RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Projeto obriga escolas a oferecer condições de acessibilidade

15/08/2012
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3512/12, do deputado licenciado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que obriga as escolas de todos os níveis a oferecer condições de acessibilidade para estudantes com deficiência. A proposta também exige que os estabelecimentos escolares ofereçam mobiliário e equipamentos adequados a esses alunos.

Romero Rodrigues argumenta que, embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB –Lei 9.394/96) assegure a educação especial em todas as escolas, “há questões concretas que permanecem sem o devido encaminhamento, como as condições de acessibilidade e a adequação do mobiliário escolar e dos equipamentos de laboratórios”.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com a proposta que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06). O estatuto aguarda inclusão na pauta do Plenário.

Íntegra da proposta:
PL-3512/2012
Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli


Fonte: Agencia Câmara de Notícias




Retina artificial devolve visão à camundongo cego

15/08/2012
Por Charles Nisz

Dois cientistas do Weill Cornell Medical College mapearam o código neural da retina de um rato e acoplaram essas informações numa prótese de retina artificial e com isso, conseguiram restaurar a visão de um rato cego. A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os pesquisadores também mapearam a retina de um macaco - muito similar às dos seres humanos. Sinal que algo parecido pode ser feito no futuro com a retina humana. É um enorme avanço nas pesquisas contra a cegueira. Em todo o mundo, cerca de 25 milhões de pessoas são cegas por conta de problemas na retina.

As próteses atuais permitem que os usuários percebam nuances de luz e transitem pelos ambientes. A ideia do novo dsipositivo é restaurar a visão por completo. Segundo Sheila Nirenberg, chefe da pesquisa, "no futuro, os cegos usaurão um visor como o utilizado no seriado Star Trek" (foto). A luz recebida pelo visor será transformada em imagem por um chip de computador e então será enviada ao cérebro.

A visão ocorre quando a luz chega aos fotorreceptores da retina. Esses sinais são convertidos em impulsos neurais e, então, são enviados ao cérebro. O cérebro decodifica esses impulsos e traduz isso em imagens. A cegueira é causada por doenças que "matam" os fotorreceptores e destroem os circuitos associados.

O segredo para o sucesso da nova prótese é justamente "entender" como a retina manda as imagens para o cérebro. Para isso, eles usaram equações matemáticas para transformar a recepção de luz em impulsos neurais compreensíveis ao cérebro. (vi na Science Daily)


Fonte: Site Yahoo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA