RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

domingo, 6 de setembro de 2015

Ações de acessibilidade no Parque da Harmonia

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Ações de acessibilidade no Parque da Harmonia


Dilceu Junior e Gisele Hübe fazendo a guarda da chama. Foto: Divulgação.16/09/2011
A terça-feira (13/09) foi histórica no Parque da Harmonia, onde ocorrem os festejos da semana Farroupilha. O horário de guarda da Chama Crioula do início da noite teve a inédita participação de pessoas com deficiência. A Miss Brasil Deficiente Visual Gisele Hübe e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEPA) Dilceu Junior guarneceram com muita dedicação a chama.

Para Gisele, “A Chama Crioula representa a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de sua história. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser. Estou orgulhosa de estar participando deste momento de afirmação do protagonismo das pessoas com deficiência.”

A ação faz parte da Campanha Gaúcha de Acessibilidade “Siga essa ideia tchê”, uma ação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (FADERS) e Associação Assistencial e Recreativa dos Servidores da Secretaria de Justiça e Segurança do Estado do Rio Grande do Sul (ADESI).

Para Gilberto da Rosa, presidente da ADESI, que através do Piquete Segurança dos Pampas pautou a acessibilidade como um dos temas centrais “no momento que garantimos, por exemplo, banheiro adaptado e rampa em nosso espaço, facilitamos a vida e a participação de pessoas que também gostam da cultura gaúcha. Investir em acessibilidade é pensar em uma sociedade mais justa e fraterna.”

O espaço, situado no Lote 171, é referência para as pessoas com deficiência. Segundo Dilceu Junior, “Estamos fazendo história no Harmonia. Sinto-me muito feliz por estar podendo mostrar que as pessoas com deficiência pode sim fazer a diferença.”

O chefe de gabinete da FADERS, Jorge Amaro disse que o Rio Grande do Sul precisa entender que as mais de 1,5 milhão de pessoas com deficiência necessitam de visibilidade nas políticas públicas e nas ações da sociedade.

Garantir acessibilidade é um dever moral que devemos ter como princípio básico de todos nós. É importante citar a parceria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) para usarmos a arte da campanha nacional de forma regionalizada."


Fonte: ACOM Faders

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA