RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

domingo, 23 de dezembro de 2012

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social

Diversos municípios aderem ao Plano RS Sem Limites

13/12/2012
Na oportunidade, o secretário Fabiano Pereira assinou o termo de adesão do Plano RS sem Limites em conjunto com a Faders e 42 cidades - Foto: Assessoria SJDH

Aproximadamente 300 pessoas participaram do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS, que ocorreu na manhã de segunda-feira (10), no Palácio da Justiça.

Promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), o encontro teve por objetivo apresentar o Plano Estadual RS Sem Limites e as formas de como os municípios podem fazer a adesão.

Na oportunidade, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, destacou a importância do plano para a implantação de ações nas cidades e o avanço das políticas públicas no Estado. "A adesão dos municípios ao plano é muito importante e espero que essa possa ser uma política pública transversal. Precisamos continuar avançando na garantia de direitos das pessoas com deficiência e em acessibilidade. Estamos no caminho certo e a rede deve estar integrada e bem articulada para continuar na luta por essa causa em todo o RS", acrescentou Fabiano.

Para a diretora-presidente da Faders, Marli Conzatti, o encontro foi de grande relevância já que 42 cidades aderiram ao RS Sem Limites. "Ficamos muito felizes com a adesão desses municípios ao plano e esperamos que as políticas públicas possam ser realmente efetivas. A Faders também tem esse compromisso de cada vez mais promover e divulgar ações em prol das pessoas com deficiência e altas habilidades", ressaltou ela.

Entre as ações previstas no plano, estão a implementação de salas inclusivas e serviços na área da saúde, inclusão social e tecnologia da informação. Participaram do fórum, integrantes dos poderes Executivo e Legislativo, representantes das prefeituras e técnicos da Faders.

Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
Av. Borges de Medeiros, 1501, 11º andar - bairro Praia de Belas - 90119-900 - Porto Alegre - RS -  (51) 3288 7373 |  (51) 3288 9358. Anexo:  (51) 3287 3200 - ramais 200/201/211/213/222
www.sjdh.rs.gov.br | sjdh@sjdh.rs.gov.br


Fonte: Assessoria Comunicação Social SJDH


Fórum discute acessibilidade e inclusão na perspectiva da família

13/12/2012
Na noite de ontem (11), foi realizado o “I Fórum Municipal de Gestão Democrática das Políticas Públicas da Educação: Acessibilidade e Inclusão na Perspectiva da Família”, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (Smed), com parceria do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul) , teve como tema de discussão central a perspectiva da família dos portadores de necessidades específicas sobre acessibilidade e inclusão, com a finalidade de oportunizar a gestão democrática das políticas públicas referentes à educação especial.

A abertura oficial contou com a presença das seguintes autoridades: secretária Municipal de Educação e Desporto (SMED), Mariluce Kurz Vieira; professor e doutor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho – NAPNE/Campus Visconde da Graça – IFSul; auditora Fiscal do Trabalho, Rosa Elaine de Abreu; professor e doutor Gilberto de Lima Garcias – UFPel; vereador Ademar Ornel (DEM); superintendentes de Ensino e Desporto e Lazer, Cássio Furtado e Paulo Coitinho; a coordenadora do evento e supervisora da Smed, Irone Lemos Nunes, e a responsável pelo serviço de orientação educacional, Vera Savedra.

Durante o evento foi exibido o curta-metragem tratando do tema da inclusão: Programa Assim Vivemos: Sobre o Amor

Participaram da mesa-redonda, titular da Smed, coordenadoras do CAPTA, Ingrid da Rosa e Débora Jacks, professor e doutor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho – NAPNE/ Campus Visconde da Graça – IFSul, vereador Ademar Ornel (DEM), professor e doutor Gilberto de Lima Garcias – UFPel, auditora Fiscal do Trabalho, Rosa Elaine de Abreu, e representantes de pais (Maria Eloísa Pereira da Cunha, Karen Rosane Scheer – presidente da AMPARO, Lucila Siqueira – psicóloga e intérprete de Libras, e Patrícia.

Após a apresentação das considerações dos participantes da mesa-redonda, foi aberta a participação do público presente.

Garcias falou sobre inclusão, sobre o conceito de deficiência e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. A auditora fiscal explanou sobre o mercado de trabalho para a pessoa com deficiência, sobre o LOAS e a importância da inserção destas pessoas para maior autonomia e autoestima.

Mariluce reforçou a importância da parceria escola/família e o trabalho desenvolvido pela Secretaria na gestão 2011/2012.

Ornel falou sobre a criação do cargo de cuidador e a necessidade deste suporte para as pessoas com deficiência.

Débora relatou as Políticas Públicas do Município para garantir o acesso e permanência dos alunos com deficiência na rede municipal, visando a qualidade do atendimento a todos os alunos na escola, ressaltando a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como um dos principais suportes ao desenvolvimento dos alunos.

As mães componentes da mesa fizeram relatos emocionados sobre a trajetória dos filhos, as dificuldades e as possibilidades que surgiram, e agradeceram o empenho da rede municipal na qualificação da inclusão.

Foram abertos espaços de discussão, em que os pais, mães e professores tiveram vez e voz. As famílias acreditam que muito se avançou e fortaleceram a parceria com a Smed/Capta.

Mariluce encerrou o evento agradecendo a presença e participação de todos no Fórum, ressaltando a importância da continuidade do trabalho realizado até o momento atual. A secretária foi homenageada pela mãe Eloísa com uma camiseta com a foto do filho Vítor (autista), sendo este um momento bastante emocionante no Fórum. Em agradecimento, Mariluce disse: “Já visto essa camiseta há bastante tempo. Isso significa que não estou nem a frente nem atrás, mas ao lado dos pais”, destacou.

“A intenção foi dar vez e voz aos pais, oportunizar a gestão democrática das políticas públicas referentes à educação especial. O Fórum teve como compromisso ouvir os pais e esquematizar estratégias para o atendimento a esta modalidade. É muito importante construir uma gestão pública a partir do olhar dos pais, pois estas são as pessoas que melhor conhecem nossos alunos, seus sonhos, angústias, fragilidades, possibilidades. O fórum atingiu o objetivo plenamente, pois permitiu que fosse feito um debate, uma reflexão sobre essa causa que nós abraçamos”, afirmou a titular da Smed.

“A minha percepção sobre o Fórum é que se criou um espaço de escuta e levantamento de demandas sociais sobre acessibilidade, inclusão e desenvolvimento social. A ideia é de que dessas demandas se faça uma inferência com relação às políticas públicas atuais dentro da temática” ressaltou o coordenador do NAPNE/CAVG.


Fonte: Prefeitura de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA