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quarta-feira, 30 de março de 2011

SERÁ QUE SOMENTE COM O EXERCITO FISCALIZANDO O ERÁRIO PÚBLICO É QUE VAMOS VER NOVAMENTE A MORALIDADE JUNTO AO GOVERNO?
A FALTA DE VERGONHA DE POLITICOS E GOVERNANTES É ENORME E ACHO QUE COM MÃOS DE FERRO (MILITAR) NOSSO DINHEIRO SERÁ EMPREGADO DE MANEIRA CORRETA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSO AMADO BRASIL.


MAIS RESPEITO AO NOSSO DINHEIRO

Após atrasos e superfaturamento, até que enfim, o Exército vai fiscalizar obras do Metrô de Salvador!

Publicada em 25/03/2011
Ibahia, O Globo
Trens já estão comprados, mas não circulam no Metrô de Salvador - Arquivo
SALVADOR - As obras do Metrô de Salvador, que se arrastam há 11 anos, (onze anos? esta óbra foi inicida em 1977. São 14 anos! )terão a fiscalização das Forças Armadas. O Exército foi chamado pela própria prefeitura da cidade para acompanhar o trabalho. Segundo informou a secretaria de Comunicação da prefeitura ao GLOBO, a presença do Exército é uma forma de dar maior transparência à obra, marcada por desvios de dinheiro, corrupção e superfaturamento.
Até o fim de abril, deve sair o primeiro relatório feito pelo Exército sobre o orçamento. O documento será analisado pelo Tribunal de Contas da União, que já chegou a suspender a liberação de recursos, por ter identificado um sobrepreço de R$ 110 milhões na obra. Nesta quinta-feira o general responsável pela avaliação, Rosalvo Leitão de Almeida, já se reuniu com o prefeito de Salvador, João Henrique, e com o chefe da Casa Civil, João Leão.
O Metrô de Salvador foi lançado no ano 2000 e a previsão era de que, a um custo de R$ 325 milhões, os quase 12 quilômetros de trilhos fossem entregues para a cidade em três anos e meio. Onze anos depois, a construção já consumiu R$ 585 milhões e apenas 6,5 km foram concluídos, mas não funcionam.
Desde então, casos de má gestão, superfaturamento, desvio de recursos e alterações no projeto original foram descobertos. No ano passado, o Ministério Público Federal propôs a ação por improbidade administrativa contra seis construtoras e 11 ex-gestores por suspeita de irregularidades, inclusive na licitação. Entre outros absurdos, descobriu-se que só para guardar os vagões num galpão, durante um ano e nove meses, gastou-se R$ 1,5 milhão.
" Foi preciso o Exército interferir para resolver um problema desse, que poderia ser resolvido tempos atrás "
Segundo os administradores da obra, ainda faltam R$ 80 milhões para terminar a obra. O dinheiro já está disponível, mas agora vai depender da avaliação do Exército para ser liberado. O Tribunal de Contas da União, em parceria com o Departamento de Engenharia do Exército, vai analisar o que realmente falta para o metrô funcionar e fiscalizar a aplicação do dinheiro.
O que mais preocupa é que faltando pouco mais de três anos para a Copa do Mundo, ainda não se sabe de fato quando esse transporte vai começar a funcionar na capital baiana.
- Foi preciso o Exército interferir para resolver um problema desse, que poderia ser resolvido tempos atrás - diz Paulo França, morador de Salvador.
- Com tudo que já foi gasto até agora e nada? - observa Evanício Lopes, aposentado.
- Faltam três anos para Copa e não saiu. Imagine em qual dia vai sair o metrô - questiona Franciele Prata, auxiliar de enfermagem.
Na reunião desta quinta, o prefeito, o general e o o chefe da Casa Civil discutiram medidas para que os 6 km iniciais entrem em operação o mais rápido possível. A obra tem construção feita pela prefeitura, com participação do estado e recursos da União.
- Estamos na corrida para ampliar o sistema de locomoção da nossa população - disse o prefeito João Henrique.
O chefe da Casa Civil afirmou que a participação do Exército na avaliação das obras do Metrô vai garantir transparência no gerenciamento da obra.
Segundo o general do Exército, Rosalvo Leitão, a participação das Forças Armadas foi um pedido da Prefeitura junto ao Ministério das Cidades, com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU).
- Estamos à disposição do município para ajudar no que for preciso e assim que avançarmos nas avaliações do orçamento da obra conversaremos detalhadamente com o consórcio Metrosal, o TCU e a Prefeitura - concluiu o general, que íntegra o Departamento de Engenharia e Construção do Exército.
Também esteve presente na reunião, o presidente da Empresa Metroviária de Porto Alegre (Trensurb), Marco Arildo Cunha, que vai trabalhar para que o início das operações do Metrô de Salvador aconteça o mais rápido possível.
- A ideia é montar uma estrutura para que o sistema tenha durabilidade - disse Cunha, que tem a experiência de transportar 190 mil passageiros/dia na capital gaúcha.
A Trensurb também deve ficar responsável pelo treinamento do pessoal de operação do Metrô de Salvador.

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