RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)



Cadeira para escadas retas


LEVANT: trajeto pode ir de 6 a 25 degraus, carregando até 138 quilos. Foto:THYSSENKRUPP / DIVULGAÇÃO / CP29/07/2011
Outra opção que surge no mercado, e aos poucos passa a assimilar a cultura de facilitar a vida de pessoas idosas, como já acontece em países desenvolvidos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, é a cadeira elevatória residencial, que funciona de uma maneira diferente dos elevadores. Ela é afixada diretamente nos degraus da escada.

Um exemplo é a Levant, fabricada pela ThyssenKrupp, equipamento para quem precisa vencer lances de escadas retas. Com design ergonômico e assento mais largo, transporta uma pessoa com até 138 quilos. Segundo Rafael Villar, gerente da Divisão de Acessibilidade da empresa, o produto prima pela segurança do usuário. Além de cinto de segurança, possui outros recursos, como bordas especiais de proteção que podem ser acionadas quando houver risco de travamento. Além disso, diz o técnico, um alerta sonoro é emitido quando a cadeira chega ao fim do seu percurso. Aliás, esse trajeto pode ir de 6 a 25 degraus.

Villar explica que o acionamento da Levant é feito pelo próprio usuário, por meio de um botão posicionado no encosto de descanso para o braço. "Ele a movimenta fazendo pressão constante sobre o botão. Assim, a cadeira para automaticamente quando o botão deixa de ser pressionado", cita. O equipamento funciona por meio de uma bateria com alimentação monofásica de 110 ou 220 volts e opera mesmo com falta de energia elétrica. A instalação é simples, pois a estrutura se adapta à escada existente na residência, sem necessidade de obras. De acordo com Villar, um modelo de cadeira simples, que está à venda no varejo, varia de R$ 17 mil a 19 mil.


Fonte: Correio do Povo



CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL NO REGIONAL SUL DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS


Equipe de basquete em cadeira de rodas do CIDEF. Foto: Andre Pereira29/07/2011
A equipe de basquete em cadeira de rodas do CIDEF esta participando na cidade de Balneário Camburiú do Regional Sul da modalidade. A competição esta envolvendo 7 equipes: Águias de Concórdia, Aflodef de Florianópolis, RS Paradesporto de POA, Afadefi de Balneário Camburiú, OMDA de Florianópolis, CEPE de Joinville e a equipe de Caxias do Sul.

Ontem o time da serra gaúcha fez estréia com derrota diante Aflodef pelo placar de 70x53. Destaque da equipe gaúcha para Evair Ramos com 29 pontos. Hoje o grupo fez dois jogos difíceis e equilibrados, onde o resultado final não correspondeu ao transcorrer da partida. Pela manhã venceu os rivais gaúchos do RS paradesporto por 63x46, com parciais de 16x11, 12x17,20x15 e 15x03. Pela tarde os caxienses voltaram a quadra para enfrentar o Águias de Concórdia. Equilíbrio em quadra novamente, primeiro tempo empatado em 28x28, porém no 3º período a equipe cedeu a vantagem de 12 pontos e não conseguiu reverter o marcador. Segundo a comissão técnica o grupo esta sentindo a falta de ritmo competitivo. “A falta de estrutura competitiva no nosso estado nos compromete em eventos como este. Enfrentamos dificuldades ao enfrentar equipes que participam de um calendário competitivo forte”. Vale lembrar que esta sendo a primeira competição oficial do cidef na temporada 2011 e tem como objetivo a preparação do grupo para o brasileiro da 3ª divisão que será disputada do dia 11 a 16 de outubro em Fortaleza.

Resultados
AFLODEF – Florianópolis 70x53 CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL
RS Paradesporto 46 x 63 CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL
Águias de Concórdia 67 x 46 CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL
Próximos confrontos:
Dia 29 de julho CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL x CEPE de Joinville às 17h
Dias 30 de julho
CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL x OMDA – 10:30
CIDEF-UCS-DITRENTO-PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL x AFADEFI – 17h


Fonte: Tiago Frank - Cidef-UCS




Ijuí recebe palestra da FADERS


Assessoria Técnica da FADERS e técnicos da APAE de  Ijuí. Foto: Faders29/07/2011
Na quinta-feira, 28/07, a FADERS desenvolveu o tema "Inclusão e Permanência no Trabalho", incluído na formação continuada para profissionais da saúde da APAE de Ijuí.

Participaram 15 técnicos da Clínica da APAE de Ijuí, e a palestra foi realizada pela Assessoria Técnica da FADERS, representada pela terapeuta ocupacional, Suzana Andrade, e a psicóloga, Iara Moares.


Fonte: Assessoria Técnica Faders




Brasil poderá ser 1º país a reparar danos por separar filhos de pais com Hanseníase


Ministra recebe representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase - ASCOM/SDH29/07/2011
Representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) foram recebidos em audiência, nesta segunda-feira (25), pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Em pauta, o Grupo de Trabalho que vai analisar os pedidos de indenização dos filhos das pessoas atingidas por hanseníase.

“O Brasil será o primeiro país do mundo a reconhecer o dano causado aos filhos que foram separados dos pais, isso num momento em que já existia cura para a hanseníase”, comemora o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Souza. Ele disse que está bastante confiante e que tem “ótima expectativa” a respeito do Grupo de Trabalho.

A coordenadora do Morhan em Barueri, Teresa Oliveira, reconheceu o empenho do governo e entregou à ministra um abaixo-assinado com o apoio de sete mil pessoas. Maria do Rosário garantiu que dará prioridade às reivindicações do Movimento das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

“Vamos trabalhar para que o Grupo de Trabalho seja instituído o mais rápido possível. Estamos absolutamente comprometidos com a luta das pessoas atingidas pela hanseníase”, disse a ministra.

Para sensibilizar a população e dar mais visibilidade à sua luta, o Morhan vem promovendo assembleias estaduais em todo o Brasil. Até o momento, já foram realizados esses encontros no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Acre. Os próximos estados a serem visitados pelo movimento são: Pernambuco, Ceará, Amazonas, Espírito Santo e Goiás.


Fonte: Secretaria de Direitos Humanos


Uma Miss Brasil sem medo de reivindicar


Com pouca visão desde o nascimento, Giselle alcançou sábado o sonho de vencer concurso de beleza. Foto: GUILHERME MAZUI28/07/2011
Gaúcha de 21 anos é a mulher com deficiência visual mais bonita do país


A mais bela pessoa com deficiência visual do país abre e fecha portas com segurança, pega ônibus para ir ao trabalho, concluiu o Ensino Médio, gosta de cavalgar e de música eletrônica. A baixa visão imposta desde o nascimento sempre foi um obstáculo, jamais um ponto final aos anseios da porto-alegrense Giselle Hübbe, a primeira Miss DV Brasil (Deficiente Visual).

Aos 21 anos, a gaúcha recebeu coroa, manto e faixa no sábado passado, em Natal, no mesmo dia em que sua conterrânea Priscila Machado venceu o Miss Brasil, em São Paulo.

As duas representam a beleza da mulher gaúcha, comprovada ano após ano em concursos mundo afora.

Morena bem desenhada, dona de 50 quilos distribuídos com equilíbrio em 1m62cm, que oferece sorrisos a todo interlocutor, Giselle nasceu com uma lesão na retina, que a deixou com 7% de visão no olho direito e cerca de 3% no olho esquerdo.

– Enxergo alguma coisa, o que me dá certa independência, mas tenho minhas limitações. Percebo o ônibus chegando, mas não consigo ver o destino – explica a miss, que trabalha diariamente na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs).

A coroa me deu voz para batalharGiselle Guimarães Hübbe, Miss DV Brasil
Zero Hora – Como é ser a mulher com deficiência visual mais bela do país?

Giselle Hübbe – É mágico. Sempre gostei de concursos de beleza, queria muito ser Garota Verão. Tinha muita vontade de vencer um concurso. Consegui e percebi que a coroa vale muito mais, que me deu voz para batalhar por acessibilidade às pessoas com deficiências. Ser a Miss DV Brasil vai além da beleza.

ZH – Tu tinhas o sonho de vencer um concurso de beleza. Te consideras uma pessoa vaidosa?

Giselle – Desde sempre. Gosto de andar bem vestida, de cuidar do meu corpo. Me olho no espelho várias vezes ao dia. Como enxergo alguma coisa, escolho minhas roupas, faço minha maquiagem. Só peço ajuda para ver se não borrei nada, se a roupa está bem passadinha.

ZH – Qual o teu conceito de beleza?

Giselle – A gente tem de ver um todo, sentir a energia da pessoa, as expressões, o cheiro, a voz. Para quem não enxerga, a beleza é um conceito bem auditivo. Uma voz bela, clara, uma boa dicção chamam atenção.

ZH – O que mais te chama atenção em uma pessoa?

Giselle – O sorriso e a voz.

ZH – A deficiência visual limita teu lazer, teu trabalho?

Giselle – Limita, mas não impede que eu trabalhe e me divirta. Estou solteira, mas já tive dois namorados, os dois enxergavam bem. Costumo correr, gosto de ir na academia, de ir a festas com música eletrônica. Adoro ir ao CTG, andar a cavalo.

ZH – Algum sonho teu foi impedido pela limitação visual?

Giselle – Sim. Eu gostaria de ser dentista e gostaria muito de dirigir, mas sei que não é possível. Entendo, mas muitas vezes fico chateada com isso. Principalmente em dias de chuva, quando as ruas, que são esburacadas, encharcam meus pés.

ZH – O que mais falta?

Giselle – Faltam avisos sonoros nas paradas e dentro dos coletivos. Consigo ver o ônibus chegar, mas não vejo o letreiro.

guilherme.mazui@zerohora.com.br


Fonte: Zero Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA