Rede municipal de ensino de Nova Iguaçu tem cerca de 15% de alunos autistas |
Educação Especial |
08/04/2011 Os alunos autistas têm carga horária reduzida de acordo com o grau de disfunção e são encaminhados às chamadas "Salas de Recursos" Comentário SACI: Lembramos a todos que, conforme a PORTARIA Nº 2.344, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2010, a terminologia correta indicada é Pessoa com Deficiência. Leia a portaria em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=30453 Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras instituições, o Grupo Bate Papo dos Amigos Autistas realizou, no último sábado (2), das 9:00 às 15:30 horas, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, um ciclo de palestras para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Entre os palestrantes estiveram profissionais como: psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos. Só na rede municipal de Nova Iguaçu, entre 10% e 15% dos alunos são autistas. “Não existe uma estatística concreta para a quantidade de crianças autistas na rede, mas calcula-se que existem 10% a 15% de alunos com autismo, diagnosticados ou não”, disse a psicopedagoga Maria Lucia Lecás, da equipe de educação especial da Semed. Os alunos autistas, identificados pela escola, assim como os alunos portadores de outras necessidades especiais, têm carga horária reduzida de acordo com o grau de disfunção e são encaminhados às Salas de Recursos. De acordo com o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, o próximo concurso terá mais profissionais especializados para atender a educação especial, como é o caso de professores de Libras-linguagem dos sinais. A rede municipal tem um total de 32 salas com atendimento especializado para cada necessidade. Pelas dificuldades de comunicação, o autista pode ser confundido com um surdo-mudo. Somente exames podem diagnosticar corretamente o caso. Há maior incidência do problema nos meninos. A psicopedagoga explicou que crianças autistas elegem um objeto de afeto, que pode ser desde coisas a pessoas. A ausência desses objetos pode provocar crise, afetar o comportamento e torná-los agressivos. Os autistas começam a falar tardiamente e repetem sempre as mesmas frases, além de também realizarem sempre os mesmos movimentos. Fonte: Site da Baixada |
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