RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Primeira escola inclusiva do Amapá será entregue pela PMM aos moradores do bairro do Trem

12/08/2013
Totalmente idealizada para garantir total acessibilidade, educandário já é referência na rede pública de ensino.

A Escola Municipal Hildemar Maia, no bairro do Trem, será entregue nesta segunda-feira, 12, totalmente reestruturada e com inovações. Pensando nos alunos com deficiência e mobilidade reduzida, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) fez adaptações e ampliações inéditas que servem de modelo tanto para a rede pública de ensino quanto para a particular, transformando a Hildemar Maia na primeira escola inclusiva do estado do Amapá.

Com hortas, jardim sensorial, rampas de acesso, salas de aula, quadra de esporte adaptada, fachada adequada, placas com identificação em braile e Língua Brasileira de Sinais (Libras), a escola é um marco na gestão do prefeito Clécio Luís, que tem como uma das bandeiras dessa gestão a garantia da acessibilidade em todos os projetos urbanos.

Conforme a secretária Municipal de Educação (Semed), Antonia Andrade, esta será considerada a escola inclusiva piloto, por ser a primeira a receber adaptações e outros sistemas para alunos com deficiência. “Podemos considerar um projeto piloto por ser a primeira escola a receber todas as adaptações e reformas necessárias para alunos com deficiência. A escola dos nossos sonhos está se tornando realidade, pois procuramos inserir, além da inclusão, o bem-estar de todos os alunos da rede, com equipes de profissionais em diversas áreas, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros”, explica.

A secretária finaliza dizendo que a participação de todos é necessária para a concretização do projeto de inclusão. “A construção de uma escola inclusiva de sucesso, só pode ocorrer se existir educação de qualidade, sociedade, família, mentes inclusivas, caso contrário, o que se aprende e se constrói na escola pode ser perdido com facilidade nos demais ambientes de convívio social. Ou seja, a questão democrática é que nos faz caminhar juntos para o desenvolvimento na educação”, finaliza Antonia Andrade.

A Coordenadoria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU) fez visitas técnicas nas sete escolas que foram reformadas desde o início do ano. Em todas foram planejadas pequenas adaptações, como banheiros acessíveis, piso e portas adequadas, com medidas de acordo com as normas técnicas, que facilitam a locomoção de quem tem mobilidade reduzida.

“As unidades já reformadas transformam completamente a vida escolar de quem precisa se locomover com autonomia. A entrega da escola Hildemar Maia, totalmente adaptada, significa muito mais do que apenas ajudar os alunos que vão poder utilizar suas instalações, a unidade escolar, a partir de agora, se torna uma referência que inicia na educação, mostrando para a sociedade os valores que precisamos carregar pela vida”, ressalta a coordenadora Municipal de Acessibilidade, Ariane Luna.

A Escola de Ensino Fundamental Hildemar Maia possui 8 salas de aula e um total de 400 alunos, entre 6 e 14 anos, do 1º ao 9º ano, sendo que 12 com necessidades especiais. As adaptações inclusivas da escola são compromisso da Prefeitura de Macapá com uma melhor educação e políticas básicas de inclusão. A reforma do educandário aconteceu no período das férias do mês de julho, com nova pintura, nova rede elétrica e hidráulica, banheiros reformados, auditório, novo forro, telhado renovado, dentre outras.

A escola está localizada na Av. Cônego Domingos Maltês, nº 52, bairro do Trem.

Por Anselmo Wanzeller e Sônia Sandim

Fonte: Asscom PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA