Paulo Paim destaca debate com deficientes auditivos
Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a presença de surdos de todo o pais em audiência pública na Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência. Eles aproveitaram o debate para reivindicar o direito de optar entre a educação regular e a educação especializada.
Paulo Paim explicou que os deficientes auditivos questionam a posição do Ministério da Educação, segundo a qual eles devem estar matriculados em escolas da rede regular de ensino.
Na avaliação do senador, a educação inclusiva é extremamente desejável e recomendável, mas isso não pode ferir o princípio da liberdade de escolha, tendo em vista que entre os surdos existem aqueles que preferem freqüentar a escola regular e outros que defendem o direito de estar na escola especializada.
- Todos devem estar na escola regular, mas querem ter o direito de optar pela regular ou pela especializada. É uma posição que eu endosso, já está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência- afirmou o senador, que é o autor da proposta (PLS 6/03).
Paulo Paim disse ainda que essa principal reivindicação dos surdos favorece uma reflexão profunda sobre a educação que está sendo proposta aos deficientes auditivos.
Paulo Paim explicou que os deficientes auditivos questionam a posição do Ministério da Educação, segundo a qual eles devem estar matriculados em escolas da rede regular de ensino.
Na avaliação do senador, a educação inclusiva é extremamente desejável e recomendável, mas isso não pode ferir o princípio da liberdade de escolha, tendo em vista que entre os surdos existem aqueles que preferem freqüentar a escola regular e outros que defendem o direito de estar na escola especializada.
- Todos devem estar na escola regular, mas querem ter o direito de optar pela regular ou pela especializada. É uma posição que eu endosso, já está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência- afirmou o senador, que é o autor da proposta (PLS 6/03).
Paulo Paim disse ainda que essa principal reivindicação dos surdos favorece uma reflexão profunda sobre a educação que está sendo proposta aos deficientes auditivos.
Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
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