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sexta-feira, 21 de julho de 2017

Altas habilidades e universalização da educação motivam diálogo entre Faders e Ulbra

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos HumanosCartilha Atitudes que fazem a diferença com Pessoas com Deficiência - Faders/SJDH

Altas habilidades e universalização da educação motivam diálogo entre Faders e Ulbra


Autoridades dialogam sobre altas habilidades e superdotação. Logo após, um termo de cooperação foi assinado. 20/07/2017
Seguindo a linha de ação que vem desenvolvendo, no sentido de colocar a temática Altas Habilidades/Superdotação como um conceito a ser ampliado no âmbito da educação, a Faders Acessibilidade e Inclusão recebeu representantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na tarde desta terça-feira (18). A reunião contou com a presença do presidente da fundação, Roque Bakof; do reitor da universidade, Marcos Fernando Ziemer; do pró-reitor acadêmico, Pedro Antonio González Hernández; do coordenador de acessibilidade da Ulbra, Laino Schneider; do diretor do curso de extensão da universidade, Gustavo Becker; e do representante da área de acessibilidade da instituição de ensino, José Luiz Galvão.


Durante o encontro, o presidente Roque Bakof, fez uma ampla exposição sobre a temática das altas habilidades, chamando à atenção no sentido de que os estudos apontam que entre 3.5 e 5% das pessoas possuem indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, e que devemos olhar estes números como muita atenção, pois eles nos indicam que estes potenciais humanos não podem ser desconsiderados ou sub avaliados. O tema e as ideias propostas foram bem recebidos pelos representantes da Ulbra. Com isso, as partes levantaram a possibilidade de realização de um evento em parceria, realizado na sede da universidade, para debater sobre o assunto.

Ao longo da reunião, as autoridades assinaram o um termo de cooperação. O presidente da Faders, Roque Bakof, destacou a importância da maior propagação do conceito da acessibilidade, da inclusão e das altas habilidades. “Nosso papel é, como órgão gestor da política pública estadual, buscar capacitar quem irá fazer o atendimento para pessoas com deficiência e com altas habilidades, por isso estamos promovendo um grande número de interiorizações, destacando a importância de todos nos incluirmos na sociedade. Ainda nos falta, como seres humanos, a criação de um conceito de acessibilidade e inclusão, pois isso define como abordamos e encaramos cada temática relacionada a isso. Certamente o apoio de uma instituição como a Ulbra nos auxiliará na propagação deste conceito tão relevante para a comunidade gaúcha”, disse Bakof.

Na visão do reitor da universidade, Marcos Fernando Ziemer, a parceria com a Faders Acessibilidade e Inclusão ajudará no processo de readequação pedagógica da instituição de ensino. “O importante dessa parceria é gerar cooperação e avanços para ambas as partes. Estamos melhorando nosso modelo de aprendizagem e debatendo temas para a nossa readequação pedagógica. Certamente temáticas como altas habilidades e superdotação serão debatidas e analisadas por nós, buscando sempre formas de qualificação para nossos profissionais”, afirmou.

O pró-reitor acadêmico da Ulbra, Pedro Antonio González, destacou que o apoio da Faders Acessibilidade e Inclusão será vital para a universidade atingir seus objetivos. “Temos grandes desafios na construção de um novo processo pedagógico. Para isso, necessitamos de ajudas técnicas e parcerias. Por isso, contamos com a Faders para estar conosco nesta etapa de universalização da nossa educação, visando garantir uma sociedade e uma universidade mais acessível para todos”, salientou.



Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

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