Flag Counter

RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

Prazeres da Vida

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sábado, 21 de maio de 2011

ISOPOR NA BR 101 - NORDESTE - MB! Parabéns a nossa Engenharia Militar!
 


BLOCOS DE EPS (ISOPOR®) SÃO UTILIZADOS NA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR 101 NO NORDESTE
Aplicado na estrutura resolve dificuldades com solos moles e evita deformações na pista.
 Blocos de EPS (Isopor®) foram utilizados em substituição ao solo compactadona duplicação da Rodovia BR 101, na cabeceira da ponte sobre o rio Preto, no estado da Paraíba. Foram usados 7.000 m³ de EPS em blocos com dimensões de 4 metros de comprimento, por 1,25 m de largura e 1 m de altura, fornecidos pela Knauf Isopor, unidade Cabo de Santo Agostinho (PE). Esta é a primeira obra em estradas da região que utiliza o conceito de aterro ultraleve, com aplicação de isopor em solos moles.
Largamente adotada nos Estados Unidos e Europa, a aplicação do EPS em estradas ainda é pouco conhecida no Brasil. O seu uso na estrutura resolve dificuldades com solos moles, substituindo o tradicional aterramento, e serve como base para receber o asfalto, evitando recalques na pista, comuns quando utilizado a terra neste tipo de solo.
Cabeceira da Ponte do Rio Preto (PB) – preparação de terreno para receber blocos de EPS Isopor®
De acordo com João Marcelo Bortoloto, Gerente Comercial da Knauf Isopor, empresa dona da marca registrada Isopor®, e fornecedora deste Isopor® paraobra, um dos principais problemas na construção de rodovias é o chamado solo compressível localizado próximo aos leitos dos rios, que são camadas de aterros onde a presença de material orgânico é predominante. “Para resolver as dificuldades com a baixa resistência nestas áreas são aplicados blocos de EPS”, explica o profissional.
Primeira camada – assentamento de blocos no solo.
Neste trecho da BR 101, os blocos de EPS foram colocados na cabeceira da ponte em 5 camadas de 90 metros de extensão, em área de 1.430 m². Foram utilizados 1.400 blocos, cobertos por um filme plástico (PEAD)  protegidos por concreto, sobre o qual se aplicou uma camada menor de aterro tradicional. Após essa etapa, outro pavimento de concreto foi colocado, com cerca de   44  cm concluindo assim toda estrutura.
“O bloco de EPS foi escolhido por ser resistente à compressão, bem mais leve que os outros materiais, proporcionando uma redução na pressão exercida em cima desses solos, e pelo seu baixo custo em comparação com outras tecnologias. Outra qualidade do isopor é ser totalmente reciclável e a sua decomposição levar cerca de 400 anos, o que garante a segurança e a estabilidade ao terreno onde foi aplicado”, ressalta o Gerente Comercial.
Colocação dos blocos feita pelo Exército – 2º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção).
Com 59,4 quilômetros de extensão, a duplicação da BR-101, no chamado "Corredor Nordeste", começa na entrada do município de Lucena, na Paraíba, e se estende até a divisa com o estado de Pernambuco. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT/PB) e do 1ºBatalhão de Engenharia de Construção do Exército.
A elaboração deste projeto e acompanhamento da aplicação do EPS (Isopor®) nesta obra foi da Geoprojetos Engenharia Ltda, empresa de projetos geotécnicos, especializada em projetos e obras para solos moles, responsável também pelo projeto da Vila do Panamericano (RJ), com utilização do EPS.
Nivelamento da primeira camada.
Terceira camada de blocos.
Aplicações dos blocos (quarta camada).

Conclusão da quinta camada de blocos de Isopor e início da aplicação de concreto.
Blocos de Isopor envolvidos por filme de polietileno.
Concreto sobre filme de PEAD e tela metálica.
 image0026.jpgimage0074.jpg
image0088.jpgimage0091.jpg
image0045.jpgimage0033.jpg
image0052.jpgimage0017.jpg

.

Painel Global - Monitoramento da Terra em Tempo Real

Painel Global - Monitoramento da Terra em Tempo Real

sexta-feira, 20 de maio de 2011



Honda fabrica carros que pensam a acessibilidade
honda

A Honda, uma das maiores montadoras de carros do mundo, possui uma filosofia corporativa que valoriza a criatividade, o bem-estar das pessoas e a relação de confiança não só com seus clientes, porém com toda a sociedade em que eles estão inseridos. Por isso, ela busca sempre promover ao máximo o respeito ao ser humano, defendido em todas as suas dimensões.
A Honda se esforça para produzir produtos da mais alta qualidade, preço e justo e criar um ambiente agradável e seguro para todos os seus colaboradores, parceiros e clientes.
Por isso, a Honda é uma das montadoras mais preocupadas no mundo com acessibilidade de seus carros e possui um programa específico voltado para este público, o "Honda Conduz", que desde 1997 visa auxiliar na documentação necessária para a compra de veículos.
O Honda City, por exemplo, foi eleito pela Revista Nacional de Reabilitação como o melhor carro para portadores de deficiência. Segundo especialistas, a indústria automobilística e a própria legislação evoluiram na questão da garantia de direitos aos portadores de necessidades especiais. 


A aquisição de carros, por exemplo, é facilitada através da isenção de impostos. No entanto, ainda parece ser necessário superar várias dificuldades a fim de tornar a vida de qualquer portador de deficiência mais fácil e garantir a eles o seu direito de ir e vir.



O prêmio alcançado pelo Honda City é um reconhecimento do envolvimento da Honda Automóveis com o público portador de deficiência. Desde o início da produção nacional, em 1997, a marca possui o Honda Conduz, programa específico voltado para o portador de necessidades especiais, que visa auxiliá-lo na obtenção da documentação necessária para a compra de veículos.
À época, o programa foi apresentado num momento em que poucas fabricantes de automóveis desenvolviam algo específico para esse público. Sua chegada ganhou rapidamente a confiança do consumidor. fonte: Site honda.com.br

Você sabia que Deficiências Físicas, Mentais e Visuais dão direito à isenção de impostos?
Você pode adquirir um veículo Zero km adaptado às necessidades especiais com desconto de IPI, IOF, ICMS e IPVA, o que pode resultar em até 25% de desconto sobre o valor do veículo, além da isenção do rodízio municipal de São Paulo. Para não condutores, há a isenção de IPI para transporte de pessoas com deficiência mental, física ou visual.
Para oferecer esses recursos, criamos o PODE - Programa de Orientação ao Deficiente, um programa para portadores de deficiência Física, Visual Mental e Autismo. Afinal de contas, acreditados que voltar a dirigir é fundamental para o portador de deficiência física recuperar sua independência.
Honda New CivicHonda New FitHonda City
Quem tem direito
Condutor com deficiência física
Isenção de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal
▪ Como obter a isenção
▪ Documentos necessários
Não condutor com deficiência física e visual
Isenção de IPI e rodízio municipal
▪ Como obter a isenção
▪ Documentos necessários
Não condutor com deficiência mental e autismo
Isenção de IPI e rodízio municipal
▪ Como obter a isenção
▪ Documentos necessários

UTILIDADE PUBLICA, PRIORIDADE 




1º RECADO DAS  POLÍCIAS CIVIL E  MILITAR



CUIDADO em LANCHONETES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos.


Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia, portanto,vamos acabar com isso.....
Veja: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado!Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade. 
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos. 
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190  E  197 DA POLÍCIA CIVIL'

2º RECADO

NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS 
Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.
Você não faz sempre assim?
Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.
Então, naturalmente, chateado porque colocaram um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão.
Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua carteira, documentos e o que mais houver lá.
Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro.

Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.
REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!! 
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende. 
Boa prevenção, e fique atento! 

Aparelho identifica cores e dinheiro para deficientes visuais


20/05/2011
Independência e autoestima

Já está disponível no mercado brasileiro o identificador de cores e notas de dinheiro para deficientes visuais.

O aparelho, chamado Auire Prisma, é o primeiro com tecnologia nacional e foi desenvolvido pelos engenheiros de computação Nathalia Sautchuk Patricio e Fernando de Oliveira Gil, ambos da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O Auire Prisma aumenta a independência e autoestima de pessoas com baixa visão ou completamente cegas.

Idealizado no Projeto Poli Cidadã para atender setores de baixa renda, o aparelho portátil possui um sistema de funcionamento simples e é capaz de "verbalizar" instantaneamente a cor de um objeto, por intermédio de um alto-falante.

Realmente em português

A versão final do Auire Prisma levou cinco anos para ser concluída. Diferentemente do protótipo anterior, que precisava ser conectado a um computador, o aparelho agora disponível é autônomo, móvel e possui uma baixa incidência de erros.

Com um tamanho próximo a um celular, o aparelho tem apenas dois botões: um para definir cores e sua intensidade (intensa/pálida ou claro/escuro), e outro para identificar as notas de dinheiro. "Antes do Auire Prisma só existiam no Brasil identificadores de cores importados. Além de caros, eles não 'diziam' as cores em português", aponta Nathalia.

Os importados também não identificam notas de Real. "Alguns aparelhos identificavam notas de Dólar, que são todas da mesma cor. Isso tornava o sistema incapaz de identificar notas de Real", afirma a engenheira.

LED e sensores ópticos

O aparelho desenvolvido na Poli depende essencialmente de um LED (pequena lâmpada) e três sensores ópticos.

O LED é responsável por incidir sobre a superfície do objeto um flash de luz, que naturalmente reflete de volta para o aparelho e chega até os três sensores ópticos.

Cada sensor é responsável por identificar uma das três cores básicas: vermelho, verde e azul (um sensor para cada cor).

Após a medir a frequência de cada cor, o Auire Prisma "fala" a coloração do objeto e define sua intensidade. O aparelho é alimentado por duas pilhas alcalinas.

Site Benfeitoria

O aparelho pode ser comprado no site Benfeitoria, a primeira plataforma colaborativa do Brasil e tem o objetivo de apoiar, divulgar e organizar doações para fomentar projetos sociais.

Nessa plataforma, a pessoa pode tanto dar uma quantia qualquer em dinheiro para ajudar na doação do Auire Prisma para algum deficiente visual de baixa renda, quanto também fazer a compra do dispositivo.

Para aqueles que desejarem comprar para si ou para outro, deve-se escolher a opção de R$ 430,00, que inclui o Auire Prisma e frete para qualquer lugar do País.

Para qualquer outra quantia, o doador receberá uma recompensa por sua ação. A campanha do site em relação ao Auire Prisma visa vender 150 aparelhos praticamente a preços de custo.

Todos os recursos empregados no desenvolvimento do aparelho foram provenientes de doações e dos próprios pesquisadores.

O endereço para aquisição ou doação é www.benfeitoria.com.


Fonte: Diário da Saúde

Auire Prisma - Benfeitoria from Fernando De Oliveira Gil on Vimeo.

Paulo Paim destaca debate com deficientes auditivos
Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a presença de surdos de todo o pais em audiência pública na Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência. Eles aproveitaram o debate para reivindicar o direito de optar entre a educação regular e a educação especializada.

Paulo Paim explicou que os deficientes auditivos questionam a posição do Ministério da Educação, segundo a qual eles devem estar matriculados em escolas da rede regular de ensino.

Na avaliação do senador, a educação inclusiva é extremamente desejável e recomendável, mas isso não pode ferir o princípio da liberdade de escolha, tendo em vista que entre os surdos existem aqueles que preferem freqüentar a escola regular e outros que defendem o direito de estar na escola especializada.

- Todos devem estar na escola regular, mas querem ter o direito de optar pela regular ou pela especializada. É uma posição que eu endosso, já está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência- afirmou o senador, que é o autor da proposta (PLS 6/03).

Paulo Paim disse ainda que essa principal reivindicação dos surdos favorece uma reflexão profunda sobre a educação que está sendo proposta aos deficientes auditivos.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
QUANDO SONHAMOS, ESTAMOS VIVENDO, QUANDO ESTAMOS VIVENDO ESTAMOS SONHANDO, QUANDO NÃO ESTAMOS NADA, ESTAMOS SIMPLISMENTE VIVENDO .
NADA É IMPOSSÍVEL , NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS E A SUA VONTADE DE CONTINUAR VIVENDO.
PODEMOS TER PROBLEMAS FISICOS, MAS SOMOS CAPAZES DA SUPERAÇÃO.
ACREDITE VOCÊ PODE CONTINUAR A VIVER FELIZ.




Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)



Definido esquema de trânsito para a Maratona Internacional de Porto Alegre

19/05/2011

Mais de 4 mil atletas vão participar da competição que ocorre no domingo


A 28ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que ocorre no próximo domingo, 22 de maio, vai provocar alterações no trânsito da Capital. A novidade da competição é o local da largada que, pela primeira vez, será da avenida Diário de Notícias, próximo ao Barra Shopping. O evento, que inclui também a rústica e o revezamento, terá a participação de 4,5 mil competidores.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibilizará 550 agentes e funcionários para monitorar o trânsito e atender à população. Serão bloqueadas para o tráfego 227 cruzamentos e desviadas 205 linhas de transporte coletivo. Será permitido o acesso às vias interrompidas somente aos moradores, quando não estiver ocorrendo a passagem dos atletas. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destaca o planejamento de três meses para que tudo ocorra bem. “A maratona representa uma festa para a cidade, esperamos que a população participe da programação e colabore com a necessidade de alterações no trânsito e transporte que acontecerão na parte da manhã”.

O acesso de moradores às áreas bloqueadas do percurso ficará sob coordenação dos agentes da EPTC. Os pontos de táxi ao longo do circuito bloqueado ficarão desativados durante a realização do evento.

Veja os itinerários das competições

Maratona

Largada – Às 7h para as mulheres, às 7h10min para cadeirante e portadores de necessidades especiais, às 7h15min para os homens. Tem 42 km de extensão.
Itinerário – Da avenida Diário de Notícias (próximo do estacionamento Barra Shopping), avenida Padre Cacique (Bairro-Centro), retorno próximo ao Museu Iberê Camargo, avenida Padre Cacique (Centro-Bairro), avenida Diário de Noticias (Centro-Bairro), avenida Guaíba, avenida Copacabana, rua Sargento Nicolau de Farias, avenida Wenceslau Escobar (Centro-Bairro), avenida Diário de Noticias, avenida Padre Cacique, avenida Edvaldo Pereira Paiva, avenida Ipiranga (Bairro-Centro), Praia de Belas (Centro-Bairro), avenida Aureliano de Figueiredo Pinto (faixa exclusiva), rua João Alfredo (Centro-Bairro), avenida Loureiro da Silva (Centro-Bairro), João Goulart (Centro-Bairro), avenida Mauá (Centro-Bairro), rua Cel. Vicente, avenida Julio de Castilhos (Centro-Bairro), avenida Borges de Medeiros, avenida Siqueira Campos (Bairro-Centro), avenida João Goulart (Bairro-Centro), avenida Loureiro da Silva (Bairro-Centro), rua Sarmento Leite (Centro-Bairro), rua Irmão José Otão (Bairro-Centro), rua Vasco da Gama (Bairro-Centro), rua Mariante (Nort e-Sul), avenida Goethe (Norte-Sul) até a rua Mostardeiro, retorno pela avenida Goethe (Sul-Norte), rua Mariante (Sul-Norte), avenida Silva Só (Sul-Norte), avenida Ipiranga (Bairro-Centro) até rua Euclides da Cunha, avenida Ipiranga (Centro-Bairro), avenida Silva Só (Sul-Norte), avenida Princesa Isabel (Sul-Norte), avenida Azenha (Bairro-Centro), avenida Érico Veríssimo (faixa exclusiva Bairro-Centro), rua Botafogo (Leste-Oeste), av. Praia de Belas (Centro-Bairro), avenida Ipiranga (Centro-Bairro), avenida Edvaldo Pereira Paiva, avenida Padre Cacique, avenida Diário de Noticias finalizando no Barra Shopping.

Revezamento

Largada – A Maratona de Revezamento para Equipes de dois, quatro e oito atletas, com 42km, terá largada às 8h30min.
Itinerário – Da avenida Diário de Notícias/Barra Shopping (sentido Bairro-Centro), avenida Wenceslau Escobar (sentido Centro-Bairro), rua Sargento Nicolau de Farias, rua Copacabana, av. Guaíba (sentido Centro-Bairro), av.Diário de Noticias (Centro-Bairro), avenida Padre Cacique com Chuí e retorno pela avenida Diário de Notícias.

Rústica
Largada – Com 10km, terá saída às 8h30min.
Itinerário – Da avenida Diário de Notícias/Barra Shopping (sentido Bairro-Centro), avenida Wenceslau Escobar (sentido Centro-Bairro), rua Sargento Nicolau de Farias, rua Copacabana, avenida Guaíba (sentido Centro-Bairro), av.Diário de Noticias (Centro-Bairro), avenida Padre Cacique com Chuí e retorno pela avenida Diário de Notícias.

As informações são da Prefeitura de Porto Alegre


Fonte: Correio do Povo


Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)



Tarifa reduzida para mensagem de texto usada por pessoa com deficiência será debatida

19/05/2011
Planos de celular específicos para que pessoas com deficiência auditiva ou de fala possam enviar mensagens de texto com custo menor é o tema do projeto (PLS 238/08) que será debatido em audiência pública pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

A realização do debate foi aprovada nesta quarta-feira (18), no momento em que o relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), começava a ler seu voto concluindo pela aprovação da matéria. Antes, porém, o parlamentar anunciou aos colegas de comissão a intenção de Valdir Raupp (PMDB-RO) de pedir vistaPedido de vista é a solicitação feita pelo senador para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. Quem concede vista é o presidente da comissão onde a matéria está sendo examinada, por prazo improrrogável de até cinco dias. Caso a matéria tramite em regime de urgência, a vista concedida é de 24 horas, mas pode ser somente de meia hora se o projeto examinado envolve perigo para a segurança nacional. da proposta.

- Eu concordei com o entendimento para continuar dialogando sobre o assunto - afirmou Paim.

Raupp se justificou, afirmando que o projeto é "altamente meritório e digno de elogios, mas que é preciso aperfeiçoá-lo um pouco mais". Com a aprovação da audiência, sugerida pelo presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), Raupp retirou o pedido de vistas e a votação da matéria foi adiada até a realização do debate.

Projeto
O projeto, de autoria do ex-senador Flávio Arns, acrescenta dispositivo ao artigo 3º da Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.742/97) para garantir que "o usuário do serviço de telecomunicação com deficiência auditiva ou da fala, sem prejuízo dos demais direitos estabelecidos neste artigo, tem direito a plano com tarifas reduzidas para serviços de mensagem de texto, nas diversas modalidades de pagamento".

Segundo justifica o autor da proposta, ao longo dos anos, o Brasil observa o gradual aumento da participação das pessoas com deficiência nas atividades sociais e setores produtivos. Isso, conforme explica, tem sido possível pela maior oferta de recursos tecnológicos capazes de reduzir as limitações dessas pessoas. Arns menciona, em particular, a evolução da telefonia celular, que permitiu ao portador de deficiência auditiva ou de fala comunicar-se com desenvoltura, especialmente por mensagens de texto.

Para Arns, no entanto, para que esse serviço seja efetivamente acessível ao segmento mais pobre da população brasileira, "é fundamental que existam planos específicos, de baixo custo, para a utilização exclusiva de mensagens de texto".

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Legislativa (CDH). Ao justificar seu voto favorável à aprovação da matéria na CCT,Paim assinala que a integração das pessoas com deficiência constitui "imensa dívida social que o país vem conseguindo alcançar gradativamente".

Paim lembra, no entanto, que o benefício proposto pelo projeto já está previsto na legislação de acessibilidade, mas "tal norma não é cumprida pelas operadoras, o que justifica o tratamento da questão por via legislativa, em norma de maior poder coercitivo".
Fonte: Expresso MT



Planos de celular específicos para que pessoas com deficiência auditiva ou de fala possam enviar mensagens de texto com custo menor é o tema do projeto (PLS 238/08) que será debatido em audiência pública pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A realização do debate foi aprovada nesta quarta-feira (18), no momento em que o relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), começava a ler seu voto concluindo pela aprovação da matéria. Antes, porém, o parlamentar anunciou aos colegas de comissão a intenção de Valdir Raupp (PMDB-RO) de pedir vistaPedido de vista é a solicitação feita pelo senador para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. Quem concede vista é o presidente da comissão onde a matéria está sendo examinada, por prazo improrrogável de até cinco dias. Caso a matéria tramite em regime de urgência, a vista concedida é de 24 horas, mas pode ser somente de meia hora se o projeto examinado envolve perigo para a segurança nacional. da proposta.
- Eu concordei com o entendimento para continuar dialogando sobre o assunto – afirmou Paim.
Raupp se justificou, afirmando que o projeto é “altamente meritório e digno de elogios, mas que é preciso aperfeiçoá-lo um pouco mais”. Com a aprovação da audiência, sugerida pelo presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), Raupp retirou o pedido de vistas e a votação da matéria foi adiada até a realização do debate.
Projeto
O projeto, de autoria do ex-senador Flávio Arns, acrescenta dispositivo ao artigo 3º da Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.742/97) para garantir que “o usuário do serviço de telecomunicação com deficiência auditiva ou da fala, sem prejuízo dos demais direitos estabelecidos neste artigo, tem direito a plano com tarifas reduzidas para serviços de mensagem de texto, nas diversas modalidades de pagamento”.
Segundo justifica o autor da proposta, ao longo dos anos, o Brasil observa o gradual aumento da participação das pessoas com deficiência nas atividades sociais e setores produtivos. Isso, conforme explica, tem sido possível pela maior oferta de recursos tecnológicos capazes de reduzir as limitações dessas pessoas. Arns menciona, em particular, a evolução da telefonia celular, que permitiu ao portador de deficiência auditiva ou de fala comunicar-se com desenvoltura, especialmente por mensagens de texto.
Para Arns, no entanto, para que esse serviço seja efetivamente acessível ao segmento mais pobre da população brasileira, “é fundamental que existam planos específicos, de baixo custo, para a utilização exclusiva de mensagens de texto”.
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Legislativa (CDH). Ao justificar seu voto favorável à aprovação da matéria na CCT,Paim assinala que a integração das pessoas com deficiência constitui “imensa dívida social que o país vem conseguindo alcançar gradativamente”.
Paim lembra, no entanto, que o benefício proposto pelo projeto já está previsto na legislação de acessibilidade, mas “tal norma não é cumprida pelas operadoras, o que justifica o tratamento da questão por via legislativa, em norma de maior poder coercitivo”.
Fonte: Agência Senado




Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)



APENAS CINCO VAGAS RESERVADAS A IDOSOS


Reportagem flagrou o uso de vaga reservada a idosos por motorista não credenciado ao uso (Foto: Zero Hora)20/05/2011
Motoristas acima de 60 anos têm direito de estacionamento em uma única avenida


Há um ano, idosos e pessoas com deficiênciade Canoas conquistaram o direito a estacionamento exclusivo em local público. Um decreto do prefeito Jairo Jorge, de 27 de maio de 2010, regulamenta a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a identificação de 5% das vagas para pessoas acima dos 60 anos e 2% para pessoas com deficiência física. Até agora, há apenas cinco vagas para o primeiro grupo em uma única avenida do Centro.

Na semana passada, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), responsável pela confecção de credenciais de direito às vagas, entregou a centésima delas. Desse total, 35 são para pessoas com deficiência e 65 são para idosos. Os idosos tem apenas cinco vagas na Avenida Victor Barreto, distribuídas em frente à Justiça do Trabalho e a um centro de ortopedia e traumatologia.

– Nunca usei vaga para idoso porque nem sei onde tem – diz Demétrio Machidonschi, aposentado de 70 anos, que tem a credencial de deficiente físico, por causa de uma perna amputada há 23 anos.

Já para pessoas com deficiência, há cerca de 20 vagas identificadas no Centro, em frente a postos de saúde e a prédios públicos.

- Vagas devem ser sinalizadas após implantação de rotativo

De acordo com o diretor de trânsito Paulo Astrana, a adequação depende de um estudo da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade. Ele afirma que, nesta semana, deve ser concluído o levantamento das vagas no Centro para a implementação do sistema de estacionamento rotativo:

– Após a instalação, saberemos o local ideal e o número de vagas correto.

Mesmo sem os parquímetros, cuja licitação será aberta em 14 de junho, as pessoas credenciadas já podem usufruir do direito. No entanto, a reportagem flagrou uma atitude considerada comum pelos usuários das vagas: a utilização do estacionamento exclusivo por quem não é credenciado. Para o gerente-geral da Acadef, Jorge Cardoso, os portadores do direito ficam receosos em cobrar por medo de serem agredidos:

– Antes, tínhamos o símbolo (da cadeira de rodas) e o apoio de alguns. A acessibilidade não é a ideal, mas estamos avançados em relação ao resto do Brasil.

COMO ADQUIRIR A CREDENCIAL
Para obter o documento, o usuário deve comparecer à Acadef (Rua Fernando Abbot, 100) e preencher um formulário, portando os seguintes documentos:
> Carteira de identidade
> Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
> Cópia da carteira de habilitação (CNH)
> Laudo médico (no caso de pessoas com deficiência)
> Comprovante de residência
> Informações: 3466-9723 e 3466-9621

MATHEUS BECK | Especial


Fonte: Zero Hora


Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)



MPT participa de audiência pública em Caxias do Sul (RS) sobre inserção no mercado de trabalho


Mesa: Victor Hugo, Bernardo, Guilherme, Denise e Vanius. Na cadeira de rodas, Nelir Josmari Pavan (Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul) Foto: MPT20/05/2011
Porto Alegre (RS) - O procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch, representando o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), participou na tarde de quarta-feira, 11, de audiência pública organizada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que tem como presidente a vereadora Denise Pessôa. O objetivo da reunião, realizada no plenário, foi tratar da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e resultou na criação de um comitê informal para combater o problema. Além disso, foi determinada a continuidade das discussões de projetos de qualificação profissional para capacitar pessoas com deficiência.

Também estiveram presentes na audiência o representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vanius João de Araújo Corte, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben, o diretor executivo da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), Victor Hugo Gauer, e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Nelir de Oliveira. O grupo estará reunido novamente no próximo encontro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conforme explicou o procurador Bernardo, que se manifestou por 20 minutos, titular da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), há dificuldades com relação à oferta de vagas para pessoas com deficiência, e grande parte das alegações das empresas é de falta de mão de obra qualificada. “Mais do que a exigência do cumprimento da cota, precisamos mudar a mentalidade de empregadores”, ressaltou.

Mais informações: (51) 3284-3066 e 3284-3092


Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul


















"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos, até porque eles cada dia ficam mais velhos... heeehehhehehehehhe".

 
Quando estiver feliz, lembre-se de mim.
Quado estiver triste, não lembre....
  ME PROCURE!
             

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PAIRPOA em CenaOrçamento ParticipativoSemana Farroupilha 2010


CIDADE VALOROSA, CHEIA DE ENCANTOS MIL, MINHA PORTO ALEGRE
Prefeitura de Porto Alegre



Saúde promove ação de prevenção a hepatites virais

18/05/2011 17:44:00

Foto: Ricardo Stricher / PMPA
Serão distribuídos material informativo e folderes sobre a doença
Serão distribuídos material informativo e folderes sobre a doença
A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira, 19, das 11h às 14h, atividades para promover e divulgar as formas de prevenção das hepatites virais, bem como os diferentes aspectos da doença no meio em que vivemos. Serão distribuídos material informativo e folderes sobre a doença, bem como orientação verbal sobre o assunto, prestada por técnicos da secretaria. A ação será compartilhada com ONGs e movimentos sociais que trabalham com hepatites virais no município.

Prevenção - Medidas de biossegurança, sexo seguro, transfusão de sangue em locais credenciados e a contratação de tatuagens e piercings em locais confiáveis são medidas de prevenção à hepatite C, doença para a qual não existe vacina, mas que tem tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando controle em 40% dos casos.

Vacina hepatite B - A vacina é gratuita para os seguintes públicos: pessoas com menos de 25 anos, bombeiros, manicures, policiais, profissionais de saúde, doadores de sangue, usuários de drogas, prostitutas, portadores de Hepatite C e pessoas convivendo com HIV/Aids, entre outros
. A vacina só é eficaz com a aplicação das três doses.

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA