Dor no nervo ciático: O que é? Causas, sintomas e como tratar
Você já sentiu essa dor? A dor no nervo ciático (também chamada, simplesmente, de Ciática) é, na verdade, o próprio sintoma de outros problemas.
Qual a função do nervo ciático?
Essa estrutura está localizada desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos, até alcançar o dedo maior do pé. Estendendo-se, portanto, desde a coluna lombar até os pés. O nervo ciático que é considerado o maior do corpo humano é o grande responsável pelo movimento dos músculos da perna, além de viabilizar as sensações.
O que causa a dor no nervo ciático?
Qualquer tipo de dano ao nervo ciático (lesão, pressão, inflamação) pode resultar em dor ciática. O problema tende a ocorrer dentro do canal espinhal ou mesmo em qualquer ponto do percurso que o nervo faz. O anel que circunda o disco intervertebral pode acabar rompendo em virtude da pressão gerada sobre ele, o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo, caracterizando a dor. E o que pode causar essa pressão? Algumas das principais causas são: tumores, deslizamento de vértebras, estenose da coluna lombar, traumas, hérnia de disco, anomalias congênitas, síndrome do músculo piriforme, osteoartrite, dentre outras.
Além da dor, existem outros sintomas que acompanham a Ciática?
Os sintomas vão depender de cada caso, mas, normalmente, a dor ciática ocorre com maior frequência de um só lado do corpo (nesse caso, o lado afetado pode parecer mais fraco que o outro). Outros sintomas incluem: dormência, perda de sensibilidade, fraqueza muscular, diminuição dos reflexos da região afetada, formigamento ou sensação de queimação, dores irradiadas da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna. Todos os sintomas podem aumentar com o envelhecimento, uma vez que as estruturas da coluna já aparecem bem mais desgastadas com a medula espinhal e as raízes que dão origem aos nervos comprometidas.
Como tratar a dor ciática?
O primeiro passo é identificar e corrigir a causa que provocou a compressão do nervo. O programa fisioterapêutico desenvolvido pelo ITC Vertebral já alcançou sucesso no tratamento de muitos pacientes acometidos por doenças na coluna vertebral, inclusive, a dor ciática. O método utilizado é denominado RMA (Reconstrução Músculo-Articular) da Coluna Vertebral, sem intervenção cirúrgica e utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Vertebral e Exercícios de Pilates ou Musculação.
Previna-se da dor ciática!
– Evite saltos muito altos;
– Não realize movimentos bruscos com a coluna vertebral;
– Procure sempre manter a boa postura;
– Ao erguer um peso do chão, flexione os joelhos;
– Seja praticante de exercícios físicos que ajudam a fortalecer a musculatura do corpo inteiro.
http://fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/dor-no-nervo-ciatico-causas-sintomas-como-tratar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário