RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Acesso facilitado aos benefícios e serviços do INSS

Acesso facilitado aos benefícios e serviços do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atua para garantir a renda do trabalhador e de sua família nos momentos de incapacidade laborativa ocasionada por doença, acidente, gravidez, prisão, velhice e morte.
Compete ao INSS reconhecer os direitos e promover todos os meios para que os trabalhadores tenham acesso aos benefícios previdenciários.
Atualmente, o Instituto está presente em quase mil municípios brasileiros, numa rede de atendimento que chega a 1.122 agências – estrutura sustentada por 40 mil servidores públicos que atendem mais de 4 milhões de pessoas todos os meses.

Estamos expandindo o número de unidades da rede. As novas agências estão sendo construídas de norte ao sul do país, em municípios com mais de 20 mil habitantes. Em breve, serão 1.840 unidades fixas, facilitando o acesso dos segurados aos serviços previdenciários.
Esta Carta de Serviços dará mais visibilidade e transparência aos serviços e canais de atendimento do INSS e servirá para que todos os cidadãos e cidadãs possam conhecer os critérios de acesso aos benefícios previdenciários.

A Previdência Social é patrimônio dos trabalhadores brasileiros e suas famílias.
  • Nossa Missão
Garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com objetivo de promover o bem-estar social.
  • Nosso Segurado
Todo cidadão e toda cidadã, a partir de 16 anos de idade, que contribui mensalmente com a Previdência Social é chamado segurado ou segurada e tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS.
  • Compromissos com o atendimento
Com o objetivo de prestar o melhor serviço aos cidadãos brasileiros, o INSS firmou os seguintes compromissos de atendimento:

Concluir os requerimentos iniciais de benefícios previdenciários no prazo médio de até 45 dias. Nos casos em que o cadastro e todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador estiverem devidamente comprovados, o benefício será concluído no ato do atendimento.

Analisar os requerimentos iniciais de benefícios urbanos em um tempo médio de até 30 minutos e, nos casos de benefícios rurais, de até 60 minutos.
Manter o atendimento ao público de segunda a sexta-feira por um período de até 10 horas ininterruptas, de acordo com as peculiaridades locais.

Avisar, por correspondência, ao segurado que alcança as condições para aposentadoria por idade.

Garantir o pagamento dos benefícios a partir da data do agendamento, observados todos os requisitos exigidos pela legislação.

Garantir agilidade no atendimento ao cidadão, em horário previamente agendado, obedecidos os prazos previstos para cada serviço.

Garantir pontualidade no pagamento dos benefícios previdenciários.

Garantir atendimento preferencial a gestantes, lactantes (ou seus acompanhantes), pessoas idosas, com deficiências ou amparadas por dispositivos legais específicos.

Garantir que os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) possam ser utilizados, para todos os efeitos, como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, comprovação de tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição.

Garantir que municípios com mais de 20 mil habitantes sejam contemplados com, no mínimo, uma unidade de atendimento da Previdência Social.

Garantir agendamento automático de Perícia Médica, após o requerimento do auxílio-doença.

Garantir o acompanhamento do desempenho das Agências da Previdência Social, em tempo real, por meio das salas de monitoramento do atendimento.

Atenuar os efeitos da incapacidade laboral por meio de programas de reabilitação profissional.

Garantir o empenho dos servidores do INSS no auxílio ao cidadão em suas necessidades, orientando-o e prestando atendimento com respeito e cortesia.

Garantir aos segurados o atendimento e todos os direitos previdenciários, mesmo quando os sistemas automatizados estiverem inoperantes, por meio do protocolo de benefícios de forma manual ou remarcação do atendimento.

Manter as unidades de atendimento com identificação visual padrão e preparadas de acordo com as normas de acessibilidade, segurança e limpeza.
  • Canais de Atendimento
Nos canais eletrônicos – Central 135 ou Portal da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br) – é possível agendar o atendimento, obter informações sobre os documentos necessários para requerer benefícios, além de endereços e horários das Agências da Previdência Social.

O agendamento é obrigatório para o requerimento de benefícios. O atendimento nas agências é realizado no dia, horário e local marcados.

O atendimento pela Central 135 é gratuito, de telefone fixo ou público. Se a ligação for feita de telefone celular, o custo é o de ligação local.

Os operadores atendem das 7 horas às 22 horas, de segunda-feira a sábado. Durante o horário de verão, das 8 horas às 23 horas, sempre pelo horário de Brasília. É possível acessar o atendimento eletrônico da Central durante 24 horas.

Os atendentes da Central 135 entram em contato com o segurado para confirmar o agendamento.

Pela Central, o INSS também realiza pesquisa de opinião visando ao aperfeiçoamento dos serviços.

Cadastro de Informações dos Segurados e reconhecimento de direitos previdenciários 
O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS contém informações cadastrais, vínculos empregatícios, remunerações mensais e contribuições de todos os trabalhadores brasileiros. Mensalmente, as empresas atualizam as informações dos seus empregados por meio da GFIP – Guia do FGTS e Informações à Previdência Social.

Os dados armazenados no CNIS são utilizados para o reconhecimento de direitos previdenciários, com base na legislação. Se as informações estiverem corretas, basta o segurado apresentar um documento de identificação com foto para que a carta de concessão do seu benefício seja emitida no ato do atendimento (exceto em situações nas quais a Lei exige que o INSS solicite documentos complementares).

Segurados e seguradas da Previdência Social têm até 30 dias para apresentar documentos, se os dados estiverem incorretos.
  • Extrato Previdenciário 
O Extrato de Informações Previdenciárias contém os vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. É fornecido nas Agências da Previdência Social e acessado pelo Portal da Previdência Social, mediante senha (informações na Central 135).
Correntistas do Banco do Brasil imprimem o Extrato Previdenciário nos terminais de autoatendimento ou no portal do banco na internet.
 
  • Atualização de dados
É importante o acompanhamento das informações do Extrato Previdenciário. A qualquer momento, é possível solicitar a inclusão, exclusão ou correção dos dados no CNIS, mediante a apresentação de documentos. A atualização é fundamental para o reconhecimento dos direitos previdenciários.
 
  • Aviso de Aposentadoria por Idade
Dados atualizados no CNIS possibilitam ao INSS o envio de Aviso de Aposentadoria por Idade à residência do segurado da área urbana informando que é possível requerer o benefício após o aniversário de 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens).
Mesmo que não receba a correspondência, o segurado ou a segurada que atender às condições pode solicitar o benefício a qualquer tempo.
 
  • Pagamento de benefícios
O pagamento dos benefícios previdenciários é realizado por instituições bancárias contratadas pelo INSS. Os segurados serão informados, na Carta de Concessão, sobre as obrigações das instituições financeiras relativas ao pagamento dos benefícios.
A data do pagamento segue cronograma divulgado anualmente (confira no seu banco, nas Agências ou no Portal da Previdência Social na internet).
O atendimento da Previdência social é gratuito, simples, seguro e dispensa intermediários.


Ouvidoria da Previdência Social

Recebe reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões referentes aos serviços e ao atendimento do INSS. Ligue para a Central 135 ou acesse o endereço eletrônico (www.previdencia.gov.br).

O INSS não encaminha e-mail, nem liga para o segurado solicitando dados pessoais e do benefício.
O atendimento da Previdência Social é gratuito, simples, seguro e dispensa intermediários

9 comentários:

  1. como faço para ter acesso as pessoas potadoras de sindrome pos polio ?

    ResponderExcluir
  2. atraves dos blogs que existem e tambem no laboratorio de NEUROMUSCULAR-UNIFESP na cidade de SÃO PAULO onde foi iniciado o diagnostico das pessoas que tem SPP e é dado um atendimento por equipe multidiciplinar com toda a orientação e encaminhamento para exames complementares tudo isso feito pelo SUS.
    Grande e fraternal abraço

    ResponderExcluir
  3. obrigado por me dar devida atençaõ mas qual o endereço telefone etc do laboratorio unifest
    e como faço para marcar consulta sou de suzano
    bjs e grata

    ResponderExcluir
  4. Este é o endereço para marcar avaliação de SPP
    UNIFESP Avaliação de Síndrome Pós-Poliomielite

    AGENDE ANTES Ligue com o cartão do SUS em mãos

    As 2º, 4º e 6º feiras das 9:00 às 15:00h

    Local: Rua Estado de Israel,899
    Fone: (11) 5571 3324 Vila Clementino - São Paulo
    Paralela a Rua Sena Madureira na altura da Marinha.

    Tenha boa sorte e que suas duvidas sejam sanadas.
    Grande e fraternal abraço

    ResponderExcluir
  5. é mesmo,o verdade que a sindrome pos polio agora faz parte o cid que da o beneficio aos portadores
    pois sempre que entrei com o pedido do beneficio recebi alta mesmo com laudos medicos comprovando a incapacidade
    forte abraço me ajude por favor

    ResponderExcluir
  6. sim . agora a organização mundial da saude classifica a sindrome pos polio como doença e a mesma deu o cid: G14 que procurando na internet ja falam e os medicos nao mais poderao dizer que nada sabem. no inss os medicos peritos na sua grande maioria ja conhecem a spp e tendo laudo falando corretamente da doença poderão conceder beneficio.
    Caso ainda nao tenham o conhecimento voce podera solicitar uma junta onde deverão providenciar medico com o conhecimento da spp.
    LUTAR SEMPRE. DESISTIR JAMAIS.

    ResponderExcluir
  7. obrigada por seu carinho vc me ajuda muito com sua sabedoria
    deus te proteja muito
    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. paulo eu procurei esta semana uma neurologista e ela disse que todos estes recurços .direitos , mudança do cid e tudo boato de internet dai so chorei naõ vejo saida para mim , vou ligar amanha para a unifest axo que la serei acolhida pois estou piorando a cada dia bj grande na alma meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca devemos bater de frente com pessoas que pararam no tempo,nada fazem para a conquista de novas informações para uso em sua vida profissional, são pessoas que somente estão ali para receber seus proventos e nada fazem para o povo. Eles deveriam ler melhor e assim ter as devidas informações da mudança do codigo CID que foi aprovado pela OMS para a SPP sendo que o proprio INSS já preparou e continua a preparar seus médicos peritos para agir junto aos que possuem a SPP e eles proprios tem o conhecimento do novo codigo CID G14. Voce tendo em maos todos os exames que comprovem a incapassidade fica mais facil. Tente obter maiores informações junto a equipe da UNIFESP laboratorio da NEUROMUSCULAR para quais exames voce deve fazer. Grande e fraternal abraço. LUTAR SEMPRE,DESISTIR,JAMAIS

      Excluir

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA