RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 29 de março de 2012

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Viva as diferenças!, de Mauricio de Sousa, está disponível para livre download

27/03/2012
Há alguns anos o desenhista Mauricio de Sousa dedicou um trabalho especial sobre uma personagem que nasceu com a síndrome de Down e que aparece numa história completa com toda a Turma da Mônica, ambientada em uma escola comum. Agora a história está disponível para download de todos os interessados no portal da turminha.

Clique na imagem abaixo, capa da revista, para fazer seu download.




Fonte: Revista Eletrônica Inclusive



Odair supera deficiência e ganha a vida em cima da bicicleta

28/03/2012
José Odair da Costa, morador de Cerquilho, trocou revolta pela diversão e foi destaque em vídeo promocional da Paraolimpíada de 2016

Por Gláucia Souza - Itapetininga, SP

Odair se exibe com a bicicleta, seu principal trabalho hoje. Foto: Carlos Alberto Soares/TV TEM.
Odair se exibe com a bicicleta, seu principal trabalho hoje. Foto: Carlos Alberto Soares/TV TEM.

Não é fácil ganhar a vida em cima de uma bicicleta no Brasil, um país em que o ciclismo está longe de figurar entre os esportes mais populares. E o que dizer então se o ciclista em questão nasceu com uma má formação congênita e precisa usar prótese numa das pernas?
Pois José Odair da Costa subverteu essa "ordem natural" e, sim, mesmo precisando de uma prótese na perna direita, ele não só anda de biclieta com desenvoltura como realiza manobras radicais e, sim, pode dizer que ganha a vida em cima da bicicleta.

Seu principal ganha-pão, hoje, são os shows, que Odair anuncia em seu blog. A habilidade em cima da "magrela" lhe rendeu um convite especial: participar vídeo que lançou a logomarca dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil.

O vídeo, que você pode ver abaixo, foi gravado em outubro do ano passado, e lançado durante cerimônia de inauguração da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Vídeo do Lançamento da Marca Paralímpica Rio 2016. Para deficientes visuais, clique aqui no link acessível.

">.

Ele conta que o convite veio depois que uma produtora viu seu blog e entrou em contato. Ele aceitou o convite e viajou até o Rio de Janeiro para as gravações, mas engana-se quem pensa que a tarefa foi pura diversão. Odair teve de treinar bastante, já que a bicicleta usada nas filmagens era diferente da que está acostumado a usar. As gravações demoraram um dia, e Odair conta com orgulho de sua participação.

- Eu nunca tinha pedalado em uma pista de ciclismo e em velocidade. Fiquei muito feliz. Quero ser chamado cada vez mais para participar de ações assim para incentivar outros deficientes. Precisamos mostrar cada vez mais que todos somos capazes de realizar o que quisermos. Eu já passei e sei que muitos outros ainda passam pelo sentimento de incapacidade. Temos mostrar que nada é impossível devido à deficiência - explica o ciclista.

Aprendizado difícil
Caçula de 11 filhos, Odair foi o único dos irmãos que nasceu com deficiência, e disse que demorou para aprender a lidar com as diferenças. Ele tem uma má formação congênita que desde a infância o obrigou a usar próteses.

- Eu não aceitava ser o único da minha casa a ser deficiente. Tive sérios problemas emocionais durante a infância e adolescência por conta disso. Eu queria poder usar bermuda, mas tinha vergonha das próteses. Também queria andar de bicicleta como todas as crianças, mas não conseguia - relembra.

Manobras de efeito são a especialidade de Odair sobre a bike (Foto: Carlos Alberto Soares/TV TEM).
Manobras de efeito são a especialidade de Odair sobre a bike (Foto: Carlos Alberto Soares/TV TEM).

Foi com o apoio da família que Odair conseguiu superar os obstáculos físicos e emocionais. Aos poucos, percebeu que conseguia fazer as atividades rotineiras de garotos, inclusive andar de bicicleta. Foi aí que ele ganhou a primeira bicicleta e começou a treinar manobras.

Hoje, ele utiliza uma prótese que é resistente e também permite os movimentos.

- Querei muitas próteses. Mas tudo o que eu tenho hoje, consegui a partir do momento que eu deixei de ter preconceito comigo mesmo. E ao fazer esporte, minha vida agora é outra. O esporte mudou a minha vida - conclui.


Fonte: globoesporte.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA