RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 2 de julho de 2018

COMDEPA solicita acessibilidade no Mercado Público

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos HumanosPDF Cartilha Atitudes que fazem a diferença com Pessoas com Deficiência - Faders/SJDH

COMDEPA solicita acessibilidade no Mercado Público


29/06/2018
Relatório do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA) indica falhas de acessibilidade e inclusão nas áreas externas e internas do Mercado Público. O documento, entregue à Faders - Acessibilidade e Inclusão e à Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na quinta (28), deve ser encaminhado também ao Ministério Público (MP/RS) e à prefeitura.

Desníveis nas calçadas, poucos pisos táteis ou podotáteis, degraus nos acessos às lojas, falta de rampas, balcões elevados, inacessibilidades atitudinais foram descritos em detalhes no documento – que inclui fotos – após uma vistoria feita em maio, com diversos agentes que trabalham em prol da acessibilidade no Rio Grande do Sul.

“Estamos fazendo a entrega do que encontramos: buracos, banheiros sem condições, falta de placas indicando a acessibilidade. Vamos mandar o MP, já sabendo que eles já têm protestos registrados contra o Mercado Público”, disse Liza Cenci, presidente do COMDEPA. Liza afirmou que o próximo passo é abrir diálogo com o promotor do MP, que auferiu avanços de acessibilidade no Cais do Porto.

Para Alvoni Medina, presidente da Frente Parlamentar, as questões de acessibilidade arquitetônica têm que ser resolvidas desde a liberação de funcionamento do estabelecimento. “A função da Frente Parlamentar é ser uma ferramenta de busca de melhorias para a sociedade. As gestões não podem ser só políticas. Tem responsabilidade quem libera.”

Nelson Khalil, do COMDEPA, citou a lei que diz que toda propriedade, mesmo que vise o lucro, deve exercer função social; e lembrou de solicitações de reparos feitas por ele há meses, que seguem sem previsão de resolução.   

“Se não vamos resolver todos os problemas, ao menos vamos dar atenção àqueles que estão pedindo atenção. O gestor deve ter humildade de entender que há lógicas que não são as dele. E a acessibilidade é uma delas. Só um cadeirante sabe o que é ter que passar por um local sem acesso. Assim, é preciso ouví-lo e atendê-lo. Essa é a ideia das Rotas Acessíveis, propostas pela Faders”, disse Roque Bakof, presidente da Faders.

A próxima blitz da acessibilidade marcada pelo COMPEDA, será no “Camelódromo”, no Centro de Porto Alegre, no dia 5 de julho, às 9h.


Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA