RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Angola: Eclosão da poliomielite ameaça estados vizinhos

Angola: Eclosão da poliomielite ameaça estados vizinhosPDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
SEXTA-FEIRA, 01 OUTUBRO 2010 15:48
Maputo, 01 Out(GMN) – O persistente surto da poliomielite, em Angola, é agora uma questão de interesse internacional e as autoridades de saúde locais devem intensificar os seus esforços para acabar com a sua propagação, disse, nesta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS), citada pela agência de notícias Reuters.
O porta-voz da OMS para a erradicação da poliomielite, Sona Bari, disse que o surto do vírus paralisante, que teve início, em 2007, depois de Angola ter ficado livre da poliomielite, durante seis anos, agora está a ter “consequências internacionais” se não for interrompido.
Bari disse que, até o momento, neste ano, Angola teve 24 casos de poliomielite, um vírus que ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível, acrescentando os 29 casos diagnosticados, em 2009, e outros 29, em 2008.
“É o único surto em expansão em todo continente africano, espalhando-se tanto, em Angola, bem como, na República Democrática do Congo”, disse Bari, durante uma entrevista telefónica, acrescentando que o surto, “ é uma grande ameaça aos países vizinhos”.
A República Democrática do Congo teve 15 casos da doença até o momento, este ano, depois de ter registado apenas três casos em todo ano de 2009.
A OMS, UNICEF, Rotary Internacional e os Centros dos Estados Unidos para o Controle e Prevenção vêm trabalhando juntos, desde 1988, para erradicar a poliomielite, no entanto, a sua meta inicial do ano de 2000 revelou-se demasiado optimista.
Um grupo de quatro países composto por, Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, continuam sendo países endémicos da pólio, já que tem sido incapazes de eliminar a doença por completo. Outros países, como Angola conseguiram deter o surto temporariamente.
Bem como a sua persistência nos países endémicos, o vírus pode ser importado das áreas endémicas e causar novos surtos, tal como a registada em Angola, uma outra maior ainda, no Tajiquistão, aonde a OMS diagnosticou um total de 458 casos até o momento, só neste ano(X)R/GMN/AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA