Em reunião na ANAC, Carlos Gomes pede mais acessibilidade no transporte aéreo
08/04/2016
As demandas por acessibilidade no transporte aéreo foram tema de encontro, em Brasília, nesta quinta-feira (7) entre o deputado federal Carlos Gomes (PRB); o presidente do Conselho Consultivo da Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para PcD e PcAH do Rio Grande do Sul (Faders Acessibilidade e Inclusão), Marquinho Lang, e o gerente de Operações da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Lima.
Lang, que é cadeirante e na reunião também representou o deputado estadual Sergio Peres (PRB), destacou que entre as principais dificuldades enfrentadas estão a falta de adaptação dos banheiros e as condições de embarque e desembarque das aeronaves. “O problema atinge diretamente todas as pessoas com deficiência que precisam se deslocar em busca de atendimento na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em diferentes estados do Brasil”.
Marcelo Lima esclareceu que entre as ações previstas pela ANAC estão a criação de um programa de fiscalização do cumprimento de práticas de acessibilidade pelas companhias aéreas, a mobilização junto ao Governo Federal para a liberação de verbas para investimento em infraestrutura adaptada nos aeroportos brasileiros, além da realização de um estudo, desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), de São Paulo, que diagnosticará as condições oferecidas às pessoas com deficiência nos trinta terminais aéreos mais movimentados do país.
Lima convidou Marquinho Lang para participar do projeto como voluntário. A pesquisa deverá culminar na elaboração de um projeto de lei que deverá regular as normas de acessibilidade a serem cumpridas pelas empresas de transporte aéreo em todo o território nacional.
Fonte: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Assessoria de Comunicação deputado Carlos Gomes