Buerger: O mal das pernas cansadas
A doença de Buerguer é um tipo de trombose inflamatória que afeta basicamente as artérias e as veias das pernas e dos braços, e devido à redução do fluxo sanguíneo as dores nas extremidades são inevitáveis.
Embora não exista defnida ainda um causa, alguns estudos relacionam a doença de Buerger com a inalação das toxinas do cigarro. Afeta tanto homens quanto mulheres, e a idade mais frequente de aparecimento da doença é entre os 20 e os 45 anos.
O tratamento visa reduzir as diferentes complicações associadas à trombose. Reduzir o peso e deixar de fumar são atitudes inteligentes por parte dos doentes.
Os sintomas são:
- Dores, cãibras ou fadiga nos pés e nas mãos;
- Pés e tornozelos inchados;
- Mãos e pés frios;
- Alterações da pele nas zonas afetadas com formação de úlceras;
- Variações na coloração da pele.
Inchaço nas pernas
O inchaço nas pernas é um incômodo muito comum em pessoas com mais de 40 anos e esse mal atinge principalmente os sedentários. Para combater este mal uma boa dica é comer alimentos que tenham ação diurética como a melancia, o melão e o pepino, um suco diurético é uma boa opção.
E apesar de não parecer, quando mais água consumir, melhor, seja ela natural, nos sucos ou nos chás, o importante é hidratar bem o organismo. Outro segredo importante está em comer alimentos que melhorem a função intestinal, como as fibras, estas combatem os radicais livres e ajudam a eliminar toxinas.
O acúmulo de líquidos no corpo é causado por um sistema circulatório deficiente e se ela não for devidamente tratada pode provocar problemas mais graves como o aparecimento de trombos e de problemas na pele das pernas e dos pés.
Não deixe de ler também: Pés e mãos inchadas, o que fazer?
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é a necessidade irresistível de mexer as pernas e pode ocorrer logo depois de ir para a cama ou durante toda a noite, interferindo com a capacidade de dormir bem.
Existem dois tipo de manifestação dessa síndrome dão elas primária ou secundária. Na primária a causa pode não ser encontrada e é comum outros membros da família também sofrerem com a doença.
Na forma secundária ela pode ser causada por certos medicamentos ou por outra doença ou condição médica como deficiência de ferro, com ou sem anemia, falha nos rins, diabetes, mal de Parkinson, artrite e gravidez.
O stress costuma piorar o estado. Para diminuir o desconforto causado, levante-se e caminhe um pouco pela casa. Técnicas de relaxamento muscular e um bom banho quente antes de deitar podem ajudar.
Cãibra nas pernas
As cãibras nas pernas são relativamente comuns e são o resultado da falta de oxigênio no músculo, quando ocorre durante a atividade física e por falta de magnésio ou outro mineral no organismo quando ocorre à noite quando o indivíduo está dormindo.
Entretanto elas também podem ocorrer quando há excesso de ácido lático na região afetada, causada por excesso de atividade daquele grupo muscular ou pelo uso prolongado de medicamentos diuréticos.
Elas podem ser resolvidas com a toma de magnésio, cálcio, sódio ou potássio, diminuição da atividade física e realização de alongamentos antes e depois de realizar exercícios físicos.
Sintomas de má circulação nas pernas
Os sintomas de má circulação nas pernas são:
- Pele seca, escamosa,
- Varizes,
- Pés e tornozelos inchados,
- Cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação,
- Cãibras,
- Sensação de formigamento ou dormência nas partes afetadas,
- Ausência de pelos nas pernas,
- Rachaduras nos calcanhares,
- Calos na sola dos pés.
Confira também o artigo: Remédio caseiro para circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário