Balada Segura entra em terceiro mês de atividades
Com um saldo de quase sete mil veículos vistoriados em apenas dois meses, a Operação Balada Segura retirou das ruas cento e trinta e quatro condutores potencialmente perigosos. O projeto entra em seu terceiro mês na noite de hoje (08).
As blitze, realizadas pelo Detran/RS, EPTC, Brigada Militar e Polícia Civil nas madrugadas dos finais de semana, são comparáveis às ações promovidas no Rio de Janeiro com o nome de Lei Seca. No RS, porém, a abordagem não se limita a avaliar o nível etílico do condutor. Em Porto Alegre, os agentes fiscalizadores procedem a uma vistoria bem mais minuciosa, que avalia diversos itens de segurança e documentos.
As atividades são realizadas em pontos de grande concentração de bares e casas noturnas. Enquanto os órgãos de fiscalização abordam motoristas para conferir documentos e fazer o teste do bafômetro, servidores do Detran/RS voluntários conversam com os freqüentadores dos bares sobre os riscos da mistura álcool e direção.
O esforço conjunto visa combater a violência no trânsito que, em 2010, deixou 1,7 mil mortos. Para o Diretor-Presidente, Alessandro Barcellos, isso é apenas o princípio: “Não há como combater um problema tão complexo quanto é o comportamento inadequado no trânsito com ações isoladas. O projeto da Balada Segura é um sucesso que veio para ficar”.
Publicada em 08/04/2011, às 16h39min
Nenhum comentário:
Postar um comentário