RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 21 de março de 2011


Tecnologia em Saúde

Vacinas
09/12/2010 13:40 - Portal Brasil
Com tecnologia pioneira na produção de vacinas, o Brasil é destaque mundial na fabricação de substâncias imunobiológicas, que abastecem o sistema público de saúde e são exportadas para mais de 70 países.
Peter Ilicciev/Fiocruz MultimagensFiocruzAmpliar
  • Fiocruz e Butantan são destaques em pesquisa e produção de vacinas
Entre os líderes em tecnologia está a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e fabricação de grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade da Fiocruz que responde pela pesquisa e fabricação de vacinas é o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).
O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), que também faz parte da Fiocruz, no Rio de Janeiro, é um dos maiores e mais modernos centros de produção da América Latina. É responsável pelo fornecimento de oito das 12 vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.
Atualmente, estão em fase de desenvolvimento em Bio-Manguinhos outros cinco imunobiológicos: a pentavalente brasileira (DTP/HB/Hib), meningite-B, meningite-C, dengue e melhoria da vacina febre amarela.
As vacinas tetravalente (coqueluche, difteria, tétano e hemófilo-b) e pentavalente (que inclui as anteriores e mais a hepatite B), produzidas em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina contra febre amarela são desenvolvidas com tecnologia brasileira. O agente imunológico já é aplicado e produzido em outros países, após transferência da tecnologia brasileira.
Em 2009, 128,7 milhões de doses de vacinas virais e bacterianas foram distribuídas ao sistema público de saúde, o que representa mais de 57% da demanda total do Brasil. Em 2010, a oferta de vacinas para o Ministério da Saúde cresceu 11% em relação ao ano anterior. A produção excedente é fornecida a instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Unicef, que juntas representam 71 países.
Outros órgãos
Além da Fiocruz, o Brasil possui outros órgãos que se destacam na pesquisa e fabricação de imunobiológicos, como o Instituto Butantan, maior produtor nacional de soros e vacinas. Ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é responsável pelo fornecimento de produtos imunobiológicos à rede nacional, como a Influenza A (H1N1), Hepatite B, Raiva em cultivo celular e DTP. O Butantan ainda desenvolve um trabalho de referência na pesquisa científica de animais peçonhentos.
Pesquisas para fabricação da vacina contra a dengue também estão sendo feitas no Brasil. Em parceria com um laboratório francês, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) coordena os primeiros testes do produto, que será capaz de imunizar contra os quatro tipos da doença detectados até hoje. As primeiras doses já estão sendo testadas em seres humanos.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA