RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

www.stepaway-polio.com

Google+

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 9 de julho de 2013

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Quinze municípios do Médio Alto Uruguai aderem ao RS sem Limite


Marli Conzatti, de pé, falando ao microfone, no centro da bancada de abertura do encontro junto às demais autoridades. Crédito Adiles Lima.08/07/2013
O Médio Alto Uruguai participou do 113º Fórum Permanente da Política Pública para a Pessoa com Deficiência e Pessoa com Altas Habilidades nessa quarta-feira, dia 3, e 15 prefeituras da região aderiram ao RS sem Limite. Em torno de 300 pessoas estiveram presentes ao encontro realizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders). Comunidade em geral, gestores públicos, secretarias, Legislativo, Justiça, associações e profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social se reuniram resultando em uma grande mobilização pela acessibilidade e pela garantia de oportunidades às pessoas com deficiência.

“A grande presença de pessoas a esse Fórum é a manifestação concreta de que nos planejamentos dos gestores públicos, no caso, dessa região, deverão estar incluídos os direitos humanos”, enfatizou a diretora-presidenta da Faders, Marli Conzatti. Segundo ela, é necessário iniciar um novo tempo de afirmação de acessibilidade para chegar à universalidade, segundo preceitos da convenção da ONU.

Marli também falou do pioneirismo do Rio Grande do Sul em adotar o Plano Nacional Viver sem Limite, criando o RS sem Limite e frisou: “Somos diferentes, mas deficientes são os prédios, são as atitudes preconceituosas, as instituições de ensino sem acessibilidade”. Ela ainda citou o BPC Escola. “O programa possibilita que os professores façam um levantamento de sua escola, além de conhecer melhor a sua cidade, e ter uma visão mais ampla para planejar iniciativas nesse campo de ação”, salientou.

Alpestre, Ametista do Sul, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Novo Tiradentes, Pinhal, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito e Seberi, além de Jaboticaba que pertence a Rio da Várzea, assinaram o termo de adesão ao RS sem Limite. Representantes de Iraí, que faz parte da região, e de Ijuí, Santa Maria, Três Passos e Redentora também acompanharam a apresentação do Plano Estadual e os relatos e experiências trazidas por gestores, representantes de entidades sociais e profissionais da área.

O prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, apontou a seriedade e profundidade do Fórum e a importância da conscientização do tema pelos municípios. “Os números apresentados pela Faders são a prova de que temos de buscar os direitos das pessoas com deficiência para convivermos com uma sociedade mais justa. Essa realidade está bem à nossa frente e precisamos alcançar mais qualidade para a vida de todos os cidadãos”, comentou Leschewitz. “Hoje a nossa sociedade está mudando e essa política tem de ser vista como demanda instituída”, completou.

Acesse aqui as fotos do evento.


Fonte: Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA