RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social

26 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DO SURDO


Direção da FENEIS com o presidente da FADERS, Cláudio Silva, a deputada estadual Ana Afonso e a presidente da Camara de Porto Alegre, vereadora Sofia ,  no eventa setembro azul da FENEIS. FOTO: ROGERIO SANTOS

26/09/2011
A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos. A data foi instituída legalmente pela Lei Federal nº 11.796/2008.

O Governo do Estado, através da FADERS-SJDH, assumindo seu compromisso com a comunidade surda vem somar-se às lutas deste seguimento, ao priorizar projetos e ações que fortalecem novas conquistas e direitos.

No ano de 2011, ações de significativo impacto têm colocado a comunidade surda no centro das políticas públicas. A campanha Acessibilidade: “Siga Essa Idéia, Tchê” a qual propõe a criação de uma Central de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - CETILS para promover acessibilidade aos órgão públicos do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências conforme o Capitulo VIII do Decreto 5.626 de 22 de Dezembro de 2005, viabilizando acessibilidade aos surdos nos diferentes espaços da sociedade, oportunizando assim o exercício da sua cidadania.

Já, através do Programa de Oportunidades e Direitos, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), será ampliado os e oportunidades se de trabalho para a comunidade surda no Instituto Nacional de Seguridade Social, em projeto pioneiro no país.

Durante as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, ocorreu o ato de Assinatura do Termo de cooperação Técnica entre FADERS/SJDH com a TVE, ACERGS e FENEIS, objetivando promover e desenvolver acessibilidade comunicacional na programação diária de televisão para as pessoas surdas, cegas e de baixa visão, através de LIBRAS, legenda e áudio-descrição.


Fonte: DIREÇÃO FADERS






550 esperam doação de córneas no RS


'Blitz' ocorreu em quatro pontos de grande movimentação na Capital
Crédito: MAURO SCHAEFER26/09/2011
No Estado, existem 550 pessoas à espera de um transplante de córneas, segundo dados do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Ano passado, foram 757 transplantes, um aumento de cerca de 25% em relação a 2009, quando foram contabilizadas 608 operações do tipo. No sábado, foi realizada "blitz" para conscientizar a população. A meta, segundo a enfermeira Suelem Evangelista Bianchini, é fazer com que o RS elimine a fila de espera.

A atividade envolveu quatro pontos da Capital: a esquina das avenidas Silva Só com Ipiranga, e as proximidades do Iguatemi, do BarraShoppingSul e do Praia de Belas. Três voluntárias mostravam aos motoristas cartazes, despertando para a importância da vida. Quando o sinal ficava vermelho, Suelem e a técnica em enfermagem Thaíse de Castro se aproximavam dos automóveis e entregavam os folders.

Um dos maiores empecilhos, conforme Suelem, é o preconceito das pessoas para a permissão da retirada das córneas de um parente morto. Atualmente, salientou a enfermeira, não basta a pessoa ser doadora, é preciso autorização de um familiar. Suelem alertou para outro fator: a solidariedade. Ela explicou que uma pessoa que morre consegue doar a visão para dois pacientes, que estão à espera de um doador.


Fonte: Correio do Povo


Serpro realiza treinamento nacional de software para cegos

26/09/2011
Em parceria com a UFRJ, a empresa desenvolveu um programa baseado em software livre para deficientes visuais usarem o computador. A capacitação gratuita será realizada em 11 capitais, no dia 27 de setembro.

Deficiência visual não é mais empecilho à inclusão digital. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de TI do governo, realizará um treinamento para o uso do programa Liane TTS, na terça-feira (27/09/2011), em 11 cidades. A ferramenta gratuita é baseada em software livre e permite que pessoas cegas ou com visão subnormal possam usar o computador com mais facilidade e conforto.

Dirigida a instituições que atendem deficientes visuais, a apresentação do programa será feita na sede do Serpro, em Brasília, às 15h, e transmitida, por videoconferência, para as cidades de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Qualquer interessado pode participar, basta escrever para serpro@serpro.gov.br. A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e outras autoridades já confirmaram presença no evento em Brasília. A data foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

No Brasil, segundo o IBGE, existem 2,46 milhões de pessoas com grande dificuldade permanente de enxergar, mesmo com lentes corretivas, e cerca de 150 mil cegos. Outros 14 milhões têm alguma dificuldade para enxergar, mesmo com óculos. De acordo com o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, apesar dos números, até recentemente não havia uma ferramenta nacional e gratuita que pudesse ajudar esse grupo a interagir melhor com o computador.

Entenda a tecnologia
O Liane TTS, um sintetizador de voz para leitura de tela, está disponível para download no portal do Serpro e já está sendo usado em centenas de telecentros em todo o país. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, cujas pesquisas orientaram o Serpro na execução do projeto, o Liane TTS transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela.

Disponível inicialmente para Linux e Windows, o sintetizador de voz começa a funcionar assim que o usuário com necessidades especiais faz o login na máquina. Além disso, o Liane TTS pode ser customizado: basta baixar a base de fonemas de outros idiomas e inserir no programa. O manual está disponível para download e no CD de instalação.

O Serpro capacitou, em todas as suas regionais, técnicos para que possam fazer a instalação do produto nos ambientes de inclusão digital da empresa. A meta é difundir o aplicativo por meio dos telecentros, parcerias com estados e municípios, universidades, escolas públicas e outras instituições.

Outras utilidades
Embora o principal público-alvo de sistemas de texto-para-fala como o Liane TTS seja formado por pessoas com deficiência visual, esse tipo de programa é comumente usado por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas. Além de ser uma ferramenta de tecnologia assistiva, sintetizadores de voz podem ter ainda aplicações pedagógicas e de entretenimento.


Fonte: Comunicação Social do Serpro - Brasília, 21 de setembro de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA