Flag Counter

RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

Prazeres da Vida

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 9 de agosto de 2011


Azeite de Oliva

A última notícia sobre o óleo extraído da oliva merece comemoração: ele evita o acúmulo da gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete. E, como se fosse pouco, combate a osteoporose e inflamações, caso da gastrite.

Basta um fio dourado do óleo da oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial.

Uma outra transformação ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura.

Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos? Cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada.

Quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias.

Juntos eles publicaram seu trabalho no Periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo do óleo.

E observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.

No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobrí-la de elogios.

Isso porque estão empenhados em acabar com as barrigas avantajadas e não tem nada a ver com questões de beleza. A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células.

Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2, explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - ABESO.

O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata? a síndrome metabólica. O azeite, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo nefasto.

Muito, muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração, cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos.

Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiães dos vasos.

Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis.

'Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum, conta o bioquímico Jorge Mancini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve na Espanha para pesquisar o assunto.

Para o nutrológo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, que fica na capital paulista, uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL, diz.

VANTAGENS DO AZEITE EXTRA-VIRGEM

O efeito anti-barriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada à qual se atribui essa ação ? eles praticamente empatam.

Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extra-virgem.

É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. 'Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos, diz ela. Segundo Lucian, os polifenóis do óleo extra-virgem se acumulam no plasma sanguíneo. Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos ficam praticamente fora de ação, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.

Um azeite legítimo não traz solventes ou substâncias químicas. Como dizem os especialistas, ele é o suco da azeitona, pura e simplesmente. O que muda é o sabor, a textura, a cor ou o aroma.
"Tudo isso vai depender da variedade do fruto", diz a nutricionista e chef Maria Luiza Ctenas, uma expert no assunto.

Assim como acontece com o vinho, que já formou legiões de enófilos, hoje existem gourmets especializados em azeite que distinguem tipos de azeitona e locais de plantio apenas pelo olfato e sabem qual tipo de óleo combina com qual receita. São chamados pelos espanhóis de catadores. Segundo Maria Luiza o conselho desses experts vale muito, mas não dá para estabelecer regras: 'Cada um deve descobrir seu azeite preferido', opina.

CADA GORDURA, UMA CINTURA

O azeite ajuda a combater a barriga.

GORDURA MONOINSATURADA

É como se esse ácido graxo, ou partícula de gordura, reorganizasse os depósitos de gordura, impedindo que inchem as células adiposas entre os órgãos do abdômen. Isso já foi observado, embora por enquanto ninguém conheça detalhes do mecanismo.

'Outra boa notícia é que a molécula monoinsaturada do azeite aumenta a produção da adiponectina, uma substância capaz de combater inflamações e as placas nas artérias', diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo.

GORDURAS TRANS

Apesar de oferecer as mesmas 9 calorias por grama do azeite, a famigerada gordura trans parece inflar os adipócitos, que são as células gordurosas, com maior facilidade do que qualquer outro óleo.

Existem evidências científicas de que não adianta tanto levar uma dieta mais leve se os poucos lipídios que entram no cardápio são trans. Além de favorecer a pança, esse tipinho provoca a resistência à insulina, fazendo o pâncreas trabalhar dobrado. Um esforço extra que pode desembocar no diabete tipo 2.

O QUE ESSE ÓLEO TEM?

Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém, ainda, pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias.

Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

Muito além do coração: O azeite é apelidado pelos mediterrâneos, merecidamente, aliás, de 'ouro líquido'.

NO ESTÔMAGO

Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o azeite de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite.

O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR

Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS

Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES

Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do azeite de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

CAMPEÕES DO AZEITE

Graças ao clima, os países europeus que estão na bacia do Mediterrâneo são os maiores produtores do mundo. A Espanha detém 32% da produção, a Itália 26%, a Grécia 16,5% e Portugal 2%.

EM DEFESA DO CORAÇÃO

Este era o efeito, até então, mais badalado do azeite. Entenda por que a sua fórmula é perfeita para poupar as artérias de estragos.

1- O consumo habitual do óleo de oliva auxilia na redução dos níveis de LDL, a fração ruim do colesterol.

E, quanto menor o teor de LDL, menores são as chances de sobrarem moléculas dessa gordura na circulação. Sem contar que os ingredientes do azeite contribuem para o aumento do HDL, uma partícula que carrega o colesterol para longe das artérias.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Descrição: cid:image001.png@01CC4E33.A1748B50

Gabriella Vieira
Núcleo de Comunicação Interativa
ASCOM- Gabinete do Ministro
Ministério da Saúde
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Twitter  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no FaceBook  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no YouTube  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Orkut  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Form Spring  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Web Rádio Saúde


.


05/08/2011 , às 18h46 

Saúde alerta pais para a segunda etapa da vacinação contra a pólio


Neste domingo (7), emissoras de TV, rádios e sites reforçam a importância de levar crianças menores de cinco anos para vacinar no próximo dia 13. No mesmo dia da mobilização contra a poliomielite, 18 estados e o Distrito Federal também vão imunizar contra o sarampo 
Com o slogan “Siga o Zé Gotinha mais uma vez”, o Ministério da Saúde reforça, a partir deste domingo (7), o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos de idade aos postos de vacinação no próximo dia 13, quando será realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. As peças publicitárias começam a ser veiculadas em emissoras de rádio e TV neste fim de semana. Os alertas também serão publicados anúncios em sites. 

A meta da segunda etapa da campanha de vacinação é proteger 14.148.182 crianças – o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. Cerca de 115 mil postos de vacinação vão participar da mobilização em todo o país, dia 13. Serão aproximadamente 350 mil pessoas trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). A primeira etapa foi realizada em 18 de junho e atingiu 100% do público-alvo.

O investimento, na primeira e segunda fases da campanha de vacinação contra a pólio, é de R$ 46,6 milhões – os recursos são utilizados na compra e distribuição das vacinas. Outros R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos estaduais e municipais de saúde para utilização em ações de logística da campanha. 

SARAMPO – Também no próximo dia 13, em todos os municípios de 18 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins) e do Distrito Federal, as crianças que forem receber as duas gotinhas contra a pólio também serão vacinadas contra o sarampo. Neste caso, a idade do público a ser vacinado contra o sarampo vai de 1 ano até menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que a criança já tenha tomado esta vacina anteriormente. 

O objetivo é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador do sarampo, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. De acordo com a Organização Mundial ad Saúde (OMS), desde o último mês de janeiro já foram registrados mais de 6,5 mil casos de sarampo – cinco mil deles, somente na França. 

Nos outros oito estados do Brasil, as crianças já foram vacinadas contra o sarampo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 17.094.519 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil. Para tanto, foram enviadas 20.513.300 doses da tríplice viral para todos os estados e o Distrito Federal. 

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Tire dúvidas sobre as duas vacinações – contra a pólio e o sarampo

1. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas? 
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas. 

2. As vacinas têm contraindicações? Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas. 

3. Onde vacinar as crianças? 
Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento. 

4. Só será possível vacinar as crianças nessas datas? 
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas. 

5. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas? 
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. 

Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. 


Por Rafaela Ribeiro, da Agência Saúde – Ascom/MS 
(61) 3315-6246 / 3580 
DISQUE SAÚDE 0800 61 1997Ministério da Saúde 
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF 
CEP: 70058-900
Verifique a Acessibilidade

Prefeitura de Porto AlegreEu Curto, Eu Cuido


Combate à pólio tem segunda dose em 13 de agosto

08/08/2011 09:04:58

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Crianças poderão ser vacinadas nos postos de saúde e em postos volantes
Crianças poderão ser vacinadas nos postos de saúde e em postos volantes
Dia 13 de agosto, deverá ser aplicada a segunda dose da vacina contra a poliomielite em crianças de até 4 anos que receberam a primeira dose entre 18 e 24 de junho. Na primeira etapa, foram imunizadas, no Rio Grande do Sul, 785.831 crianças, das quais 156.351 eram menores de um ano. O número representa 92,52% da meta. Em Porto Alegre, foram vacinadas 74.993 crianças, o equivalente a 89,38% da projeção estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para proteger o país do risco da doença, o ideal é que a cobertura alcance pelo menos 95% das crianças na faixa etária recomendada, em  80% dos municípios. Por isso, mesmo as crianças que estejam com a vacinação em dia ou que não tenham recebido a primeira dose devem se vacinar. “A  única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de imunização”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. Além dos postos de saúde, também estarão à disposição, no próximo dia 13, postos volantes de vacinação, instalados em locais de grande movimento, como supermercados e parques.

Prevenção necessária - Até a vacina ser desenvolvida, na década de 1950, a poliomielite – conhecida como paralisia infantil – atingia milhares de crianças todos os anos. Desde 1989, não há registro de casos no Brasil, mas ainda há países onde a doença se manifesta. Daí a necessidade de as campanhas anuais de vacinação serem mantidas.

Como o Brasil é hoje uma rota de grandes espetáculos e de eventos esportivos internacionais, e como o aumento do poder aquisitivo da população amplia o fluxo de viagens ao exterior, é preciso estar atento à prevenção contra a circulação de vírus no país. 


/saude

Prefeitura de Porto AlegreEu Curto, Eu Cuido


Capital está perto da meta de vacinação contra o sarampo

08/08/2011 09:08:58

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Campanha de vacinação segue até dia 13
Campanha de vacinação segue até dia 13
Falta apenas a aplicação de 10 mil doses de vacina contra o sarampo em Porto Alegre para que seja alcançada a meta da Secretaria Municipal de Saúde, de pelo menos 95% de imunização de crianças de 1 ano a menos de 7 anos. A vacinação segue até o próximo dia 13 de agosto, em todos os postos de Saúde da cidade.
    
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Além de manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, outros sintomas são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza e perda do apetite.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias. A transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois de surgirem placas avermelhadas na pele.
 



Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social



FADERS E METROPLAN DISCUTEM A QUESTÃO DE ACESSO NO TRANSPORTE URBANO


Diretor Presidente da FADERS, Cláudio Silva com o Diretor Superintendente da METROPLAN, Elir Girardi e o Assessor jurídico da FADERS, Milton Arruda. Foto: ROGÉRIO SANTOS05/08/2011
O diretor presidente da FADERS, Cláudio Silva, acompanhado do assessor jurídico, Milton Arruda, estiveram em reunião na sede da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN, em Porto Alegre, com os representantes da mesma, Elir Girardi, diretor Superintendente e Rodrigo Schnitzer, diretor de Gestão Territorial para tratar a questão de acesso ao transporte urbano e da questão de um passe livre único no estado para as pessoas com deficiência.

Segundo Cláudio Silva,” início foi dado com essa reunião, agora vamos
partir para a formação de um grupo técnico composto por um ou mais representantes da METROPLAN, FADERS, ATM, DAER, para viabilizar essas questões relativas ao transporte urbano para as pessoas com deficiência; tanto no sentido de acesso, como na questão de ter um cartão único de passe livre no estado aos mesmos”, afirmou ele.

Vinculada à Secretaria de Estado das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, a Metroplan consolidou-se como órgão de articulação e apoio à gestão regional e urbana, sistematizando o conhecimento territorial estadual em suas diferentes instâncias de organização espacial, contribuindo para o fortalecimento técnico administrativo dos municípios. “Importante essa reunião e aproximação com a FADERS, pois há uma preocupação da METROPLAN no sentido de um olhar diferenciado sobre as questões de acesso no transporte, sendo que estaremos encaminhando que nas próximas renovações das frotas de ônibus metropolitanos, os veículos venham de fábrica com todos os equipamentos que garantam acessibilidade. Sem falar na questão da agilidade e controle que teremos se tivermos um cartão de passe livre único no Rio Grande do Sul”, observa o diretor Superintendente da METROPLAN.

Já o assessor jurídico da FADERS, Milton Arruda, destaca a importância de identificar prioridades através de uma ação articulada, buscando viabilizar projetos junto aos governos estadual e federal. “Cria-se um fórum de análise e debates que não tínhamos. E isso é importante para a adequação e implementação de política públicas para as pessoas com deficiência”.


Fonte: ACOM FADERS






Candidato com surdez unilateral entra em vaga de deficiente no concurso público

05/08/2011
Pessoas com deficiência auditiva unilateral podem concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais nos concursos públicos. A decisão é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso da União contra candidata aprovada em concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A questão já havia sido decidida pela ministra Laurita Vaz e foi confirmada pela Turma de forma unânime.

A candidata impetrou mandado de segurança contra a União por causa da exclusão de seu nome da lista dos candidatos aprovados que se declararam portadores de necessidades especiais no concurso para técnico judiciário do TJDF de 2007. Ela alegou surdez no ouvido direito, com apresentação do laudo médico comprovando a deficiência no momento da inscrição no concurso.

O TJDF, no julgamento, concedeu a segurança, determinando a inclusão do nome da candidata na relação dos aprovados. A União recorreu ao STJ, com a alegação de que, para ser considerada deficiência auditiva, a surdez deve ser bilateral, nos termos do Decreto 3.298/99.

Entretanto, a relatora, ministra Laurita Vaz, considerou a decisão do tribunal distrital de acordo com a jurisprudência do STJ, que assegura ao portador de deficiência auditiva unilateral a reserva de vagas destinadas a deficientes no concurso público.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa


Fonte: Superior Tribunal de Justiça




COEPEDE repassa suas demandas ao Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira


A mesa da plenária Jorge Amaro, Secretário Fabiano Pereira e Roberto Oliveira. Foto: Flávio Bandeira05/08/2011
Foi realizada na tarde da ultima terça-feira (02/08) uma plenária no auditório do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – COEPEDE, que contou com as presenças do Secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do Chefe de Gabinete da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Política Públicas Para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul, Jorge Amaro; do presidente do COEPEDE, Roberto Oliveira e do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência - CONADE, Moisés Bauer.

A plenária que teve como objetivo o repasse de demandas para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, ficará a cargo de tomar as ações na busca do avanço da política pública voltada para as pessoas com deficiência. O secretário Fabiano, ouviu atentamente os participantes da plenária, e aproveitou a sessão, para informar a todos o papel da FADERS neste processo.

"Gostaríamos de prestigiar a FADERS, onde ela será o centro das ações, e onde será feita a política voltada para as pessoas com deficiência" disse Fabiano Pereira. O secretario ainda ressaltou a importância da busca de centralizar todo este processo de avanço da política publica na FADERS. “Por muitos anos, a FADERS esteve envolvida em diversas secretarias, por hora era Secretaria de Justiça, e por vezes até Secretaria de Educação, não desmerecendo estas secretarias, mas acho que está mais do que claro, que são dos direitos humanos, e este é um dos objetivos do nosso governo, fortalecer a FADERS, e deixar ela a frente de todo o processo”

O representante da FADERS, Jorge Amaro, por sua vez, destacou a importância e o respaldo dado a FADERS, frente ao governo do estado no avanço da política pública “Quem conserva a área da pessoa com a deficiência é a FADERS, e que por muito tempo esteve fora desse processo, e na concepção que temos, nada melhor do que estarmos a frente deste processo de construção e inclusão de uma política publica" disse, Jorge Amaro.

Ao final da plenária, Fabiano Pereira, agradeceu a todos os presentes, e ressaltou a importância de haver discussões como esta, deixando claro o comprometimento da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos e do Governo do Estado em avançar cada vez mais em seus objetivos de inclusão.


Fonte: ACOM FADERS




Paratletas da ACERGS participam do Grand Prix Infraero de Judô para Cegos e Deficientes Visuais

04/08/2011
A Seleção Gaúcha, formada por judocas vinculados à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), está de malas prontas para embarcar para Goiânia, onde acontece o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos e Deficientes Visuais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), de 05 a 07 de agosto.

Uma boa participação no evento pode vir a se transformar em uma chance na Seleção Brasileira paraolímpica dessa modalidade. Ainda com nomes a confirmar, o Rio Grande do Sul deve ter até cinco atletas. Entre eles, estará Giovana Pila, que conquistou a medalha de bronze em disputa no Mundial IBSA, que ocorreu em abril, na Turquia.

Outro destaque da delegação do Rio Grande do Sul é Hélio Passos, bicampeão brasileiro (2006 e 2007) e dono de duas medalhas de bronze no campeonato nacional (2009 e 2010). Junto à dupla, Luiza Oliano, de apenas 14 anos, também deverá lutar em Goiânia. A judoca do GN Gaúcho ainda se prepara para as Paraolimpíadas escolares, no fim de agosto, em São Paulo.

Para o técnico da Seleção Gaúcha Paraolímpica, Marcelo Xavier, o Grand Prix de Goiânia será uma grande oportunidade para os atletas que sonham em representar o Brasil em competições internacionais. “Já há uma equipe base, na qual a Giovana Pila é uma das atletas, mas as avaliações são feitas constantemente”, afirma. “Um bom resultado pode se transformar em uma convocação no futuro”, completa.


Fonte: ACERGS


sábado, 6 de agosto de 2011




Salvo pela gentileza!

Conta-se que um empregado em um frigorifico da Noruega, certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorifica e inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso na camara. Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saido para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Já estava quase cinco horas preso, debilitado pela temperatura insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Perguntaram ao vigia:
Porque foi abrir a porta da câmara e a inspecionar se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?
Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, vejo centenas de empregados que entram e saem, todos os dias e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar, pela manhã, e se despede, ao sair.
Hoje ele me disse “Bom dia” ao chegar.
Entretanto não percebi que se despediu de mim.  Imaginei que poderia lhe ter acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...
Pergunta: Será que vc seria salvo????????











Tenho notado que alguns membros da nossa sociedade teimam em se contradizer no que significa liberdade democrática, gostam de ficar no meio do caminho , sem coragem de se afirmar como pessoas com pensamentos próprios.
Pode ser que tem mais a ganhar ficando neutros do que pensando para o benefício da sua terra (povo), não pensam como um todo, pensam em enriquecimento e não no bem comum.
Hoje no BRASIL os cargos políticos são no geral empregos bem remunerados e com regalias multiplas e de nada servem para a sociedade, pois, nada fazem de concreto para melhorar o tão sofrido POVO BRASILEIRO, entregam o mínimo possível para o POVO e grandes valores para suas CUECAS E CALCINHAS , com desvios monstruosos do erário público, nosso país é muito rico e com mentes brilhantes que são cogitadas por outros PAÍSES, já que aqui não tem valor  algum os anos passados em escolas com mestres mal remunerados e desmotivados.
UM PAÍS É MAIS FACILMENTE GOVERNADO TIRANDO O ESTUDO DE QUALIDADE DE SEU POVO.
Olhem com estão os colégios no BRASIL.



Sou GAÚCHO NATO E COM CORAGEM PARA MOSTRAR QUE RESPEITO E HOMBRIDADE AQUI NÃO FALTA.
Gostaria de ter a oportunidade de juntamente com outros que pensam assim como eu que NOSSO RICO PAÍS  tem muita capacidade de melhorar e fazer com que todo o POVO possa viver bem , ter excelentes escolas, saúde exemplar , hospitais e médicos com vontade de atender seus pacientes.
Falta coragem para mudar, falta é PINTAR NOSSAS CARAS  e destituir todas esta corja de corruptos que tira do seu POVO a capacidade de ter seus DIREITOS RESPEITADOS.
Todo parlamentar não deveria ter mordomias, pois, ele esta a serviço do POVO BRASILEIRO e não a seu belo prazer . Respeito é somente o que se pede, respeito a NOSSA NAÇÃO. 


O BRASIL É FORTE E BRAVO, COMO É SEU POVO.
LUTAR SEMPRE, DESISTIR ...JAMAIS.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


Polícia trabalha com hipótese de envenenamento criminoso em escola da Capital

Segundo a delegada Clarissa Demartini, veneno de rato foi encontrado nas panelas e na cozinha

Atualizada às 18h22min
A delegada Clarissa Demartini, da Delegacia de Polícia de Pronto Atentimento do Deic, afirmou que trabalha com a hipótese de envenenamento criminoso na Escola de Estadual de Ensino Fundamental Doutor Pacheco Prates, no Bairro Belém Velho, em Porto Alegre. Segundo ela, foi encontrado veneno de rato na panela de estrogonofe na cozinha da escola.

— Foram encontrados grânulos da cor rosa na comida — afirmou a delegada, ressaltando que o veneno foi identificado por uma professora que também almoçou no local.

A delegada afirmou ainda que vai investigar o descuido por parte dos funcionários.

— A polícia ainda trabalha com as possibilidades tanto de acidente, quanto de ação dolosa de envenenamento. Não temos suspeitos até o momento — afirmou.

Trinta e sete pessoas entre alunos, professores e funcionários foram encaminhadas ao Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro e, do Bairro Bom Jesus, Zona Leste da Capital após o almoço. Uma criança apresentou dor de cabeça e náusea. Como precaução, 22 estudantes e 15 professores e funcionários que consumiram a comida foram encaminhados para atendimento médico.

No fim da tarde, a polícia realizava a perícia na escola. Muitos pais buscavam informações sobre seus filhos na institução. Eles foram orientados a dirigirem-se aos pronto-atendimentos, onde a diretora da escola e representantes passavam informações sobre os alunos.
DIÁRIO GAÚCHO









Quem me passou esse email é piloto . . .
e dos grandões (aviões)
E ai? Onde está  a verdade?

 

Escrito por um Piloto de companhia aérea para todos os brasileiros que utilizam o meio de transporte aéreo.
 
 
Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da seguinte ideia; imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um Safari na África; é mais ou menos assim que um aviador se sente voando no Brasil; você tem uma tecnologia de ponta dentro do seu avião e um sistema precário e ultrapassado a sua volta. Vou explicar por quê! 

Atrasos: Os atrasos no Brasil tem características incomuns comparado ao mundo afora; quando se tem nevoeiro... somente Guarulhos tem sistema mais preciso para pouso por instrumento, conhecido como " ILS categoria 2". Curitiba também tem, mas lá é tão engraçado que colocam o sistema para manutenção exatamente em época de nevoeiro. Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não tem esse sistema, estes sempre fecham por causa de nevoeiro.Manaus que tem uma localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro também não tem. Detalhe..."Nos EUA, são mais de 100 aeroportos com categoria 2". 
Se você passageiro está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu avião não pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado. Florianópolis tem um vergonhoso pátio para cinco aviões apenas; lembrando que no verão Florianópolis recebe mais 150 vôos de fretamento além dos regulares. Este aeroporto supracitado, vergonhosamente 
não tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a pista principal), sendo necessário a aeronave taxiar pela pista principal gerando espaçamento maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam atrasos.

Se você está chegando à São Paulo, o problema é parecido. Guarulhos está sempre com o pátio lotado, Vitória e Confins também. Galeão e Congonhas dias atrás ficaram nesta situação, com o pátio lotado. Quem tinha Galeão como alternativa de pouso teve que escutar um "negativo" do controlador para alternar aquele aeroporto. Estava no plano de vôo que Galeão seria o "alternado", Se o controlador aprovou o plano antes de decolar isso significa que é questão de lei e não de conveniência de pátio.
Nordeste. Voar no Nordeste é mais tranquilo por haver menor tráfego de aeronaves, porém lá tem outro problema: O controle de tráfego aéreo tem o des-serviço de colocar aeronaves militares fazendo treinamento que consequentemente gera atrasos, geralmente de mais de 20 minutos nas decolagens; o que desencadeia um atraso bem maior quando essas aeronaves chegam atrasadas ao sul do Brasil. Na regra internacional uma aeronave em instrução militar tem preferência sobre aeronaves civis de passageiro em pousos e decolagens, porém, se o País quer adotar regras internacionais ao pé da letra...que construam bases militares específicas para a função militar. Lembrem-se que aqui é o Brasil e não Europa ou EUA, no qual os aviões são sequenciados para pouso com separações de 4 km entre aeronaves, enquanto que no Brasil é 8 km entre aeronaves e no caso de Florianópolis chega a 20 km por aeronaves por falta de taxiway.

Saibam que todo piloto Brasileiro se sente mais seguro voando nos EUA, Europa e Asia do que voar aqui no Brasil, fato este decepsionante, mas vou explicar o por quê...

Aqui no Brasil existe uma regra: "a menor distância entre dois pontos é uma curva". Você sabia que quando você sai do litoral brasileiro e vai pra São Paulo você voa em curva? É necessário passar por cima do Rio de Janeiro, poderia ser direto via Minas Gerais. 
Esse contorno do litoral gera em cada vôo pelo menos 1000 litros a mais de combustível consumido.
Nos EUA já não existe mais aerovia, somente proa direta para o destino. Lá eles tem acordos com as ONG´s e entendem que quanto menos tempo um avião ficar no ar menor é o efeito estufa. Se fosse aqui seria o equivalente a você decolar de Salvador e o controlador autorizar proa direto de São Paulo. São 1000 litros de querosene desperdiçados, sendo queimados na cabeça dos cariocas a cada 2 minutos. "Deixe o Green Peace saber disso, o Green Peace ficará super feliz".
A desculpa não pode ser separação de fluxo, já que os EUA é maior que o Brasil, onde o fluxo aéreo é cinquenta vezes maior do que no Brasil. O que o Brasil voa em horas de voos em 50 dias, os EUA voa o mesmo em apenas um dia. "Poderia ser pior, se caísse neve no Brasil a desorganização aérea seria uma catástrofe diária".

Mas não coloco a culpa nos controladores. A culpa não é deles. O sistema brasileiro é que é arcaico e bem precário. O salário deles é baixo e cheio de "concurseiros" sem compromisso com o seu trabalho. Alguns são sérios e dedicados porém não tem as condições de trabalho dignas. Apenas um controlador cuida de várias regiões do País e todos sofrem muita pressão para no final das contas serem menos eficientes que os controladores americanos, europeus e asiáticos.

Outro dia ouvi um controlador se despedindo no rádio por que tinha passado em um concurso melhor – isto é vergonhoso para um país que quer ser "primeiro mundo" - , mas desejei a ele sucesso e espero que ele esteja feliz no emprego bem remunerado que ele tem agora .Talvez ele não foi valorizado como deveria.

Eu como piloto de linha aérea digo sem exagero, que voar no Brasil hoje estaríamos voando numa espécie de alerta amarelo. Outro acidente está bem próximo de acontecer. Ao decolar não significa que temos a certeza de pousar no destino e nem no aeroporto de alternativa. Outro dia cinco aeroportos estavam literalmente fechados por falta de pátio; Confins, Galeão, Vitoria, Guarulhos e Campinas. Você tem que decolar de Brasilia para São Paulo com combustível suficiente para alternar Salvador.

Isso irá tornar a aviação brasileira inviável, sem mensionar a venda de nossas companhias aéreas para países vizinhos, em decorrência das altas taxas de impostos sobre as mesmas, na qual para sobreviverem no mercado, submetem-se a parcerias miraculosas inclusive mudando a sede da empresa para países vizinhos para poder aguentar pagar impostos absurdos daqui, ou seja, irão agora pagar impostos no outro País... Por que será? Porque aqui não há incentivo; Falta de estrutura e falta de protecionismo, isso que eu chamo de " Entregar a Soberania Nacional".
Soberania não é somente colocar soldados militares nas fronteiras. O País nunca foi tão próspero, problema é que nossos governantes ganham eleições por saberem aparecer e ainda tem mentalidade medíocre. São vendidos. Basta colocar dolares na mão ou falar com um pouco de sotaque que eles entregam tudo.

Voei muito na amazônia e garanto que depois que aquilo virar um deserto ninguém mais vai querer assumir. A razão é de um campo de futebol por segundo em desmatamento.

Hoje só fazem hidrelétricas por causa do apagão de 2002. Esses apagões na aviação irão se repetir pelos próximos 20 anos. E lembre-se que a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão em época de nevoeiro.

A infraero já arrumou duas soluções; tirar os bancos de suas "Rodoviárias" para dar mais espaço para os passageiros ficarem em pé, e liberar internet Wi-Fi de graça como se fosse um "cala-boca" para seus usuários.

Hoje a aviação brasileira é realmente uma surpresa diferente a cada dia, "a mess", (uma bagunça), como definiu um piloto europeu esses dias atrás, e garanto a vocês que ser pego de surpresa na aviação tem consequências trágicas.

Solução: primeiro de tudo é: Os políticos começarem a pensar como os governantes de países desenvolvidos pensam ou, como disse o Raul Seixas; A solução é alugar o Brasil.

Nos EUA, Europa e Ásia seus governantes constroem um aeroporto para atender uma demanda que só terá daqui 20 ou 30 anos e com pátio suficiente para estacionar mais de 100 aviões de grande porte juntos. Isso é bem diferente dos puxadinhos brasilleiros que não dão conta nem da demanda atual.

Enquanto você lê esse e-mail, na Índia estão sendo construíndos mais de 10 aeroportos maiores que a Guarulhos. Na China são mais de 70 sendo construídos e os 3 Países, China, Brasil e India fazem parte do mesmo grupo chamado "BRIC", que ainda incluem Rússia e África do Sul.. Parece que só o Brasil ainda não acordou entres esses cinco.

Já é um absurdo os aeroportos brasileiros não terem metrôs. Os estrangeiros quando chegam aqui e não veem metrôs nos aeroportos, acham que é uma piada até entenderem que não existe mesmo. Em qualquer aeroporto no estrangeiro tem metrô.

Que país é esse? O Brasileiro se compara muito aos EUA, porém o povo americano sabe exigir de seus governantes, por isso o governo não espera ser pressionado pra poder começar a fazer algo.

O povo Brasileiro sabe só reclamar, só não sabe reclamar para a pessoa certa, ou orgão "competente". Reclama pro vizinho e para o amigo, mas quase ninguém entra no site do Senado ou da Câmara dos deputados pra enviar e-mail para o seu político ou pelo menos saberem o que eles estão fazendo ".

É muito fácil ir ao Estados Unidos passear, fazer compras e voltar falando que lá é o máximo e aqui é o fim do mundo. De fato são décadas de diferença, porém lá o povo é mais consciente com o que seus políticos estão fazendo com o dinheiro público e a burocracia do funcionalismo público deles praticamente inexiste se comparado ao nosso.
No Brasil a ANAC leva 30 dias para emitir uma carteira de aeronauta, gerando assim uma queda no salário dos pilotos e comissários e prejuízo também para os empregadores. Quem vai pagar essa conta? A Anac? O Governo Federal? Nos EUA a mesma carteira é emitida em apenas uma hora pela FAA. Sem deixar de lembrar que no Brasil a ANAC tem 20 mil pilotos comerciais enquanto os EUA tem mais de 600 mil.
Nos EUA poucos empregos no setor público tem estabilidade, talvez seja por isso que o funcionário público trabalhe mais, tenha mais eficiência, trabalhe em função do próximo, pede desculpa se atrasou e o trata bem, mesmo que você seja latino americano. No mais...

Boa sorte a todos nos próximos vôos! 

Descrição: cid:image009.jpg@01CC51F6.32147D30

Gabriella Vieira
Núcleo de Comunicação Interativa
ASCOM- Gabinete do Ministro
Ministério da Saúde
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Twitter  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no FaceBook  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no YouTube  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Orkut  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Ministério no Form Spring  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Web Rádio Saúde


.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social




Transporte público apresenta aumento na acessibilidade


Uma pessoa cadeirante fazendo uso do transporte acessível. Foto: Ricardo Giusti/PMPA03/08/2011
A frota de ônibus e lotações da Capital apresenta uma aumento significativo em relação a acessibilidade para portadores de deficiência. Atualmente, 43% dos veículos são adaptados para cadeirantes, incluindo os 46 ônibus novos das zonas Norte e Sul, apresentados recentemente. Ao todo, são 711 ônibus com elevadores ou piso baixo, além de espaço reservado, que facilitam o acesso para quem utiliza cadeira de rodas. Em 2010, havia 39% de ônibus adaptados.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, fala sobre esse aumento. “Desde 2009, uma lei prevê que todos os novos ônibus da frota tenham acessibilidade. Como nossa frota tem uma idade média de 4,2 anos, acreditamos que, em poucos anos, teremos todo o transporte coletivo adaptado para portadores de deficiência. Também estamos investindo na qualificação dos motoristas e cobradores, junto das empresas, para continuar prestando um serviço de qualidade aos usuários”.

Pioneirismo - Porto Alegre foi a primeira Capital do país a apresentar transporte seletivo com acessibilidade, em dezembro do ano passado, as primeiras lotações foram apresentadas à população. Hoje, a cidade já possui 45 adaptados, de um total de 403 veículos.

Outra opção de transporte público é a perua rádio-taxi, veículo do tipo furgão, dotado de elevador vertical com capacidade mínima para o transporte de dois passageiros em cadeiras de rodas, mais acompanhantes. A tarifa para a categoria é 50% maior que a tarifa dos taxis convencionais. Atualmente, há três peruas oferecendo esse serviço na Capital. Os serviços são agendados pelos telefones: (51) 3336-2640 e 9963-6479.


Fonte: Portal PMPA



Desafio da sociedade moderna


Clarissa em seu gabinete03/08/2011
Por Clarissa Beleza

“A convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) que trata dos direitos da pessoa com deficiência é o instrumento mais importante construído para dar cidadania a essa parcela populacional, que por um longo período viveu em situação de invisibilidade nas políticas públicas.
Construir uma cultura de acessibilidade é um dos desafios da sociedade moderna. O acesso aos bens e serviços empodera e garante a todas as pessoas melhor qualidade de vida e, ainda, significativos avanços no ponto de vista social.

Quando o assunto qualidade nos transportes é posto como tema principal de análises sob o foco das cidades, dois conceitos têm destaque: mobilidade e acessibilidade; quer enfocando o cidadão ou o veículo. Mas sempre cabe destacar que o veículo é encarregado de realizar o transporte dos cidadãos, seja ele coletivo ou individual.
No dilema da qualidade dos transportes enfocando o cidadão e o veículo, deve-se garantir a resolução da dicotomia que existe dentro das cidades, oferecer condições para os cidadãos realizarem deslocamentos individuais de forma segura e dar condições para que o trânsito urbano seja o mais acessível possível e tenha boas condições de mobilidade.

A Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Pessoas Portadoras de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), em sua função de articular e desenvolver políticas públicas para pessoas com deficiência e pessoas com Altas habilidades no Rio Grande do Sul, tem a percepção da necessidade de ampliar esse debate em todo o Estado.
Ressignificar o passe livre, inclusive criando condições para sua unificação em todo o país é um dos desafios atuais de todas as entidades que defendem os direitos das pessoas com mobilidade reduzida.”

Diretora técnica da Faders
Artigo publicado na Revista CNT - http://www.cnt.org.br/Paginas/Revista-CNT-Transporte-Atual.aspx?r=104

Oftalmologia terá mais consultas e menos tempo de espera


Ambulatório de Oftalmologia do posto de saúde do IAPI terá mais consultas e menos tempo de espera. Foto: Francielle Caetano/PMPA.02/08/2011
O Centro de Saúde IAPI terá, a partir de hoje, 2, um Ambulatório de Oftalmologia que vai ampliar o atendimento a pacientes do SUS e desenvolver o Projeto Glaucoma, para fornecimento de medicamentos a portadores da doença. O novo serviço é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Banco de Olhos. A inauguração será às 16h, em solenidade com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. (fotos)

De acordo com o Hospital Banco de Olhos, a entrada em operação do novo ambulatório vai elevar o número de consultas para 4,4 mil por mês. Estão incluídas nesse cálculo a média de 2 mil consultas e reconsultas mensais previstas para o Centro de Saúde IAPI e de 2,4 mil atendimentos já oferecidas pelo SUS no hospital e que serão mantidos. São estimados também 1.220 exames, 280 cirurgias e 100 procedimentos terapêuticos (como aplicações de laser) a cada mês. Para ser atendido, o paciente deverá procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região, que providenciará o encaminhamento para o Ambulatório de Oftalmologia, por intermédio da Central de Regulação e Marcação de Consultas da SMS.

Instalado em 450 metros quadrados, que vão abrigar consultórios e salas de exames, o ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Contará com dez profissionais para assistência a casos de oftalmologia geral e de subespecialidades, como glaucoma, catarata, estrabismo e problemas de retina. Quando houver necessidade de diagnósticos para os quais o ambulatório não esteja equipado, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Banco de Olhos.

“Com essa nova unidade, vamos diminuir o tempo de espera de pacientes para os atendimentos em oftalmologia pelo sistema público de saúde. É mais um passo que estamos dando para qualificar e tornar mais rápidos os serviços aos usuários”, afirma Casartelli. “Existe uma grande demanda por consultas e exames na área da oftalmologia geral e nas subespecialidades. Por isso, nossa intenção é garantir, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as condições necessárias para estender o atendimento”, diz a diretora-geral do Hospital Banco de Olhos, Irmã Narcisa Dal Maso. O Centro de Saúde IAPI fica na Rua Três de Abril, 90, e o Hospital Banco de Olhos, na Rua Engenheiro Walter Boehl, 285, Vila Ipiranga.


Fonte: Portal PMPA

ANS dá salvaguarda a idosos e PPDs

02/08/2011
Plano de saúde é aquele seguro que o usuário paga para o momento de uma eventualidade danosa, visando usufruir dele quando alguma doença o acometer. Costuma ser um bom negócio quando o contratante não o usa, mas é passível de restrições quando ele necessita de atendimento. Aí surgem as limitações.

Para minorar esse tipo de situação, a Agência Nacional de Saúde (ANS) está anunciando um controle mais rígido sobre o setor. Algumas mudanças já estão em vigor, como a que permite a migração de planos por meio da chamada portabilidade. Dessa forma, o segurado poderá negociar no mercado condições que lhe sejam mais favoráveis e até mesmo não fechar negócio diante de cláusulas contratuais leoninas.

Uma outra intervenção pontual da ANS diz respeito a problemas já relatados ao órgão quanto à dificuldade de inclusão no sistema de planos de saúde idosos e Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs). Para normatizar os direitos de idosos e PPDs, a agência lançou uma súmula normativa publicada na sexta-feira. Pelo documento, a operadora do ramo de saúde que impuser obstáculo para o ingresso dessas pessoas estará sujeita a multas. O valor é de R$ 50 mil.

De acordo com o texto publicado, não poderá mais haver empecilhos com base em idade, estado de saúde ou constatação de deficiência. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta para o fato de que é proibido requerer avaliação médica para quem tenha mais de 59 anos. Também é vedada a exigência de contratação de plano familiar nos casos em que a soma das idades de um casal for superior a 96 anos.

O país tem um sistema de saúde com muitas lacunas. É por isso que muitos brasileiros se veem compelidos a ter um plano de saúde privado. Pagam muito caro por isso e não podem ficar à mercê do alvedrio da empresa contratada.


Fonte: Correio do Povo







PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA