RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ATENDIMENTO MÉDICO PELO SUS


O atendimento de centros e postos de saúde e as emergências foram os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) com as piores avaliações dos usuários em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No mesmo levantamento, a falta de médicos foi mencionada por 58,1% das pessoas perguntadas sobre quais seriam os dois maiores problemas dos SUS.
Os dados coletados pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) indicam que o atendimento de urgência e emergência é reprovado por 31,4% dos usuários, enquanto 48,1% consideraram o serviço "bom" ou "muito bom" e 20,7% o qualificam como "regular". Os centros e postos de saúde têm rejeição próxima, com 31,1% de avaliações negativas e 44,9% de opiniões favoráveis.
Elencado pelos entrevistados como o maior problema do SUS, a falta de médicos também foi a carência mais lembrada pelos entrevistados na hora de sugerir melhorias: 46,9% das pessoas ouvidas disseram que aumentar o número de profissionais em centros e postos de saúde deve ser uma prioridade. Para o atendimento por médicos especialistas, 37,3% dos entrevistados fizeram essa mesma sugestão, percentual semelhante aos 33% de pessoas que querem mais médicos nos serviços de urgência e emergência.
Problemas correlatos
De acordo com o Ipea, parte dos entrevistados pode ter entendido os centros e postos de saúde e os pronto-atendimentos de hospitais como serviços de emergência, o que explicaria a má avaliação desses itens. Além disso, conforme interpretação dos pesquisadores, a falta de médicos é causadora de muitos dos transtornos encontrados nos atendimentos, as "portas de entrada" do SUS.
Saúde da Família tem 80,7% de aprovação
O programa Saúde da Família foi o serviço do SUS com maior aprovação na pesquisa, em que 80,7% dos entrevistados avaliou o programa como "muito bom" ou "bom", 14% como "regular" e apenas 5,4% como "ruim" ou "muito ruim". No estudo, a distribuição de medicamentos foi o segundo item mais aprovado pelos entrevistados, com índices de 69,6% e 11% de avaliações positivas e negativas, respectivamente. O médicos especialistas obtiveram aprovação de 60.6% dos usuários entrevistados, sendo reprovados por 18,8% das pessoas ouvidas pelo Ipea.
Os dados foram coletados entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, nas casas de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios no Brasil e as variáveis como sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade. Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA