RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 31 de maio de 2011



Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)

Universitários criam tecnologias que ajudam a comunidade


Os estudantes Carvalho, Quadros e Sampaio criaram um dispositivo que garante a acessibilidade de pessoas com deficiência à internet. Foto: Divulgação27/05/2011
Nerd e sem aptidões sociais, Mark Zuckerberg buscou na internet alguma forma de ganhar reconhecimento entre os colegas de Havard, universidade dos Estados Unidos. Como retratado no filme A Rede Social, Mark criou o Facebook ainda na faculdade. A vida do atual multibilionário pode parecer distante, mas é inspiração para cinco universitários brasileiros, que buscaram na tecnologia uma forma de contribuir com a sociedade.

Bruno Jurokovski, 20 anos, ficou conhecido este ano na cidade onde mora, Porto Alegre (RS), quando criou um site capaz de ajudar os moradores a se locomover na capital gaúcha. O Poabus.com é um endereço online que contem um sistema capaz de informar linhas de ônibus e itinerário dos transportes públicos da capital.

"A ideia surgiu após assistir uma palestra no Fórum Internacional do Software Livre, em que foi apresentado um sistema capaz de encontrar linhas de ônibus. Gostei bastante da ideia e resolvi fazer algo parecido para Porto Alegre", conta, dizendo que primeiramente o interesse era pessoal, já que anda diariamente de ônibus na cidade. "Sempre que eu precisava ir para algum local desconhecido, por exemplo, demorava horas para descobrir que ônibus pegar".

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) colocou o projeto em prática durante as férias de verão, e não demorou muito para atingir 10 mil visualizações diárias. "Primeiro eu mostrei o site somente para meus amigos, mas eles começaram a divulgar nas redes sociais e o portal ficou conhecido. Isso aconteceu porque Porto Alegre estava precisando muito de um espaço que tivesse todas as informações de transporte público da cidade. Antes, conteúdo deste tipo era no boca a boca mesmo", explica.

Mas foi depois que Jurokovski deu entrevistas a jornais que os acessos começaram de fato a aumentar. O aumento no número de visualizações levou o estudante a tirar dinheiro do próprio bolso para expandir o limite do servidor, porém o prejuízo não deve durar muito. "Já recebi propostas de parceria, mas ainda não tomei nenhuma decisão", afirma.

Já em Charqueadas, interior do Rio Grande do Sul, três estudantes de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), criaram um dispositivo que tem como objetivo promover a acessibilidade de pessoas com deficiência à internet. Filipe Carvalho e Cleber Quadros, 19 anos, e Alexandre Sampaio, 20 anos, desenvolveram o Óculos Mouse, um acessório que controla o mouse do computador por meio de inclinações da cabeça e movimento dos olhos. Na tela, o cursor do mouse se mexe conforme os movimentos de cabeça de quem usa. Para clicar, basta piscar.

Segundo Quadros, a ideia surgiu com a intenção de tornar os dispositivos de acessibilidade mais em conta para portadores de deficiência. "A gente precisava apresentar um projeto na feira de ciências e tivemos a ideia de criar um objeto que auxiliasse pessoas sem mobilidade física a ter acesso à internet, mas que ao mesmo tempo fosse barato. Percebemos que até existia dispositivos no mercado, mas eram extremamente caros", conta.

Os três estudantes ficaram de junho a novembro de 2009 trabalhando dia e noite, literalmente, em uma sala do instituto. O verdadeiro desafio era tornar o objeto mais barato. No mercado, um dispositivo parecido pode custar até R$ 5 mil, o Óculos Mouse dos estudantes de Charqueadas tem custa R$ 50. "Agora estamos em processo de tentar comercializar nossa criação", conta Quadros.

Contribuir com a sociedade também foi o objetivo de Lucas de Ramos Araújo, 23 anos, que criou o primeiro site que reúne dados e informações de políticos no Brasil. Natural de Volta Redonda (RJ), Araújo colocou a ideia em prática no trabalho de conclusão do curso de Ciência da Computação, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. "Considero de extrema importância publicar dados governamentais na web como uma forma de aumentar a transparência da administração publica. Percebi que essa iniciativa, muito comum nos Estados Unidos e Inglaterra, não existia no Brasil", conta o estudante que se formou em julho do ano passado.

Com a ajuda do professor orientador, Jairo Francisco de Souza, Araújo criou o site Ligado nos Políticos, um portal que contém informações de 22.475 políticos cadastrados, entre eles profissionais em exercício e também fora de mandato. "O endereço centraliza dados de políticos coletados de diferentes fontes em um ponto único de acesso. Além disso, o site possui gráficos que conferem novos significados aos dados coletados, podendo contribuir com uma formação mais consciente dos cidadãos em relação à política brasileira", diz.  


Fonte: Notícias Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA