RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 2 de julho de 2012



Proteína de soja produz benefícios à saúde


Proteína de soja na dieta produz benefícios à saúde.

Muitas vantagens à saúde têm sido atribuídas às isoflavonas da soja, que são componentes de alimentos à base de proteína de soja, contudo, ainda não é claro o quanto as isoflavonas são responsáveis por esses benefícios.

Em um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores compararam os efeitos de uma dieta controlada com pouca gordura saturada, e dietas à base de proteína de soja, com alto e baixo conteúdo de isoflavona, no risco de doença arterial coronária. Comparadas à dieta de controle, ambas as dietas à base de soja melhoraram significativamente os perfis do colesterol de indivíduos e reduziram a pressão sangüínea sistólica nos homens. Não houve maiores diferenças entre as dietas à base de soja com alta e pouca quantidade de isoflavona nos lipídios sangüíneos e na pressão sangüínea.

Vinte e três homens e 18 mulheres na pós-menopausa com níveis de colesterol elevados participaram do estudo. Os voluntários alternaram três dietas, de cada uma com duração de 1 mês, que tinham quantidades muito baixas de gordura saturada. Na dieta de controle, os principais alimentos que continham proteína, tais como as carnes e os peixes, foram substituídos por lacticínios com pouca gordura e ovos. O leite de soja com pouca gordura e uma variedade de substitutos à base de soja, como cachorros-quentes de soja e hambúrgueres de tofu substituíram as fontes de proteína habituais nas duas dietas à base de proteína de soja. O peso corporal, os lipídios sangüíneos e a pressão sangüínea foram medidos antes e após cada dieta.

Após a dieta à base de soja, o colesterol total, a proporção de lipoproteína de baixa densidade (LDL) ao colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), as concentrações de homocisteína, e o risco cardiovascular geral foram menores do que aqueles que estavam na dieta de controle.

Além disso, as concentrações sangüíneas de LDL foram menores após a dieta com alta quantidade de isoflavona. A única diferença significativa entre mulheres e homens foi uma tendência em reduzir a pressão sangüínea nos homens após a dieta de isoflavona com alta quantidade de soja.

Uma grande extensão de efeitos pequenos mas benéficos foi associada à substituição de proteína de soja por alimentos à base de proteína animal nas dietas dos voluntários que não tiveram diferenças significativas entre as dietas com alta e pouca quantidade de isoflavona, indicando que mesmo os alimentos à base de soja com pouca quantidade de isoflavona podem produzir resultados favoráveis. O dois aspectos particulares do estudo foram a utilização de uma variedade de alimentos à base de soja para substituir as fontes habituais de proteína e as dietas à base de soja continuaram a melhorar os perfis do lipídio sangüíneo dos voluntários mesmo após o consumo de gordura saturada ser reduzido ao máximo.

FONTE: http://emedix.uol.com.br/not/not2002/02jul25nut-jcn-spi-soja.php ( American Journal of Clinical Nutrition, 25/07/02 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA