RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Eu Curto. Eu Cuido.Prefeitura de Porto Alegre


Coleta automatizada: concluída instalação de contêineres

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Conesul Soluções Ambientais, empresa responsável pela coleta automatizada do lixo orgânico domiciliar em Porto Alegre, disponibilizaram mais de mil contêineres nas 212 ruas da área-piloto de terça-feira, 12, até o amanhecer desta segunda-feira, 18, e a partir de agora dão a operação oficialmente por iniciada.
“A partir da coleta regular deverão diminuir imediatamente os problemas de contêineres com lixo acima da capacidade, o que ganhou destaque na fase de implantação, na semana passada, mas sabemos que ainda há ajustes e adaptações a serem feitas nos próximos dias. As pessoas têm nos encaminhado suas reivindicações, suas colaborações, e nossos técnicos estão analisando tudo isso. O importante é que já se nota a cidade mais limpa e a grande aceitação do novo sistema pela população”, explica Mário Moncks, diretor-geral do DMLU.
Entre os ajustes e as adaptações que o DMLU pretende trabalhar nesse primeiro momento estão a posição de alguns contêineres na rua, a distância (um metro) que os automóveis devem guardar de cada contêiner ao estacionar, para que o braço automático do caminhão coletor possa alcançar o contêiner na hora da coleta; e a disposição equivocada de lixo seletivo (seco) nos contêineres que são apenas para lixo orgânico.
A Assessoria Comunitária do DMLU prossegue o seu trabalho de abordagem porta-a-porta para distribuir panfletos educativos, explicar e esclarecer como as pessoas devem usar os novos contêineres. E a fiscalização passará a atuar mais intensamente nas áreas em que os contêineres estão sendo deslocados de seus locais de origem por algumas pessoas ou sendo usados indevidamente com lixo seco, da coleta seletiva, produtos de coletas especiais ou mesmo com resíduos da construção civil. 

Apresentação

O DMLU tem 1.495 servidores próprios, mas também trabalha com cerca de 1.700 funcionários vinculados a cooperativas e empresas contratadas. O setor administrativo está localizado na avenida Azenha nº 631, mas os serviços estão vinculados também a 12 seções e 27 capatazias estrategicamente distribuidas pela cidade.

Além das coletas domiciliar, seletiva e especial, o DMLU recolhe ainda o lixo público, que é resultado de descartes inadequados (focos de lixo) e da produção da varrição e da capina nas vias públicas. Também mantém a pintura de meios-fios, faz a roçadas em taludes e
beira de estradas (roçadeira mecanizada), a lavagem de monumentos e logradouros públicos, a limpeza de praias na orla do Guaíba e garante tanto a zeladoria quanto a manutenção dos sanitários públicos da cidade.

Após as coletas, o DMLU se encarrega de dar a destinação final adequada aos resíduos.
O lixo seco é dividido entre as Unidades de Triagem (UT), para reaproveitamento e reciclagem; os resíduos da construção civil são destinados aos aterros de inertes; e o
lixo domiciliar é encaminhado à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, onde uma pequena parte passa pela Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) e o resto segue para o Aterro Sanitário no município de Minas do Leão, distante 113 km de Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA