RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 8 de março de 2010

NOVAS TECNICAS DE CIRURGIAS


Cirurgia minimamente invasiva resolve problemas ortopédicos



Pacientes com lesões no joelho, quadril e coluna são beneficiados com novos aparelhos e técnica

Novas técnicas e avanços na ortopedia prometem resolver, com o mínimo de sofrimento para os pacientes, os problemas de joelho, quadril e coluna. São as chamadas cirurgias minimamente invasivas, que através de novos aparelhos e técnicas, reduzem os riscos, as chances de anestesia geral e o tempo de internação. O assunto foi discutido por profissionais da área durante o II Simpósio Internacional de Técnicas Minimamente Invasivas Aplicadas à Ortopedia e à Coluna Vertebral, realizado pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (Aacd) em São Paulo.
Essas novas técnicas contam com um aparelho de última geração, o navegador - uma espécie de GPS que atua nas cirurgias ortopédicas. Com ele, é possível detectar, numa operação de joelho, os pontos onde serão feito os cortes, reduzindo muito as chances de erro. "Ele tem um cálculo matemático que reconhece toda a articulação. O médico passa a ter domínio absoluto do joelho", explica Antônio Carlos Fernandes, diretor clínico da Aacd. Com o GPS, que detecta os pontos através de luz infra-vermelha, também é possível introduzir parafusos na coluna - nos casos de problemas mais graves na região - com maior precisão. "Se colocar um parafuso torto, ele pode ferir um nervo, uma raiz nervosa. O uso da navegação cirúrgica diminui as chances de isso acontecer", exemplifica.
No entanto, pacientes que possuem problemas graves na coluna, desgastes do quadril ou lesões nos joelhos têm pouco acesso a esse tipo de cirurgia. A técnica é realizada em alguns poucos hospitais do país - como a Aacd -, sendo que a maioria dos convênios não cobre as despesas, e o valor é bastante alto. No caso da Aacd, uma instituição filantrópica, essas cirurgias onerosas são realizadas para atender a uma causa nobre: obter recursos para os pacientes da área de reabilitação, a maioria crianças. "É um avanço para adquirir recursos e tratar os pacientes carentes", explica Fernandes.



Fonte: http://www.correiodabahia.com.br/


Procedimentos de Reabilitação




Os procedimentos de reabilitação são praticados para prevenir e tratar lesões e melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas.



◦FISIOTERAPIA

A fisioterapia é a área da saúde que estuda o movimento humano a fim de preservar, desenvolver, manter e restaurar o movimento, a capacidade funcional e a qualidade de vida dos indivíduos. A fisioterapia age visando a promoção da saúde e bem estar, prevenindo limitações e incapacidades funcionais e agindo na restauração dos sistemas essenciais.



◦HIDROTERAPIA

A hidroterapia é um importante recurso da fisioterapia que é aplicado em piscina aquecida, utilizando técnicas no sentido de prevenir e tratar doenças. Devido às propriedades, pressão e temperatura da água, contribui para excelentes resultados curativos, além de promover a saúde, tratar e reabilitar distúrbios funcionais e proporcionar reintegração social aos pacientes. Por atenuar a atuação da gravidade sobre o corpo, esse ramo da fisioterapia é indicado para tratamentos da coluna vertebral. Pelo mesmo motivo, a hidroterapia pode ser utilizada por pacientes com obesidade.



◦PROPRIOCEPÇÃO

Propriocepção é a capacidade do indivíduo de saber onde está cada parte do corpo no espaço, ou seja, a percepção que temos de nós mesmos.
Os exercícios de propriocepção são simples e eficazes, aumentando a percepção das sensações físicas e posturais, melhorando a consciência corporal e sensorial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA