Uma viagem por lugares diferentes, longe dos trópicos
"No Extremo Sul, há um Brasil surpreendente, de lugares temperados por tradições, com um modo de vida, sotaques e sabores que têm o jeito e o gosto da diversidade.” É com singularidades como estas que Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, as três principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul, se apresentam ao mercado como um único destino para uma viagem de oito dias por atrativos e opções de lazer diferentes das conhecidas paisagens tropicais brasileiras e dos destinos que combinam sol e mar como principal apelo.
O produto gaúcho enfatiza o turismo cultural, rural e de aventura no primeiro roteiro integrado do Estado que une os três destinos gaúchos selecionados pelo Ministério do Turismo como indutores de desenvolvimento no setor. Por isso, Caminhos Temperados têm abrangência regional e leva o turista a outras seis cidades: Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Garibaldi e Caxias do Sul, na Serra, e Viamão, às margens da Lagoa dos Patos e vizinha da metrópole gaúcha.
Seis agências de turismo gaúchas respondem pela comercialização do destino: Fellini Turismo, Rota Cultural (Porto Alegre), Brocker e Terra Turismo (Gramado), Opzionne Turismo e Valle Verde Turismo (Bento Gonçalves). O pacote de oito dias tem custo a partir de R$ 2.390,00 por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo (duas noites em Porto Alegre, três em Gramado e outras duas em Bento Gonçalves). O valor inclui transporte, serviço de guia e ingressos para os atrativos escolhidos. O roteiro é oferecido para, no mínimo, duas pessoas, sendo que para grupos os custos são reduzidos.
Dois dias em Porto Alegre
A partir do desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, o pacote prevê a permanência de dois dias em Porto Alegre. Na capital dos gaúchos, cidade colonizada por açorianos que incorporou traços da cultura de imigrantes de todo o mundo, o turista terá opções para uma programação diversificada. No city tour Linha Turismo, primeiro ônibus turístico de dois andares do país, terá uma visão panorâmica de mais de 20 atrativos históricos, arquitetônicos, culturais e naturais da cidade. No ambiente típico de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o viajante poderá se fartar com o churrasco, especialidade da cozinha gaúcha acompanhada de apresentações do folclore regional. Em um passeio à Zona Sul, conhecerá atrativos da área rural da metrópole.
Integram as opções do roteiro na Capital o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, um verdadeiro parque temático interativo com mais de 800 modernos experimentos, e o recém inaugurado Museu Iberê Camargo, prédio que leva a assinatura do premiado arquiteto português Álvaro Siza e trouxe um elemento incomum à paisagem urbana e cultural da capital. Como uma grande “escultura branca”, de curvas sinuosas e rampas que remetem ao Guggenheim Museum, de Nova York, o museu abriga o acervo de mais de 7 mil obras do artista gaúcho Iberê Camargo e atua como centro de pesquisa e irradiação da arte moderna e contemporânea. Para encerrar o dia, o turista terá à disposição a movimentada noite porto-alegrense, com seus ambientes glamourosos e descontraídos. Na cidade vizinha, Viamão, o roteiro conduz ao Parque Estadual de Itapuã, área de preservação da Mata Atlântica às margens da Lagoa dos Patos, o “mar de dentro” dos gaúchos, de praias calmas e belas paisagens. Três dias em Gramado
A viagem à Serra começa por Gramado, a 115 quilômetros de Porto Alegre, onde o viajante terá três dias para se encantar com a paisagem européia do Sul do país. Imigrantes italianos e alemães construíram, entre colinas e bosques, uma cidade que se tornou acima de tudo aconchegante na arquitetura que privilegia o estilo bávaro, nas vias floridas como a famosa Rua Coberta, e no comércio de artesanato, roupas de lã e couro, objetos de decoração, vinhos, queijos e os famosos chocolates. O roteiro levará o turista a conhecer atrativos consagrados como o Lago Negro e suas árvores importadas da Floresta Negra, da Alemanha, e o Mini Mundo, imaginária cidade que reproduz em miniaturas castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos e cascatas. Os jardins do Parque Knorr, no centro da cidade, é repleto de atrativos como a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos e a Fábrica de Brinquedos, além de oferecer a melhor vista do Vale do Quilombo, a 850m de altitude. Em Gramado, o viajante ainda encontrará as delícias doces, salgadas e bebidas quentes dos tradicionais cafés coloniais e, na colônias do interior do município, agroturismo.
No caminho está a romântica Nova Petrópolis, de jardins e ruas floridas, forte sotaque alemão e famosa pelo Parque Aldeia do Imigrante, uma reserva de mata nativa onde está um museu ao ar livre, com dez casas antigas construídas em meados de 1800, primeiros tempos da colonização alemã na região. A viagem segue por Canela, cidade com boa estrutura de comércio e de serviços, famosa pela Cascata do Caracol, queda livre de 131 metros, e pelo Mundo a Vapor, que reconstitui o famoso acidente ferroviário de 1985, quando uma locomotiva cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse, em Paris, atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura. Mas Canela não é só tranqüilidade e muita emoção aguarda o viajante no Alpen Park, o único parque de trenós do Brasil que oferece também momentos de muita aventura na prática do arvorismo, em atividades outdoor, como tirolesa, ou num passeio de quadriciclo.Emoção ainda maior espera o viajante a 110 quilômetros dali e a 980 metros acima do nível do mar, em Cambará do Sul, no exuberante canyon Itaimbezinho, um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros, e a largura máxima, a 2.000 metros. As paredes do canyon atingem 720 metros de altura, cobertas por vegetação baixa e pinheiros nativos. A sensação é realmente indescritível ficar à beira de formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, no coração do Parque Nacional Aparados da Serra.
Dois dias em Bento Gonçalves
De Gramado o roteiro avança pela Serra Gaúcha e segue para a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Antes, porém, uma parada em Caxias do Sul para um almoço na Cantina Pão e Vinho ou no ambiente sofisticado do castelo de pedra do Chateau Lacave, onde são produzidos os vinhos da marca, será servido o melhor da cozinha italiana.
A chegada a Bento Gonçalves será anunciada pela imensa pipa que faz o pórtico da cidade. Nos dois dias de permanência, o turista percorrerá o Caminhos de Pedra, que inclui visitas à cantina Salvatti com degustação de vinho, à Casa da Erva-Mate, ingrediente básico do chimarrão gaúcho oferecido pela família proprietária, e ao Restaurante Nonna Ludia, que ocupa uma casa centenária, construída em pedras, e oferece a saborosa sopa de capeleti. Na Casa da Ovelha o visitante degustará os produtos derivados do leite de ovelha e na Pousada Don Giovani encerrará o dia com um jantar aromatizado com vinhos e espumantes.O dia seguinte será dedicado a novas experiências enogastronômicas, desta vez no Vale dos Vinhedos, de onde sai mais de 50% da produção vinícola do país. Na Casa Valduga, o visitante acompanhará de perto o processo de produção de vinhos finos e espumantes e, no ambiente da cave de envelhecimento de espumantes, assistirá a uma sabrage - técnica do início do século XVIII que consiste em abrir a garrafa de champanhe com um único golpe de sabre. Outra experiência inusitada estará reservada na Vinícola Vallontano: depois de fazer uma degustação de vinho às cegas, o visitante terá seus sentidos estimulados poderá se deliciar com espumantes e frutas da época sentado em um confortável edredom debaixo de um parreiral. Mais delícias estarão à espera do viajante na Estrada do Sabor, na vizinha Garibaldi. Na osteria La Collombina, o visitante participará da preparação das colombinas (um tipo de panetone) que serão assadas enquanto é servido o almoço. No final da visita, o turista levará consigo sua colombina. O passeio de 23 quilômetros com muita diversão e belas paisagens da Maria Fumaça e uma visita com almoço no Parque Temático Dal Pizzol são outras opções da região da uva e do vinho.
Comercialização:Fellini Turismo
www.felliniturismo.com.br
(51) 3216.6300
Rota Cultural
www.rotacultural.com.br
(51) 3348.1649
Brocker Turismo
www.brockerturismo.com.br
(54) 3282.5400
Terra Turismo
www.agenciaterraturismo.com.br
(54) 3286.1256
Opzionne Turismo
www.opzionneturismo.com.br
(54) 3055.4033
Valle Verde Turismo
www.valleverde.com.br
(54) 3451.4775
Nenhum comentário:
Postar um comentário