DOAÇÃO DE LEITE HUMANO
A importância do leite materno
O leite materno é um alimento completo, ou seja, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). A digestão do leite humano é mais fácil do que a de qualquer outro leite e com ele a criança se desenvolve com mais saúde, pois é rico em anticorpos que a protegem de muitas doenças, como diarreias, infecções respiratórias, alergias, além de contribuir para a diminuição do risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Estatística importante: Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo, por causas evitáveis.
Quem se beneficia com a doação de leite materno?
A doação de leite humano é importante porque pode beneficiar bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães.
Curiosidade: Com 1 litro de leite materno é possível alimentar até 10 recém-nascidos por dia!
Como o Banco de Leite Humano pode contribuir?
Os Bancos de Leite Humano (BLH) são responsáveis pela promoção do aleitamento materno seguro. Eles realizam atividades de coleta, processamento (análise e pasteurização) e rigoroso controle de qualidade do leite em suas três principais fases: leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro. Por fim, distribuem o leite para os recém-nascidos internados, de acordo com prescrição do médico ou nutricionista.
Observação: Há bancos de leite em todas as regiões do Brasil.
Quem pode contribuir com a doação de materno?
Todos podem contribuir com a doação de leite. Vidros com tampa de plástico para o armazenamento do leite também podem ser doados para os bancos de leite humano. É importante incentivar as mulheres que estão amamentando a procurarem o banco de leite humano mais próximo ou ligarem para o Disque Saúde 136 para obter mais informações.
A doação de leite humano pode salvar a vida de muitas crianças!
______________________________
Favor não responder este e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário