Xadrez é pauta de reunião na Faders
06/06/2017
Representantes de Faders Acessibilidade e Inclusão, Federação Gaúcha de Xadrez (FGX), Secretaria Estadual da Educação e Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) se reuniram na manhã desta terça-feira (06), na sede da fundação. Na ocasião, as partes propagaram conceitos sobre o aumento do incentivo a prática do xadrez no ambiente escolar.
Roque Bakof, presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, afirmou que o xadrez pode abrir diversas portas para os seus praticantes. “Quando uma modalidade esportiva permite a inclusão, é indispensável darmos uma grande importância para a mesma. Por isso precisamos gerar um encantamento em relação ao xadrez, mostrando para a sociedade a relevância que este esporte pode ter para todos nós e como ele abre a possibilidade de gerar uma série de conhecimentos aos seus praticantes”, disse.
O presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, AI Cesar Viegas, e o vice, Ronald Hillbrecht, destacaram a importância do incentivo ao esporte. “A nossa intenção ao buscar o incentivo do xadrez nas escolas é capacitar multiplicadores para fomentar o esporte e o paradesporto. O xadrez é um dos esportes mais praticados e também um dos mais inclusivos do mundo. Por isso, queremos aumentar o número de participantes”, afirmou Viegas.
O Diretor de esportes e cultura da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Glailton Winckler, se colocou a disposição para ajudar no que for necessário, dizendo que a associação visa 'promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual através da prática paradesportiva, com o intuito de fortalecer as modalidades de esporte adaptado já existentes'. Já a representante da Secretaria da Educação, Danusa Zanella, afirmou que o órgão está aberto para qualquer iniciativa que busque desenvolver a sociedade e causar avanços no ambiente escolar.
Ao fim do encontro, as partes ajustaram a realização de um fórum temático, aberto ao público e focado em professores, para debater sobre o xadrez nas escolas. A intenção é realizar o evento no segundo semestre de 2017.
Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão