escolhida para o evento por estar localizada na região que concentra a maior incidência de Aids em Porto Alegre. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, participa da abertura da atividade.

Dirigida principalmente aos jovens, a campanha já vem sendo veiculada desde 15 de agosto nos meios de comunicação. O lançamento oficial estava marcado para o último dia 19, no Largo Glênio Peres, mas foi transferido por causa do mau tempo naquela data. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ).   

Para chamar a atenção sobre a importância do uso de camisinha, estão sendo utilizados cartazes, folderes, chamadas nos canais internos de comunicação dos ônibus e na MTV. “É preciso que os jovens estejam conscientes de que estão, sim, sujeitos à Aids e de que não podem se expor, acreditando naquela falsa sensação de que as coisas indesejáveis só poderão acontecer com os outros, não com a gente”, observa o secretário Casartelli. 

O número de casos de Aids entre jovens tem crescido no Brasil, segundo dados do Boletim do Departamento Nacional DST/Aids e Hepatites Virais, editado em 2010 pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, ocorre a mesma tendência. Em Porto Alegre, os jovens entre 13 e 24 anos representam 11% dos casos notificados, sendo que 53% dos atingidos são homens e 47%, mulheres.


/saude



30-08-2011 12:50
Côte d'Ivoire
Angola recebe proposta de acções para responder desafios da poliomielite 

Angop
Delegação de Angola presente no evento
Delegação de Angola presente no evento

Yamoussoukro (Do enviado especial) - Angola, Chade e RDCongo foram propostos pela OMS/AFRO para a total e oportuna implementação dos seus planos de emergência recentemente elaborados para interromper a transmissão do poliovirus selvagem até final de 2011.
 
 
 
A proposta surge pelo facto destes países falharem a etapa II sobre a circulação do poliovirus, validada quando tiverem passado, pelo menos, 12 meses sem casos de poliomielite relacionado com o vírus anteriormente.
 
 
 
A OMS aconselha a promoção da vigilância das paralisias flácidas agudas a nível subnacional, de modo a atingir e a manter os padrões de certificação e quaisquer surtos deverão ser investigados no prazo de 72 horas e atacados de forma apropriada no prazo de quatro semanas a partir da confirmação.
 
 
 
Os países deverão ainda melhorar a qualidade das actividades de vacinação suplementar e de monitorização independente de todas as acções e utilizando dados para orientar, se necessário, e o reforço vacinal imediato.
 
 
 
Deverão igualmente mobilizar e afectar mais recursos nos orçamentos nacionais para reforçar a vacinação de rotina, com a finalidade de atingir, pelo menos, 80 porcento da cobertura pela vacinação a nível subnacional, assim como incentivar a colaboração com países vizinhos, ao longo e através das fronteiras.
 
 
 
Neste âmbito, Angola tem promovido jornadas de vacinação sincronizadas com os vizinhos do Congo Democrático, Brazzaville e Namíbia, ao longo das fronteiras.
 
 
 
De 1 de Janeiro a 22 de Julho de 2011, Angola, Chade e RDCongo notificaram 144 casos, 81 porcento dos casos notificados na região.


31-08-2011 12:55
Cunene
Vacinação contra pólio pode atingir mais de 100 mil crianças 

Ondjiva - Cento e 58 mil e 844 petizes menores de cinco anos serão vacinadas nos seis municípios da província do Cunene, durante a terceira fase da campanha de intervenção integrada denominada “Viva a vida com Saúde”, a decorrer de 9 a 22 de Setembro, em todo país.


A informação foi avançada hoje à Angop, pela supervisora para promoção de saúde na região, Ângela Ndanhanhala, referindo que a acção enquadra-se no programa de implementação do plano estratégico para redução da mortalidade materna infantil em Angola, levada à cabo pelo ministério de tutela.


Disse pretenderem expandir a cobertura de intervenção em prol da saúde da mulher e criança.


Fez saber que, a par da vacinação contra a pólio, 135 mil e 17 crianças receberão uma dose suplementar de vacina contra o sarampo, 142 mil e 960serão administradas a vitamina A e 127 mil 075 albendazol.


Referiu que para o êxito da campanha, a direcção mobilizou 636 cidadãos, entre vacinadores, assessores, coordenadores e supervisores, que irão trabalhar em duas fases.


A primeira trabalhará de na zona urbana, de 9 a 13 de Setembro, e a segunda no meio rural, de 16 a 22 do mesmo mês.


Sublinhou que para garantir o sucesso da campanha, conta igualmente com o envolvimento das direcções da educação, assistência e reinserção social, família e promoção da mulher, organização da mulher angolana, forças armadas, órgãos do Ministério do Interior, Igrejas e autoridades tradicionais, entre outras organizações não governamentais.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

MAIS UMA DOS PARLAMENTARES BRASILEIROS:


ESTAO SE ARTICULANDO PARA MAIS UM IMPOSTO , COM A INTENÇÃO DE AJUDAR A SAUDE.
QUANTA MENTIRA , QUANDO DA CPMF QUE ERA TODA PARA A SAUDE FOI SENDO DESVIADA PARA OUTRAS VONTADES DOS CORRUPTOS DO GOVERNO FEDERAL.
O BRASILEIRO PAGA A MAIOR QUANTIDADE DE IMPOSTOS DO MUNDO,SERÁ QUE NÃO PODEMOS MUDAR ESTA FACILIDADE DE FABRICAR IMPOSTOS PARA O SOFRIDO POVO .?


MORALIZAÇÃO, ÉTICA E RESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO É O QUE DESEJA O BRASIL DE FIEIS BRASILEIROS.


Chegou a hora de gritar nas ruas

Só protestar pela internet não adianta, repetem diariamente numerosos comentaristas. O que podemos fazer na prática?, perguntam outros tantos. Justificadamente inquietos com a roubalheira impune, que vai atingindo dimensões medonhas, os brasileiros honestos entendem que é preciso mostrar nas ruas que também a indignação do país que presta chegou a altitudes sem precedentes.
Pois chegou a hora da ação. Como informa a reportagem na seção Feira Livremanifestações de de rua contra os corruptos providos de licença federal para roubar serão realizadas em várias capitais no Dia da Independência. Em 20 de setembro, um ato de protesto na Cinelância pretende acordar o Brasil para a urgência do combate em defesa dos pagadores de impostos. Quem já não suporta a ladroagem tem o dever de comparecer. Quem acha que a lei vale para todos não pode perder o bonde da História.
Os brasileiros precisam aprender que o destino de qualquer nação é desenhado pela vontade de seus filhos. E vontade se manifesta nas ruas. Assim começam os grandes movimentos populares. Assim começou a campanha pela volta das eleições diretas para a Presidência da República. Assim deve começar o movimento pelo fim do assalto sem castigo ao dinheiro do povo.
VEREADORES DE PORTO ALEGRE, TODOS SÃO VAGABUNDOS  QUE USAM O CARGO PARA ENRIQUECIMENTO PROPRIO E NÃO ESTÃO DANDO A MINIMA PARA O POVO DA CAPITAL.
FILAS CADA VEZ MAIORES NO SUS, MÉDICOS SEM VONTADE PARA ATENDER BEM JA QUE ESTES RECEBEM UMA MISÉRIA DE SALÁRIO. 
OS VEREADORES DEVERIAM ESTAR ATRAS DAS GRADES POIS, ESTÃO TIRANDO ATENDIMENTO DO POVO COM ESTE AUMENTO PARA SEUS SALÁRIOS.
OU O POVO TOMA AS REDEAS NOVAMENTE DA SITUAÇÃO DESTITUINDO ESTES VAGABUNDOS ATRAVÉS DE ATOS PÚBLICOS E CULMINANDO COM UMA AMPLA E GERAL TROCA DENTRO DA CASA GAUCHA .
CHEGA DO POVO SOFRER, CHEGA DE ROUBOS, CHEGA DE ACREDITARMOS QUE VÃO MELHORAR NOSSA SITUAÇÃO, CHEGA DO POVO SER SEMPRE O PREJUDICADO.
CARAS PINTADAS NA RUA , NOVAMENTE PELA MORALIZAÇÃO NACIONAL.
NÓS TEMOS A FORÇA, NÓS OS COLOCAMOS LÁ E PODEMOS TIRAR A HORA QUE QUISERMOS , ELES NÃO SÃO OS DONOS DO CARGO, NÓS SOMOS SEUS PATRÕES.
SE SOMOS GAUCHOS DE TRADIÇÃO NÃO DEVEMOS ACEITAR MAIS ESTE AFRONTO  PARA A SOCIEDADE GAUCHA.
http://www.spm.rs.gov.br/upload/HD_20110613204353_cod729.jpg

Mesa Diretora aprova salário de R$ 14,8 mil para vereadores
Roberta Mello, especial para o JC
A Mesa Diretora e líderes partidários da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre aprovaram o reajuste de 74% nos subsídios dos parlamentares em reunião no início da tarde desta segunda-feira (29). A bancada do P-Sol foi a única que votou contra o aumento.

Deste valor, serão descontados os 20,72% de reposição da inflação entre 2007 e 2011 que já haviam sido pagos em fevereiro de 2011. Com o reajuste definido hoje, o salário de um vereador passa dos atuais R$ 10.335,00 para R$ 14.837,00.

Conforme nota da Câmara, o aumento está previsto em lei aprovada em 2008. Conforme a legislação, sempre que houver aumento nos subsídios dos deputados estaduais, a Câmara Municipal também poderá elevar os salários dos vereadores, respeitando o limite de 70% da remuneração de um deputado estadual (R$ 20.042,00



sexta-feira, 26 de agosto de 2011



É na primavera que a maioria das árvores e plantas florescem. Pássaros voltam de sua migração e muitos têm seus filhotes.



Por essas razões a primavera é sinônimo de vida, luz e renovação.

No Brasil, apesar de ser um país tropical, não temos diferenças tão marcantes entre as estações do ano. Entretanto, não há como não notar a diferença no amanhecer dos dias de primavera. O sol nasce mais cedo, os dias amanhecem mais quentes, fazendo com que nos sintamos mais dispostos pela manhã.

E é justamente na primavera que vivemos e aguardamos ansiosamente uma fase do ano marcada por muitos momentos felizes: a época natalina, a formatura na escola e faculdade, o início do período das férias e a conclusão de mais um ano com muitas conquistas e realizações.

Devido a esses momentos felizes, fazemos planos, traçamos projetos para o próximo ano. Isso mostra que estamos “banhados”, por assim dizer, de uma nova vida, inspirados pela primavera.

Então aproveite esta época para sonhar, idealizar e planejar. Não importa qual seja o seu objetivo, inspire-se, sonhe e acredite, pois tudo pode se realizar se for feito de uma forma honesta.

Deixe que, dentro de sua mente e seu coração, floresçam os mais belos sonhos de realização. Abra as janelas da mente, deixe o ar entrar, areje sua mente com o ar fresco da primavera - de uma nova vida, de novos ideais e de novos projetos.

E se um lindo casal de pássaros pousar no quintal de sua casa, sorria e seja feliz. Eles farão ali um lindo ninho de afeto, que transbordará em algumas novas e frágeis vidas, lembrando-o que, todo lindo e grandioso sonho, também nasce de uma nova e, aparentemente, frágil idéia.






PERDER PESO SEM PERDER SAÚDE


A correria do dia-a-dia muitas vezes nos leva a optar por alimentos de preparo rápido, chamados fastfoods. Geralmente são preparados a base de frituras, com bastante gordura saturada e muito colesterol. Mesmo que tenhamos a boa intenção de alimentar-se corretamente pedindo algo que venha com uma saladinha junto, como um x-salada, por exemplo. Ou, optar por carne de frango em vez de carne vermelha. Até mesmo opções vegetarianas. Os alimentos de preparo rápido não têm todos os nutrientes, vitaminas e minerais que precisamos para manter-nos saudáveis. Pior que isso, têm poucos nutrientes e muita gordura por porção. Ou seja: além de não estar adquirindo vitaminas e minerais, está consumindo gordura em excesso, contribuindo para a obesidade e outros problemas de saúde.

Dizer que a solução é comer em casa, em restaurantes e fazer corretamente a refeição, sem exageros e de maneira nutricionalmente correta, embora correto, é uma utopia. Em média, cerca de 10% dos brasileiros conseguem esta vitória. Mas, os outros 90% que não têm tempo de cuidar-se corretamente, acaba sofrendo com as conseqüências dos alimentos pobres em vitaminas e minerais.

A suplementação destas vitaminas e minerais deve ser feita com acompanhamento de profissionais, e tem se mostrado uma ótima opção para aqueles que não têm tempo de preparar uma refeição com todos os vegetais, saladas e outros alimentos saudáveis.

Em algumas dietas, pessoas que procuram diminuir o consumo de gordura nos alimentos, acaba ingerindo apenas as vitaminas e minerais dos suplementos e alimentando-se de maneira a aproveitar apenas a gordura e carboidratos necessários para o dia. Esses casos são aqueles que, mesmo as gorduras encontradas em alimentos saudáveis (que são bem menos gordurosos que os fastfoods), ainda sim são excessivas para seu organismo que apresenta urgência em emagrecimento.

Desta forma, essas pessoas que passam por dietas com suplementações conseguem diminuir seu peso, eliminando a quantidade de alimentos sem eliminar vitaminas e minerais.

Não podemos esquecer que, mesmo alimentos saudáveis e com pouca gordura, em excesso, podem acumular gordura em nosso corpo também. Pro isso a importância de um acompanhamento profissional que nos permita saber os excessos e necessidades de nosso organismo. Cada indivíduo tem seus limites fisiológicos particulares, e apenas um médico ou nutricionista pode dizer quais são.

Na hora de escolher um suplementos, prefira sempre os naturais. Suplementos naturais, geralmente, são alimentos encontrados na natureza, sem intervenção laboratorial ou industrial, que contém uma concentração maior de vitaminas ou minerais por porção. Ou seja, são alimentos normais, com mais vitaminas que outros alimentos que consumimos cotidianamente. Como exemplo tempo o levedo de cerveja, óleo de linhaça, lecitina de soja, dolomita, spirulina, clorela, óleo de prímula e muitos outros.

Desta forma, perder peso sem perder saúde fica fácil.

Exercícios físicos, dieta e suplementos naturais são a combinação perfeita para este verão.

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA