RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

www.stepaway-polio.com

Google+

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

HCI capacita lideranças para programa de inclusão de pessoas com deficiência

02/05/2014
O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) que tem como marca o programa Jovem Aprendiz, com quatro turmas já formadas, começa agora, um novo programa de inclusão, desta vez, voltado para as pessoas com deficiências seja ela física, visual, auditiva ou mental leve. A ideia é oportunizar vagas dificilmente encontradas por essas pessoas no mercado de trabalho.

O primeiro passo foi quarta-feira, 29, quando 30 lideranças dos hospital foram capacitadas com treinamento específico in company sobre inclusão de PCD’s. A facilitadora foi Gisele de Oliveira consultora da Associação Brasileira de Recursos Humano, ABRH-RS. “ O objetivo do curso foi esclarecer e preparar a equipe sobre as especialidades da contratação de PCD’s, a fim de adequarmos a Instituição e os colaboradores para este trabalho. A sensibilização das lideranças ajuda muito na hora da contratação”, avalia Gisele Oliveira, que é portadora de deficiência visual.

As chefias que participaram da capacitação saíram do encontro entusiasmadas e o desafio inicial é formar um comitê de trabalho composto por equipe multiprofissional para elaboração, implantação e acompanhamento do programa. A coordenadora do setor de Desenvolvimento Humano da instituição, psicóloga Laís Sartor, acredita que não basta cumprir a legislação de cotas de PCD’s. “Se deve fomentar a cultura do trabalho com as diferenças e limitações e para isto iremos precisar da comunidade, a qual sempre apoiou o HCI. Este programa não é restrito ao Setor de Recursos Humanos da Instituição e sim de todos os colaboradores e da comunidade. Precisamos trabalhar juntos.” adianta Laís.

Conforme determinação da Diretoria do HCI, a gerente de Recursos Humanos, Elisabete Brandembrurg dos Santos, já assinala para o próximo dia 8 de maio uma reunião para a formação deuma equipe técnica multiprofissional para discutir as principais questões do programa. Foram convidados profissionais de diversas áreas do hospital que se relacionam de alguma forma com o tema da pessoa com deficiência, como recursos humanos, jurídico, medicina do trabalho, comunicação e marketing, terapia ocupacional, arquitetura e engenharia, segurança do trabalho e treinamento. “ Devemos respeitar as pessoas exatamente como elas são. O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos uma sociedade inclusiva” , finaliza Elisabete.

Fonte: Rádio Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA