SMS intensifica ações de saúde no Carnaval
04/03/2011 10:11:57
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um esquema especial de atendimento aos foliões do Porto Seco. Os carnavalescos terão à disposição informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, uma unidade de pronto atendimento e outros serviços.
DST/AIDS - O Programa DST/Aids da Secretaria Municipal e Saúde atuará durante os quatro dias de Carnaval, com distribuição gratuita de camisinhas, de folhetos com informações sobre prevenção da doença e a participação de um grupo, que desfilará na avenida entre as escolas de samba, com um preservativo gigante e uma faixa com frase de prevenção. O programa terá equipes atuando nas arquibancadas, para prestar qualquer tipo de auxílio ou orientação.
O principal alvo da campanha deste ano serão as mulheres jovens, entre 15 e 24 anos, porque dados do Ministério da Saúde sobre o uso de camisinha e casos de Aids entre jovens mostram que essa é a faixa mais vulnerável ao HIV. A idéia é sugerir que as mulheres incorporem a camisinha como uma peça do cotidiano e que, a exemplo do que fazem os homens, tenham sempre a camisinha consigo para não correrem risco de uma relação sem preservativo.
Crianças e adolescentes - O Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhor atuará na prevenção à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Dez atores desfilarão com bonecos gigante e porta-estandarte para a abordar o assunto.
Vigilância em Saúde - oito fiscais da equipe da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde estarão no Porto Seco avaliando as condições dos alimentos.
Pronto atendimento - Uma unidade avançada de pronto atendimento atende no complexo do Porto Seco nos dias 4, 5, 6 e 12 de março, das 18h às 9h. Está em área de 100 metros quadrados, climatizada, com telefone e Internet. O posto é composto de recepção e espera, salas de estabilização e de medicação e procedimentos, consultório, além de espaço para atividades educativas e de estar para os trabalhadores. A SMS disponibilizará duas ambulâncias do SAMU equipadas, posicionadas na concentração e na dispersão do sambódromo para o atendimento e deslocamento em situações necessárias, sendo reguladas pela coordenação da Unidade de Pronto Atendimento Avançada. A equipe é composta por dois médicos clínicos, dois enfermeiros, um administrador, um assistente administrativo, seis técnicos auxiliares de enfermagem e três motoristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário