RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 17 de março de 2011

Gripetonita o apelido dado à virose após carnaval
Por: Fonte A tarde - 2011-03-12 08:52:06
 Salvador - As consequências do Carnaval estão além da saudade e das boas lembranças da festa . Os sintomas, característicos das viroses, começam a surgir após o período da festa, ambiente propício para a disseminação.O contato muito próximo entre as pessoas, como nas aglomerações de foliões, facilita o contágio. "E ainda tem a baixa defesa do organismo. 
No Carnaval, as pessoas gastam mais energia, hidratam-se menos e consomem mais bebida alcoólica que, em vez de repor, elimina os líquidos do corpo. Isso diminui a imunidade”, explica o médico Juarez Dias, da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). 
Os sintomas das viroses são parecidos com os da gripe, que é ainda mais perigosa. “A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza, que pode provocar óbitos em crianças e idosos. Os resfriados são causados por vírus menos agressivos”, diz Juarez. 
Os sintomas da virose costumam desaparecer  entre cinco e sete dias depois do contágio, mas é preciso manter uma boa alimentação, hidratação e repouso. Homens, com idade entre 15 e 45 anos são o perfil típico. 

Médicos explicam que mesmo quem não pulou ou nem esteve na folia pode ser contaminado. “Evitar o contato entre os seres humanos é algo difícil, então o indicado é ter o organismo preparado para resistir a esse tipo de doença”, comentou o infectologista, Augusto Anibal.
Ele conta que, logo após o Carnaval, os atendimentos no Hospital Couto Maia, referência em Salvador no tratamento de doenças infecciosas, aumentam em até 60%. "Se normalmente são cerca de 50 atendimentos por dia, na semana seguintes ao Carnaval são mais de 80", disse. 
As recomendações para evitar o contágio são as mesmas para quem já está doente: hidratação, boa alimentação e evitar esforços exaustivos. No trabalho ou em locais de grande circulação, deve-se higienizar sempre e bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel. 
Sintomas - Febre (entre 38 e 39 graus), mal-estar, dores no corpo, nariz obstruído, tosse, garganta arranhando, cefaleia (dor de cabeça). Corpo  debilitado durante 3 ou 5 dias. 
Orientação - Tomar bastante líquido e repousar. Analgésicos e antitérmicos, como  dipirona e paracetamol, também podem ser usados. Não tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (conhecido como AAS), devido a possíveis complicações em caso de dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA