RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Uma proposta bilíngue de português e libras


Alessandra comunicando-se em libras com sua aluna surda, sentadas uma em frente a outra na sala de aula. Foto:Divulgação.08/12/2011
Alessandra Franzen Klein (foto), 28 anos, formada em Pedagogia da Educação Especial, pós-graduada em tradução, interpretação e docência em Língua Brasileira de Sinais-Libras. É professora há oito anos da Educação Infantil da Escola Municipal Paraíso Infantil, em Horizontina.

A professora adaptou as aulas para as duas línguas, libras e português. Histórias e contos infantis foram adaptados para os sinais a fim de incluir uma aluna surda. O projeto está em desenvolvimento desde julho de 2010.

Para realizar o trabalho, ela planejou aulas nas duas línguas, teatro e contação histórias usando sinais. Visitou com a turma e recebeu em sala de aula pessoas surdas.

A maior dificuldade foi a escassa bibliografia sobre educação bilíngue. Para superar esse obstáculo, ela buscou no encontro com a comunidade surda elementos para tirar dúvidas e trocar experiências.

Como resultado do trabalho, a memória visual e a concentração dos alunos foram estimuladas com o uso dos sinais, e a aluna especial foi respeitada na sua identidade cultural.


Fonte: Zero Hora



Deficientes são ''invisíveis'' nas cidades

08/12/2011
Levantamento que mapeou as condições de acessibilidade no Estado será apresentado hoje, na Faders. Realizado em conjunto com a Faculdade de Serviço Social da PUCRS, o estudo apontou a precariedade das políticas públicas para pessoas com deficiência nos municípios gaúchos. "Constatamos que as pessoas com deficiência são invisíveis para o Estado, apesar de constituírem uma população estimada em 1 milhão e meio", destacou a professora da PUCRS responsável pela pesquisa, Idilia Fernandes. Apenas 9% das prefeituras possuem um mapeamento dessa população, e 21% afirmam não saber. A maioria (69%) sequer respondeu à questão.

Mais da metade dos municípios nem mesmo tem conhecimento sobre horários dos ônibus adaptados (e não constam dados de um terço das prefeituras) ou as regiões por onde passam (31,3% não sabem e 75,6% se omitiram). Em relação a mobiliários e equipamentos adaptados, 65,5% não responderam. Na área da acessibilidade arquitetônica, 23% realizam adequações.

A responsável pela Faders, Rosane Arostegui de Azevedo, disse que o estudo teve a parceria do Programa Permanente de Acessibilidade da Ulbra, Famurs e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o apoio do CNPq. Os resultados sairão em livro. A coleta de dados foi on-line, pelo site da Famurs.


Fonte: Correio do Povo



CIDeF-UCS na COPA SC de Basquete em cadeira de Rodas


Equipe da CIDEF durante uma competição. Foto: CIDEF08/12/2011
De 8 a 11 de Dezembro acontece a 5ª Edição da Copa Santa Catarina. A competição será realizada na cidade de Brusque – SC.

Sete equipes participarão da copa e as partidas acontecerão no Ginásio do SESC.O critério de disposição dos Jogos será formado com rankeamento do ano anterior das equipes que participaram e as demais equipes sorteadas e dispostas nas chaves.

O Centro Integrado dos Portadores de Deficiência Física, integrado a UCS, será o único representante gaúcho na competição. A equipe contará com dois desfalques importantes: Evandro Campeol, afastado por lesão e Evair Ramos.

"Esta será uma oportunidade de competirmos em um nível mais elevado, pois a COPA SC é muito disputada. Além disso, mesmo com as dificuldades que enfrentaremos com os desfalques de Evair e Evandro, teremos possibilidade de oportunizar outros atletas do grupo". Destaca o técnico Tiago Frank.

Equipes participantes: SC – APEDEB (Brusque), AFADEFI (Balneário Camboriú), AFLODEF (Florianópolis), ÁGUIAS (Concórdia), OMDA (Florianópolis) , RS – CIDEF (Caxias do Sul), MS – Dourados (Mato Grosso do Sul).


Fonte: Cidef-UCS-Ditrento-Prefeitura de Caxias do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA