RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 25 de março de 2011


Noticias




24/03/2011 - Tuberculose na Atenção Primária é tema de publicação lançada no Dia Mundial de Combate à doença

A tuberculose, doença que mais matava até meados do século passado, tem seu Dia Mundial de Combate hoje - 24 de março, com uma intensa agenda de programação. Nesta manhã, foi lançada no Auditório do Instituto da Criança com Diabetes a 1ª edição da publicação "Tuberculose na Atenção Primária à Saúde", que propõe protocolos de assistência a estes pacientes e relata experiências na descentralização da Atenção à Pessoa com Tuberculose. Também foram apresentados os resultados do estudo "Perfil sócio-econômico, trajetória, acesso aos serviços de saúde e desfecho dos casos atendidos na área de abrangência do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC)". A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hospital Sanatório Partenon, e do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, e do GHC.

O mapa da tuberculose no Estado mostra que os 15 municípios da Região Metropolitana apresentam 70% dos novos casos da doença. "O RS é o quinto Estado do país em número de casos, e apresentou 4.777 casos novos em 2010, mas temos grandes avanços no combate à doença", disse o secretário-adjunto da Saúde do Estado, Elemar Sand. A novidade apresentada pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), que a partir deste ano utiliza um equipamento automatizado para o diagnóstico da tuberculose, foi lembrada pelo secretário. "A implantação do novo sistema reduziu o tempo de liberação de resultados positivos de 120 para 15 dias, além de possibilitar o monitoramento do nível de resistência aos fármacos no tratamento", completou.

"A maneira mais eficaz de acabar com a tuberculose é acabar com a cadeia de transmissão da doença. E a Atenção Primária, com o trabalho dos profissionais de Saúde da Família, é muito importante porque é capaz de realizar o diagnóstico precoce e reduzir em muito o abandono ao tratamento, pela proximidade da residência dos pacientes", explicou o gerente do SSC-GHC, Ney Girão. A publicação terá tiragem de 35 mil exemplares, e será referência para outros serviços da rede pública no Brasil. Atualmente, 35% da população do RS está coberta pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família.


Assessoria de Comunicação Social
(Foto: Denise Gewehr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA