RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sábado, 19 de março de 2011


Ministério da Saúde divulga dados da dengue


19/03/2011 15h30
 
 Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou novos números da dengue em 2011. Até o último dia 26 de fevereiro, foram notificados 155.613 casos em todo o país – número 37% menor do que no mesmo período do ano passado. No entanto, os cuidados preventivos devem ser mantidos e intensificados para evitar novos registros da doença. Do total de notificações, 2.365 são de casos graves e 241 de óbitos suspeitos.
A região Norte concentra 31,6% do total de casos suspeitos, com 49.101 notificações. Em seguida, estão as regiões Sudeste (27% e 42.092 casos), Nordeste (18,4% e 28.653 notificações), Centro-Oeste (12,3% e 19.066 casos) e Sul (10,7% e 16.701 casos). A maior parte dos casos (53%) foi notificada em cinco estados: Amazonas, Acre, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais (veja tabela 1).

Para avaliar a situação de cada região, o Ministério da Saúde considera ainda a incidência dos casos de dengue. Ela é alta quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes; média entre 100 e 300 e baixa entre 0 e 100 casos por 100 mil habitantes. De janeiro a fevereiro de 2011, dois estados apresentaram alta incidência da doença, 9 média incidência e 16 baixa.

“Embora a maior parte dos estados não tenham alta incidência da doença, é necessário que os cuidados preventivos sejam intensificados e mantidos, pois o período das chuvas ainda não acabou em muitos estados. Portanto, deve-se manter a situação de alerta”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Casos graves e óbitos – A Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu 2.365 notificações de suspeitas de casos graves de dengue em todo o país. Até o momento, 471 foram confirmados; 60, descartados e 1.117 permanecem em investigação. A maior parte foi registrada no Sudeste, que somou 1.126 notificações (47,6% do total): a maioria no Rio de Janeiro (762).

Em seguida vem a região Norte, com 30% dos casos graves suspeitos do país: Amazonas e Pará notificaram, respectivamente, 438 e 195. No Nordeste foram registrados 15,8% do total dos casos graves: Pernambuco (116), Ceará (109) e Rio Grande do Norte (74) são os estados com mais notificações. O Centro-Oeste responde por 5% desses registros, sendo a maioria do Mato Grosso e Goiás (54 notificações cada). No Sul, só houve registros no Paraná (39).

Em relação aos óbitos, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu 241 notificações de óbitos suspeitos. Até o momento, 51 estão confirmados; 79, descartados e 112 continuam em investigação. As mortes confirmadas ocorreram no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
O controle da dengue é uma luta diária e sem tréguas. Focos da doença podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar e como ainda não existe uma vacina para imunizar, temos que ficar atentos com locais de águas paradas que é ali que os ovos são depositados e inicia-se a reprodução.
O que é a Dengue? Dengue é uma doença infecciosa, aguda, febril, causada pelo Vírus da Dengue, e seus sintomas são parecidos com a  gripe ou quadros graves (Dengue Hemorrágico).
A dengue é contagiosa? Não, a dengue não é transmissível de pessoa a pessoa.
Após ser picado pelo mosquito, em quanto tempo aparecem os sintomas?  Os sintomas aparecem entre 3 a 6 dias após a contaminação e em muitos casos demora até 15 dias.
Quais os principais sintomas da dengue? A dengue é transmitida pela picada das fêmeas do mosquito Aedes Aegypti e os sintomas são:
Febre alta.
Dor de cabeça.
Dor nos olhos.
Dores musculares
Dor na garganta.
Náuseas e vômitos.
Hemorragias (pele e estômago).
Choque (Dengue Hemorrágico).

 
Larvas e o estágio de crescimento do mosquito
Mosquito adulto

Qual o ciclo de vida e de reprodução do mosquito da dengue?  O ciclo ovo-ovo pode durar cerca de 10 dias. Quando a larva do mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura dois dias, aproximadamente. A rapidez entre o nascimetno e o mosquito adulto é um proplema no combate, 10 dias são um tempo muito curto e dificultam o controle. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.Remédio preventivo: não existem remédios ou vacinas contra a dengue.
Como identificar o mosquito: ele é pequeno, tem de quatro a seis mm de comprimento, dois pares de asas e é preto e tem listras brancas no corpo.

Mosquito da Dengue

            

Prevenção

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA