RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 7 de abril de 2011

topo
Gabriela Zembruski Nunes


CONJUNTIVITE
A conjuntivite é uma infecção que acomete o olho sendo a maioria de causa viral. Como o nome diz, por ser um processo viral (como uma gripe) não exite medicamento direto contra o vírus.

Tratamos com lubrificantes, compressas geladas, algumas vezes com antibióticos para evitar infecção por bactéria, e adoção de medidas para evitar a contaminação do outro olho e de outras pessoas.

Será a inflamação decorrente da conjuntivite que irá combater a infecção e, em uma ou duas semanas, o processo viral é eliminado. Raramente são utilizados exames laboratoriais uma vez que o quadro clínico nos indica se é uma infecção viral ou bacteriana.

Em alguns casos, porém, devido ou a uma maior "força" do vírus (virulência) ou a uma resposta inflamatória aumentada do organismos, a conjuntivite pode perpetuar por mais tempo e provovar um maior embaçamento visual pela formação de pequenas alterações na córnea (transparente que cobre o "colorido" do olho) e/ou membranas inflamatórias na conjuntiva (cobre o branco do olho).

Isto é diagnosticado por um exame oftalmológico sendo necessário tratamento com antiinflamatório e/ou retirada destas membranas pelo médico.

O embaçamento visual nestes casos de uma inflamação exarcebada poder durar muito tempo, sendo imprescindível o tratamento adequando com antiinflamatório, na maioria das vezes a base de corticoide tópico. 

Casos em que estas alterações na córnea se tornem "cicatrizes", pode ser feito tratamento a laser, por exemplo, mas são casos raros. A maioria com o tratamento adequado tem uma boa evolução.



CONJUNTIVITE VIRAL 2011

Uma epidemia de casos de Conjuntivite Viral modifica hábitos de higiene e causa transtornos no dia a dia de muitos....

Por ser extremamente contagiosa, de disseminação rápida a conjuntivite viral tem sido diagnosticada em grande número de casos nestes primeiros meses de 2011.

O vírus isolado na epidemia de 2011 é o vírus Cocksakie A24 da família dos enterovirus e que causa conjuntivite bilateral de intensidade variável entre os olhos e nos diferentes indivíduos.

Lavar as mãos com mais freqüência ajuda a diminuir as chances de contaminação.

Se você apresentar sintomas de irritação ocular uni ou bilateral, lacrimejamento, secreção com pouca ou nenhuma alteração de visão faça uma avaliação oftalmológica.

Se confirmado o diagnóstico de conjuntivite viral
  • Evite contato com pessoas no trabalho e em casa;
  • Use lenços de papel e os descarte em local adequado;
  • Use lubrificantes oculares para minimizar os sintomas;
  • Compressas frias ou geladas podem dar a sensação de alívio use de preferência água destilada estéril e gelada;
  • E em alguns casos deve-se adicionar medicações locais ou sistêmicas a critério médico.




img1

img2

img3

Centro Oftalmológico São Paulo

Av. Ibijaú, 331 | Moema | São Paulo | SP | 5055-1177 | 5055-1551 |www.coftalmo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA