Xadrez como prática inclusiva é proposta da FADERS
“Desenvolvendo o Xadrez: uma prática inclusiva”
Esse é o nome da oficina proposta pela Faders Acessibilidade e Inclusão, a qual tem como objetivo apresentar os benefícios da prática do xadrez, mas também fortalecer o exercício da cidadania através do acesso ao lazer, cultura e desporto. O presidente da Faders, Roque Bakof, ciente da importância deste instrumento como ferramenta de inclusão e protagonismo, esteve reunido com o servidor da fundação, Adroildo José Martins, também campeão gaúcho e brasileiro de xadrez. Na ocasião, foi firmada a proposta da oficina, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 08 de março, das 09 às 12 horas, no Auditório da Sede da Faders (Rua Duque de Caxias, 418).
De acordo com o presidente Bakof, a atividade iniciará uma grade de programações voltadas ao incentivo do esporte para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades, as quais integram as ações do Núcleo Estadual de Paradesporto. “Queremos desmistificar o xadrez, mostrando que é uma mistura de esporte, arte e ciência, e que está ao alcance de todos”, salienta o presidente da Faders. O Xadrez Adaptado para Deficientes Visuais é uma modalidade enxadrística praticada mundialmente por várias décadas e reconhecida pelo órgão máximo deste esporte, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
A oficina contará com o apoio da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), e será ministrada pelo instrutor Adroildo José Martins. A atividade está aberta também aos familiares das pessoas com deficiência, a qual oportunizará uma reflexão sobre as possibilidades da prática inclusiva por meio do esporte e seu protagonismo. As inscrições são online, acesse aqui.
SAIBA MAIS: Adroildo José Martins, deficiente visual, é funcionário da Faders desde 1995 e pratica Xadrez Adaptado desde 1982. Durante a carreira de enxadrista, Adroildo foi cinco vezes campeão gaúcho, cinco vezes campeão brasileiro com várias classificações entre os primeiros colocados. Diversas competições internacionais também marcaram este período onde se destacam três participações em Olimpíadas Mundiais de Xadrez Adaptado por Equipes promovidas pela IBCA 2, Campeonatos Mundiais Absolutos, Pan-Americanos tendo sido segundo colocado no pan por Equipes ocorrido em 2016 na cidade de Caraguatatuba SP.
Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário