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segunda-feira, 21 de maio de 2012


Cidadão Digital: as facilidades dos serviços pela internet


E-gov e gama de serviços online permitem que o cidadão agilize sua vida com questões do governo e assuntos de utilidade pública


Caso você já tenha mais de 25 anos ou consulte um parente um pouco mais velho, poderá comprovar que num passado recente existia até mesmo uma brincadeira sobre "brasileiro amar uma fila". Dizia-se: "sujeito vê uma fila, não precisa nem saber para que se trata, já vai entrando de cara nela". Essa piada devia-se aos serviços cotidianos e governamentais, quase todos feitos exclusivamente de maneira presencial e burocrática. É claro que muitos serviços públicos e uma boa parte das questões do gênero nos levam às filas, ao deslocamento físico e à morosidade, mas os serviços online relacionados às atividades cotidianas, surgidos nos últimos 15 anos, facilitaram bastante as nossas vidas.
Os bancos de varejo, com certeza, despontaram com a tecnologia de acesso remoto, construindo e divulgando plataformas que permitem resolver as rotinas financeiras online. Posteriormente, o governo, em suas três esferas (União, Estado e Municípios), começou a informatização de boa parte de seus sistemas por meio de portais que fornecem uma série de serviços ao cidadão. O destaque no pioneirismo foi o da Receita Federal, que começou, em 1991, a receber declarações do imposto de renda em formulários digitais. A princípio tratava-se de uma novidade pitoresca, mas hoje a Receita está 100% informatizada, abolindo totalmente, em muitos casos, o uso dos formulários de papel. A partir dessa época, os serviços governamentais online ficaram também conhecidos como e-gov ou governo eletrônico (acrônimo de e-government).
O que é curioso nessa história não é só o avanço tecnológico, mas o fato de o cidadão médio desprezar, em sua maioria, boa parte dos serviços de e-gov. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por exemplo, apontou, em pesquisa recente, que apenas 35% dos brasileiros utilizam a grande rede como forma de obtenção de algum serviço público, enquanto que 60% ainda preferem o acesso presencial e o restante procura solucionar suas pendências e dúvidas via contato telefônico.
É por esse motivo que preparamos uma lista de serviços disponíveis na internet para o cidadão resolver os seus problemas diários, economizando tempo, evitando filas, deslocamentos e gastos desnecessários. Para fins didáticos, a matéria está dividida de acordo com a  funcionalidade de serviços para cada área da vida: primeiro, aquelesindispensáveis para as pessoas físicas e jurídicas. Em seguida, listamos serviços de utilidade pública em geral (que não são necessariamente governamentais).
É importante destacar que a metodologia empregada aqui leva em conta abranger todas as regiões do país, todavia alguns serviços regionais, como os municipais, por exemplo, não são uniformes e estão em patamares distintos de evolução tecnológica. Como dizia o filósofo: "sigam-me os bons!"




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