RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Uma trajetória pela garantia dos direitos


Imagem de Marli Conzatti, vestido um casaco cor vinho, falando ao microfone. Foto Divulgação.23/10/2013
Marli Conzatti

Essa é a nossa luta há 40 anos: levar aos municípios do Estado políticas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência que, ao longo da história, têm sido sistematicamente colocadas em situação de invisibilidade social.

A partir dos anos 90 e da primeira década do século XXI, a história começou a mudar. Esse período está sendo marcado por importantes eventos mundiais, liderados por organizações de pessoas com deficiência. "Pessoa com deficiência" passa a ser o termo adotado por elas mesmas e por um número cada vez maior de adeptos a essa causa, com o intuito de frisar que não são "portadoras de deficiência" e que não querem ser tratadas dessa forma.

Muito importante nesse contexto foi também o reconhecimento do valor "pessoa" àqueles cidadãos com deficiência, porque assim eles passaram a receber o mesmo tratamento formal que já era atribuído aos demais membros da sociedade.

Duas grandes mudanças marcam essa nova fase. Primeiro, as PcD passaram a ser objeto de um crescente empoderamento, sendo-lhes cada vez mais reconhecido o poder pessoal de fazer suas próprias escolhas, tomar decisões e assumir o controle de suas vidas. Por outro lado, também passaram a ter a responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão plena de todas as pessoas, com ou sem deficiência.

Por todo o mundo, pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, sociais, econômicas e atitudinais que as excluem da participação plena e efetiva como membros iguais da sociedade. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta possuam algum tipo de deficiência - o maior grupo do mundo em situação de desvantagem social.

Neste mês de outubro, o governo do Estado abre as comemorações oficiais pelos 40 anos da Faders – Fundação que coordena e implementa políticas públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no RS.

São quatro décadas de dedicação e serviços onde cada integrante da Fundação empenha-se em assegurar os direitos das pessoas com deficiência. É claro que a hora é de comemorar, e muito. Mas é também o momento de convocar a todos os gaúchos e gaúchas a se incorporarem a essa importante empreitada. Nosso Estado é grande, mas fica ainda maior e mais justo quando inclui e iguala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA