RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura de Porto Alegre



Como acessar os serviços de saúde

1. A primeira consulta, nas especialidades consideradas de atenção básica como clínico-geral, pediatria e ginecologia-obstétrica, é marcada diretamente nos postos de saúde. Nos postos onde não há serviço de acolhimento, as fichas são distribuídas a partir das 7h.

2. De acordo com a necessidade, o clínico encaminha o paciente a um especialista.

3. O paciente se dirige ao guichê de marcação, por área, e um funcionário faz a marcação acessando por telefone a Central de Marcação de Consultas.

4. No caso de pacientes do interior, o encaminhamento se faz via Secretaria de Saúde do município.

Central de Regulação de Internações Hospitalares
A Central de Regulação de Internações Hospitalares integra a Gerência de Regulação de Serviços de Saúde (GRSS), da Secretaria de Saúde de Porto Alegre. A criação deste serviço obedece a uma diretriz do Ministério de Saúde, segundo a qual o gestor público deve adequar os recursos existentes às necessidades de saúde local e tem como objetivo geral a administração centralizada do fluxo de internações hospitalares do SUS do município de Porto Alegre.

A Central de Regulação foi instalada de forma experimental em 7 de fevereiro de 2000 e inaugurada oficialmente em 31 de março de 2000.

- Localização: avenida João Pessoa, 325, 2º andar.

- Horário: 24 horas, todos os dias da semana.

- Acesso à Central: o acesso às Internações Hospitalares é obtido por via telefônica pelos Hospitais e Serviços de Saúde do município de Porto Alegre e do interior do Estado que atuam nas especialidades com fluxos administrados pela Central, previamente cadastrados. As Regulações Médicas (transferência de pacientes entre Unidades de Saúde) são realizadas exclusivamente pelos médicos responsáveis pelos pacientes.

- Equipe da Central:
Um Médico Gestor
Três Médicos Supervisores
Nove Médicos Reguladores-Auditores
Doze Vídeofonistas
Três Administrativos
Duas Estagiárias de Informática

- Modelo Operacional:
1) Internações: a Unidade Hospitalar ou Serviços de Saúde aciona a Central por via telefônica, repassando as informações emitidas no laudo de internação (preenchido pelo médico) na busca do leito.
2) Regulações: o médico regulador, baseado nas informações fornecidas pelo mapa de leitos disponíveis no hospital, autoriza a transferência do paciente.

SUSO SUS tem sua porta de entrada na rede de unidades básicas e nos centros de saúde, que podem ser procurados diretamente pelos usuários.
- ConsultasPara marcar consulta de qualquer especialidade, procure a unidade de saúde ou centro de saúde mais próximo da sua casa.

- AcolhimentoAtendimento individualizado a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, reduzindo filas e terminando com a distribuição de fichas diárias.

- EmergênciasEm situação de urgência, dirija-se ao pronto-atendimento mais próximo.
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)Em situações de risco de vida iminente, como ferimentos graves, casos clínicos agudos, afogamentos entre outros, disque 192.

- ExamesOs exames solicitados são marcados pela unidade de saúde em um serviço público ou contratado pelo SUS.

- InternaçõesQuando for necessária a internação, a unidade de saúde ou o pronto-atendimento encaminharão a solicitação para a Central de Internações Hospitalares.

- CirurgiasA cirurgia é marcada pelo hospital para onde o paciente foi encaminhado.

- Pré-NatalO acompanhamento pré-natal de gestantes começa na unidade ou no centro de saúde de referência da comunidade.


Dados gerais

Porto Alegre tem 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 101 Programas de Saúde da Família (PSF) e oito Núcleos de Atenção à Saúde de Criança e Adolescente (Nasca). Conta ainda com seis Centros de Saúde, quatro pronto-atendimentos e dois hospitais.

Unidades Básicas de Saúde (45)
As unidades básicas de saúde oferecem atendimento clínico, pediátrico e ginecológico. Assim como os centros de saúde, são a porta de entrada para o SUS. A partir do atendimento básico, os pacientes são encaminhados à rede especializada.

Centros de Saúde (6)Os Centros de Saúde se diferenciam das unidades básicas por oferecerem, além da atenção básica, consultas especializadas.

Programa de Saúde da Família (101)Com foco no cuidado integral, os PSF são constituídos por equipes multidisciplinares formadas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de três a seis agentes comunitários. Os agentes são selecionados entre membros da própria comunidade e realizam visitas domiciliares, obrigatórias para pacientes com dificuldade de locomoção, que usam medicação controlada, hipertensos, diabéticos, gestantes e para crianças menores de 2 anos. Atualmente, Porto Alegre conta com 101 equipes de saúde da família.
Hospitais
- Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas
- Hospital de Pronto Socorro

Pronto Atendimento- Pronto Atendimento Bom Jesus
- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
- Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro
- Pronto Atendimento da Restinga

Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente
O Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Nasca) desenvolve ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde da criança e do adolescente. Quando há necessidade de consulta com especialistas, os estudantes são encaminhados para o Nasca Especializado, no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.

- Nasca Norte/Eixo-Baltazar
- Nasca Restinga/ Extremo-Sul
- Nasca Nordeste/ Humaitá/ Ilhas
- Nasca Centro
- Nasca Sul/Centro-Sul
- Nasca Glória/ Cruzeiro/ Cristal
- Nasca Leste/ Nordeste
- Nasca Lomba do Pinheiro/ Partenon

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi)Serviço de atenção psicossocial para atendimento a crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, com transtornos mentais severos e persistentes.
- Capsi Harmonia
- Capsi Leste/Nordeste 
- Capsi Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- CAPS II
Serviço ambulatorial de atenção diária que oferece tratamento e reabilitação para adultos
- Cais Mental Centro
- Cais Mental Cruzeiro
- CAPS Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- CAPS II Grupo Hospitalar Conceição
- CAPS Álcool e Drogas
- CAPSad Cruzeiro
- CAPSad Grupo Hospitalar Conceição
- CAPSad Vila Nova

Equipes de Saúde MentalAs equipes de saúde mental dão suporte às ações em saúde mental na atenção básica. Além do atendimento direto aos pacientes, essas equipes auxiliam os profissionais da rede básica por meio da realização de encontros para discussão e avaliação dos casos (interconsultas)
- Gerência Noroeste/Humaitá/Ilhas
- Gerência Restinga
- Gerência Centro
- Gerência Sul/Centro-Sul
- Gerência Norte/Eixo-Baltazar
- Gerência Leste/Nordeste
- Gerência Lomba do Pinheiro/Partenon

Pensão Protegida Nova VidaFundada em 1990, a Pensão Protegida Nova Vida abriga e dá tratamento gratuito às pessoas portadoras de distúrbios psíquicos de forma temporária, sem estabelecer tempo de permanência. O serviço foi pioneiro no Estado e no país no que se refere a residenciais terapêuticos, consolidando uma proposta de atenção à saúde mental substitutiva ao modelo manicomial.
Casa de Apoio Viva Maria
Criada há 15 anos, a Casa Viva Maria abriga famílias (mulheres e crianças) vítimas de violência doméstica. Com capacidade para dez famílias, o abrigo oferece apoio psicológico, acompanhamento jurídico e encaminhamento para geração de renda.
Geração Poa Oficina Saúde e Trabalho
Busca a reinserção social de pacientes com transtornos mentais por meio da geração de trabalho e renda.
Farmácias Distritais
Navegantes: Centro de Saúde Navegantes (avenida Presidente Roosevelt, 5, bairro São Geraldo)
- Centro: Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27)
- IAPI: Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia)
- Vila dos Comerciários: Centro de Saúde Vila dos Comerciários (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- Bom Jesus: Centro de Saúde Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, bairro Bom Jesus)
- Farroupilha: Centro de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana)
- Camaquã: Unidade Básica de Saúde Camaquã (rua Doutor João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- Sarandi: Unidade Básica de Saúde Sarandi (avenida Francisco Pinto da Fontoura, 341)
- Bananeiras: Unidade Básica de Saúde Bananeiras (avenida Coronel Aparício Borges, 2.494)

A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre, que tem como atribuições coordenar os serviços, as ações e políticas de saúde na cidade. Estabelece ações integradas e intersetoriais com outros setores públicos e privados das esferas municipal, estadual e federal.

Unidades Básicas de SaúdeSão as estruturas que respondem pelas ações de atenção básica à população. A unidade básica de saúde é a principal porta de acesso das pessoas ao sistema de saúde. Devem estar distribuidas no território do município de forma a estarem o mais próximas possível das pessoas.

Centros de SaúdeCompõem a rede de serviços assistenciais do município. São organizados para oferecer à população assistência especializada ou de urgência e emergência de média complexidade.

Programa de Saúde da FamíliaO Programa de Saúde da Família (PSF) foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1994  com objetivo de redirecionar o modelo de saúde no país, fortalecendo a atenção básica à saúde. Esta estratégia prioriza ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e das famílias, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral , contínua e de qualidade,  estimulando a organização da comunidade e efetiva participação popular.

Em Porto Alegre, o Programa de Saúde da Família iniciou-se em 1996. Atualmente conta com 101 equipes que atendem a uma população de 290 mil moradores da cidade.

Estas equipes são compostas de três a seis agentes comunitários de saúde, dois auxiliares de enfermagem, um médico, um enfermeiro. Cada equipe é responsável em média por 850 famílias correspondendo aproximadamente de 3,5 mil a 4 mil pessoas. Também foram implantadas seis equipes de saúde bucal do saúde da família. As equipes trabalham com território delimitado, identificando micro-áreas de risco e desenvolvendo ações programáticas e ações intersetoriais.

Sistema Único de SaúdeO Sistema Único de Saúde (SUS) foi conquistado pela população brasileira e está consolidado na Constituição Federal. Garante o atendimento universal, igualitário e integral a todo o cidadão brasileiro que dele precisar, através das unidades de saúde, ambulatórios, clínicas e hospitais, sem que nada seja cobrado da população usuária.

O SUS é de responsabilidade do governo federal, dos estados e dos municípios. Está estabelecido em lei que os municípios deverão gastar no mínimo 15% da sua receita em saúde. Em Porto Alegre, são aplicados 18% do orçamento municipal na área da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA