RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 7 de junho de 2010

RNA -REABILITAÇÃO NEUROLOGICA AQUATICA

Esse é o projeto das fisioterapeutas Erika e Tatiana, o fruto de uma amizade que começou em 2003 com a especialização realizada em Hidroterapia para Doenças Neuromusculares na UNIFESP-EPM.



A influência que hoje se transformou em paixão pela Fisioterapia Aquática é proveniente de profissionais renomados. Esta especialidade se tornou fonte de trabalhos, assistências, ensino e pesquisas.
A Fisioterapeuta Ms. Erika teve como professora, na graduação, a Dra. Marcia Cristina Bauer Cunha, primeira fisioterapeuta a pesquisar a piscina terapêutica em pacientes com doenças neuromusculares no Brasil, com experiência internacional na área e docente de diversas universidades da cidade de São Paulo.
Já a Fisioterapeuta Ms. Tatiana teve como professora, na graduação, a Dra. Stella Maris Terena, fisioterapeuta especialista em fisioterapia neurológica, com cursos de formação em Halliwick e Bad Ragaz, curso de extensão em Hidroterapia no Pramedisch Institut na Holanda e a Fisioterapeuta Aline Bigongiari, especialista em Intervenção em Neuropediatria com formação nos métodos Neuroevolutivo Bobath, Halliwick, Bad Ragaz e Watsu.
Na especialização, as duas trabalharam juntas para o trabalho de conclusão do curso, já que ambas realizaram suas pesquisas com pacientes com Síndrome Pós-Poliomielite, sendo orientadas pelo Ft. Abrahão Quadros, chefe do Ambulatório desta doença na UNIFESP-EPM e um dos precursores do estudo da SPP no Brasil.
Foi nesta época que muitos conhecimentos foram adquiridos, tanto sobre as Doenças Neuromusculares, pelo convívio com o Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, chefe do setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM quanto ao tratamento dessas doenças com a Fisioterapia Aquática com a Dra. Marcia Cristina Bauer Cunha, coordenadora do curso e Fisioterapeuta do setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM.
Com os ensinamentos prestados por esses profissionais com competência reconhecida no Brasil e internacionalmente, as duas fisioterapeutas seguiram cada uma o seu caminho, mas sempre com os esforços voltados à Fisioterapia Aquática.
A fisioterapeuta Erika foi convidada para realizar seu mestrado na USP com Amiotrofia Espinal do Tipo I, onde atualmente deu andamento no seu doutorado com a mesma população.
A fisioterapeuta Tatiana teve sua carreira consolidada na UNIFESP-EPM, na qual é Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABRela).
Após esse período, elas decidiram unificar a bagagem adquirida nesta jornada de 8 anos para disponibilizar um serviço de atendimento em piscina terapêutica, o qual é especializado para os pacientes com necessidades especiais.
A RNA (Reabilitação Neurológica Aquática) não é apenas um ambiente de atendimento, mas um espaço para ensino e pesquisa, onde as fisioterapeutas pretendem compartilhar as suas vivências com outros profissionais e contribuir com a cientificidade das Doenças Neurológicas e da Fisioterapia Aquática.
Sejam todos bem vindos a este novo conceito terapêutico.



Fisioterapia Aquática


O objetivo da Fisioterapia Aquática é colaborar com o processo de reabilitação do paciente utilizando a piscina aquecida e exercícios orientados por fisioterapeutas. Os benefícios estão relacionados com os efeitos terapêuticos e psicológicos do ambiente aquático, como:


- Alívio de dor e relaxamento;


- Facilidade ao realizar movimentos;


- Reeducação de atividades funcionais;


- Melhora de força muscular e da capacidade cardiorrespiratória;


- Prevenção de deformidades;


- Melhora da consciência corporal, equilíbrio e coordenação;

Definição de Fisioterapia >>


Atendimentos


Profissionais Especializados


Respeitando sempre as limitações de cada paciente, seja:


- Individual


- Grupo


- Infantil


- Adulto


Técnicas internacionalmente reconhecidas, como:


- Halliwick;


- Bad Ragaz;


- Watsu;


- Ai Chi;


- Hidrocinesioterapia.


Diferenciais:


- Piscina tratada com ozônio;


- Acessibilidade plena;


- Temperatura controlada;


- Estacionamento ao lado com desconto.


Erika Christina Gouveia e Silva


Especialista em hidroterapia em


Doenças Neuromusculares pela UNIFESP-EPM;


Mestre em Ciências da Saúde pela USP;


Doutoranda em Ciências pela USP;


Docente de Hidroterapia do Centro Universitário São Camilo.


(CREFITO - 3:66916-F)







Tatiana Mesquita e Silva


Especialista em hidroterapia em


Doenças Neuromusculares pela UNIFESP-EPM;


Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP-EPM;


Doutoranda em Ciências pela UNIFESP-EPM;


Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica.


(CREFITO - 3:61239-F)

Um comentário:

  1. Olá blogueira,
    No próximo sábado, dia 12, começa a campanha de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas.
    Ajude a conscientizar a população divulgando o nosso material de campanha disponível para download. Em caso de interesse escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA