Síndrome da fadiga crônica: o que é e como se trata?
A síndrome da fadiga crônica, SFC (ou CFS, segundo a sigla em inglês) é uma doença frequente e muito atual. A pessoa que sempre está fatigada ou cansada, não consegue realizar suas atividades com normalidade e não importa a quantidade de horas que durma, sempre sente sono, pode apresentar este quadro por períodos prolongados e é muito ruim para sua saúde. Conheça, neste artigo, um pouco mais sobre a Fadiga Crônica.
Sintomas e causas da Fadiga Crônica
Com relação aos sintomas mais recorrentes da síndrome da fadiga crônica podemos mencionar:
- Fadiga
- Dor de cabeça constante
- Dor de garganta
- Dor muscular em geral
- Áreas do corpo sensíveis ao tato (como as axilas ou o pescoço)
- Gânglios linfáticos inflamados
- Dores nas articulações
- Inchaço ou vermelhidão da pele sem ter sofrido golpes
- Perda de memória
- Problemas para memorizar
- Transtornos do sono
- Cansaço extremo ao se levantar
- Falta de vontade
- Sono excessivo
- Transtornos alimentícios
Nenhum estudo até o momento pode determinar quais são as causas que desencadeiam a síndrome da fadiga crônica, porém pode-se concluir que se deve ao sistema imunológico debilitado, um vírus, estresse, ansiedade e nervos à flor da pele, além da grande carga de trabalho durante longo período; pressões deste tipo, problemas na alimentação (falta de vitaminas, ferro e proteínas) e, claro, a depressão.
A SFC pode ser difícil de ser diagnosticada, já que em alguns casos, os médicos não a consideram uma doença, mas sim um conjunto de sintomas. O primeiro passo é consultar um médico especialista e, se possível, realizar um exame de sangue completo para determinar quais nutrientes estão deficientes no organismo.
As funções principais dos tratamentos para a fadiga crônica são dois: por um lado, aliviar os sintomas e, por outro, aumentar a imunidade.
Alimentos para aliviar a fadiga crônica
As opções naturais para tratar a síndrome da fadiga crônica são:
- Gengibre: tem propriedades antivirais que são úteis para o tratamento desta doença. Aconselha-se consumir uma infusão preparada com uma colher da raiz de gengibre para uma xícara de água, diariamente.
- Maca: a maca tem muitos benefícios para melhorar o sistema imunológico e evitar a fadiga ou cansaço. Tem propriedades que nos fortalecem. Consumir uma colher de maca em pó pelas manhãs no café da manhã, com um queijo fresco, torradas, café etc.
- Sementes de cânhamo: deve-se ao seu teor de magnésio. Comer um punhado durante o almoço, espalhar sobre a salada, as sopas, caldos, molhos etc.
- Pólen de abelha: é conhecido como um revitalizante por excelência. Aconselha-se para melhorar o desempenho físico e também para outros benefícios, tais como aumentar a fertilidade. Você pode misturar com própolis ou com mel para melhorar as propriedades que tem sobre o sistema imunológico. Consumir uma colher em jejum diariamente.
- Caldo de frango ou galinha: é preparado com as patas do frango (ou galinha) para aproveitar as propriedades de dois componentes chamados carnosina e anserina. Ambos melhoram as defesas e ajudam a regular o estado de ânimo. Para isso, é que se usa há séculos para tratar fadigas, tanto físicas quanto mentais. Deve-se consumir uma xícara ou prato por dia durante quatro semanas.
Remédios caseiros e populares para a fadiga crônica
- Colocar duas colheres da planta astragalus em uma xícara com água fervente. Fechar e deixar esfriar um pouco. Beber duas vezes ao dia. Recomenda-se para fortalecer o sistema imunológico quando está enfraquecido.
- Ferver duas colheres de equinácea e uma xícara de água. Retirar do fogo e deixar esfriar. Beber uma xícara por dia durante quatro semanas, no máximo. Não usar em caso de estar grávida. Serve para fortalecer as defesas do organismo.
- Bater uma xícara de leite de soja com uma colher de amendoim (não salgado). Beber essa batida diariamente. É uma grande fonte de energia natural, mas deve ser evitada caso se apresente problemas com sobrepeso ou obesidade, porque é bastante calórico.
- Verter duas colheres de gingko biloba em uma xícara de água fervente. Fechar e deixar esfriar um pouco. Beber uma xícara por dia para aumentar a irrigação cerebral, evitando a falta de memória ou a concentração.
- Em um frasco hermético deixar macerar por 10 dias, dois gramas de canela em pau, um cravo-da-índia e a casca de um limão. Adicionar 400 gramas de mel e um litro de água. Ferver até que se reduza pela metade. Esperar que esfrie completamente antes de consumir.
- Ferver por 10 minutos uma colher de canela em pó, uma colher de raiz de gengibre, oito sementes de cardamomo, uma colher de mel, duas colheres de maca e um litro de água. Retirar do fogo e deixar esfriar. Beber uma xícara pela manhã e outra ao meio-dia. É um dos melhores remédios revitalizantes para os pacientes com fadiga crônica.
- Colocar o suco de duas cenouras e de uma maça no liquidificador. Você pode prepará-los previamente batendo no liquidificador esses dois alimentos e 2 colheres de água. Misturar em um recipiente uma colherzinha de pólen, uma de mel e outra de alecrim até formar uma pasta. Adicionar ao suco. Adicionar uma colher de gérmen de trigo e outra de levedura de cerveja, beber pelas manhãs.
Recomendações para evitar a fadiga crônica
- Procure um médico assim que sentir diferentes sintomas ou se façam mais frequentes do que de costume.
- Procure separar o horário de descanso do horário de trabalho.
- Evitar o consumo de álcool ou bebidas com cafeína (refrigerantes, café etc.)
- Reduza o estresse o máximo que conseguir, faça meditação, yoga, massagens etc.
- Dormir oito horas por dia.
Mais informação em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário