RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 24 de maio de 2010

portal.saude.gov.br

Saúde da Pessoa com Deficiência
Título Conteúdo  Curso inédito

O Ministério da Saúde (Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - pioneira e referência em pesquisas e tratamento da Síndrome Pós-Poliomielite no país - promovem, nos dias 12 e 13 de maio de 2010, o Curso de Capacitação em Síndrome Pós-Poliomielite (SPP), na cidade de São Paulo.
Esta já é a quarta turma do curso e participam médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e equipes de vigilância à saúde. Até final de 2010 serão 1.000 profissionais capacitados. As inscrições estão abertas em todo o país no site da Unifesp.

A SPP é uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em indivíduos que tiveram a poliomielite há mais de 15 anos. O paciente acometido apresenta fraqueza muscular progressiva, fadiga, dores musculares nas articulações, o que resulta na diminuição da capacidade funcional e no surgimento de novas incapacidades. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam para 12 milhões de pessoas em todo o mundo com algum grau de limitação causado pela poliomielite.

Por iniciativa do Brasil, a SPP entrará na 11ª revisão da CID (Classificação Internacional de Doenças). Isto significa que a síndrome passa a ser reconhecida como uma enfermidade. Uma importante conquista e um marco. A Unifesp apresentou este pedido ao Centro Brasileiro de Classificação de Doenças em 2008.

Para divulgar as características da doença entre os profissionais e usuários do SUS, além do curso, o Ministério da Saúde, reeditou em parceria com a UNIFESP as publicações:

- Síndrome Pós-Poliomielite – Orientações para Profissionais de Saúde
- Nós os pacientes diagnosticados com Síndrome Pós-poliomielite apresentamos: Dicas

Para mais informações: http://proex.epm.br/eventos10/poliomielite/index.htm
Saúde da Pessoa com Deficiência
Título Conteúdo  Direitos no SUS

Assim como todo cidadão, as pessoas com deficiência podem procurar os serviços de saúde do SUS quando necessitarem de orientação, prevenção, cuidados ou assistência médica e odontológica
Toda pessoa com deficiência tem o direto de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, desde os Postos de Saúde e Unidades de Saúde da Família, até os Serviços de Reabilitação e Hospitais. Tem direito à consulta médica, ao tratamento odontológico, aos procedimentos de enfermagem, à visita dos Agentes Comunitários de Saúde, aos exames básicos e aos medicamentos que sejam distribuídos pelo SUS.

É importante procurar uma Unidade de Saúde próxima ao local de residência, cadastrar-se como usuário e fazer uma avaliação do estado geral de saúde. Essa unidade básica será responsável pelo acompanhamento permanente de seus usuários.

As pessoas com deficiência são homens e mulheres de todas as faixas etárias, bebês, crianças, jovens e adultos. Todos devem ser acolhidos nas Unidades de Saúde e ter respondidas suas necessidades, sejam elas vinculadas ou não à deficiência que apresentam.

De acordo com suas características, as pessoas com deficiência têm direito ao encaminhamento para serviços mais complexos, a receber assistência específica nas unidades especializadas de média e alta complexidade, à reabilitação física, auditiva, visual ou intelectual, como também às ajudas técnicas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção de que necessitem, complementando o trabalho de reabilitação e as terapias.

As equipes das unidades especializadas de reabilitação devem ser multiprofissionais e trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades, buscando recursos locais que facilitem o desenvolvimento integrado de processos de inclusão da pessoa com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA