África Ocidental está perto de eliminar a pólio, defende a OMS
por Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque
Surto afetou centenas de crianças de onze países da região; Nigéria regista descida do número de novos casos na ordem de 95%
A epidemia da pólio está perto de ser erradicada na África Ocidental, anunciou,na última semana em Genebra, a Organização Mundial da Saúde, OMS.
De acordo com a agência, peritos alertam, entretanto, que a complacência pode vir a fazer ressurgir o surto. Desde 2009, onze países da região foram afetados pela doença, “que provocou paralisia em centenas de crianças.”
Novas Campanhas
Várias campanhas de vacinação, abrangendo os países da região, foram realizadas entre o final de 2009 e princípios de 2010.
Cerca de 38 milhões de crianças devem ser vacinadas por uma rede de mais de 1800 voluntários.
Focos de Transmissão
Segundo a OMS, um total de 48 milhões de doses de vacinas contra a pólio serão disponibilizadas, com vista a extinguir todos os possíveis focos de transmissão da doença.
Durante o ano passado, a agência anunciou a intensificação dos seus esforços na Nigéria, que na última semana recebeu US$ 60 milhões do Banco Mundial para desenvolver campanhas de imunização.
O país, que é o único endêmico na África, registou uma descida do número de novos casos na ordem de 95% em 2010, comparativamente ao ano anterior.
*Publicado originalmente na Rádio ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário