RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Acessibilidade na comunicação e na informação é tema de encontro na UFSM

07/08/2014
Nesta terça-feira (5), os integrantes da Comissão de Acessibilidade da UFSM estiveram reunidos na sala 17A do Colégio Politécnico, para discutir a Acessibilidade na Comunicação e na Informação.

A coordenadora de Comunicação Social da UFSM e integrante da Comissão, Graziela Braga, ministrou palestra sobre o assunto, destacando que o novo site da Instituição atende as exigências do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, uma vez que a estruturação do mesmo segue a legislação e orientação do Governo Federal. Nesse sentido, ela destacou a inovação de inserir, de forma direta, na página na Web os links da TV Campus e da Rádio Universidade, o que proporciona maior interação com pessoas portadoras de deficiência, incrementando, por outras mídias que não só a virtual, o acesso à informação Institucional. A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Silvia Pavão, ressaltou ainda que o novo site da UFSM foi recentemente avaliado pelo MEC, quanto à acessibilidade,o que resultou em parecer excelente por parte dos avaliadores.

A Biblioteca Central,através da representante Maria Inez Figueiredo Figas Machado, apresentou as ações da mesma no Núcleo de Acessibilidade. Maria Inez expôs formas de atendimento a pessoas portadoras de deficiência e como os cursos da Instituição devem proceder com relação a bibliografias. A representante salientou que:

O Núcleo/Curso deve organizar os materiais a serem solicitados por semestre para cada aluno;
O aluno deve fazer o cadastro na Fundação Dorina Nowill;
O aluno deve solicitar o material em PDF à Fundação Dorina Nowill assim que receber a lista, podendo o aluno solicitar também o livro-falado
O atendimento das solicitações depende da disponibilização dos PDFs pelas editoras.
Segundo Maria Inez, as editoras disponibilizam a cópia do livro em formato PDF para a Fundação. Esta faz a distribuição e controle junto aos cadastrados. O acesso é individual e exclusivo para pessoas com deficiência visual.

Com relação a softwares e Lupa Eletrônica, ela destaca que a Biblioteca Central dispõe de Lupa Eletrônica na sala de Multimídia, oferecendo ainda computador com Virtual Vision, Dosvox e Audacity para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual. O computador é um empréstimo do Núcleo de Acessibilidade e atualmente localiza-se no salão de estudos.

Na reunião, houve também a apresentação da nova intérprete de LIBRAS, Renata Cassol da Rosa da Silva, que passa a fazer parte do grupo de oito intérpretes do Núcleo de Acessibilidade.

Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas no prédio 67, sala 1116; nucleodeacessibilidade@ufsm.br; http://w3.ufsm.br/acessibilidade/ ou 3220-9622.

Fonte: UFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA