RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sábado, 26 de novembro de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Sapiranga realiza Parajogos Escolares

25/11/2011
A quarta edição dos Parajogos Escolares de Sapiranga acontece nesta sexta-feira, a partir das 13h30min, no Parque do Imigrante. O torneio, aberto aos estudantes com necessidades especiais da rede escolar da cidade, deve reunir 80 competidores nas diversas modalidades. Estão programadas provas como corrida, caminhada, basquete, futsal e salto, supervisionadas por professores especializados. O evento visa promover a inclusão por meio do esporte.

Fonte: Correio do Povo



Estudante americano desenvolve software de escrita em braile para telas touchscreen


Uma pessoa fazendo uso do software.  Foto: Divulgação.24/11/2011
Deficientes visuais poderão contar com dispositivo eficaz e portátil para escrever

Nos Estados Unidos, a Universidade Stanford desenvolve anualmente um programa de computação avançado com os melhores estudante do país. O objetivo é encontrar soluções para diferentes desafios tecnológicos.

Neste ano, a tarefa era a criação de um software que permitisse a utilização do tablet touchscreen por deficientes visuais, a um custo mais acessível e com design mais inteligente do que os encontrados no mercado.O objetivo foi atingido pelo aluno Adam Duran, que desenvolveu um tablet padrão por um décimo do valor dos já comercializados.

Com o novo software, em vez de botões na tela, como se encontra nos outros dispositivos para cegos, o usuário utiliza oito dedos para a organização do teclado. Para interagir com as opções do menu, basta arrastar os dedos pela tela. O aplicativo assimila um caractere a cada dedo automaticamente, sem que seja necessário "sentir" a superfície.
O software é projetado para ser aplicado a qualquer touchscreen, dando ao deficiente visual um eficiente dispositivo de escrita eficaz e portátil.


Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios



Homenagens marcam a passagem do 100° Fórum de Política Pública da pessoa com deficiência


Autoridades presentes, participam de cerimonial pela passagem do 100° Fórum da Política Pública Para Pessoas com Deficiência. Foto:  Flávio Bandeira24/11/2011
O final da tarde da última terça-feira (22/11) em um cerimonial simples, mas carregado de emoções, marcou a homenagem da 100ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. Fórum que teve a sua primeira edição no ano de 1999, em Porto Alegre, e que no dia de hoje,24 de novembro, chega a sua centésima edição em Santa Rosa, onde muitos caminhos pelo estado já foram percorridos.

Participaram da mesa o presidente do COMDEPA, Dilceu Júnior, Humberto Lippo professor e ex-presidente da FADERS, Cláudio Silva, presidente da FADERS, Roberto Oliveira, presidente do COEPEDE, Santos Fagundes, representando o gabinete do Senador Paulo Paim, e o ex-governador do estado Olívio Dutra.

Durante a cerimônia, a diretora técnica da FADERS Clarissa Beleza, leu um breve histórico sobre o fórum, relatando seu inicio, suas passagens marcantes por vários cantos do estado até chegar a centésima edição, que ocorre em Santa Rosa. Dentre os homenageados, o ex-presidente Humberto Lippo, falou sobre o marco que foi o primeiro fórum e os demais, e sem esconder a emoção Lippo falou: "É um momento importante, só quem sabe a luta que foi para realizar o primeiro fórum, e agora estamos chegando na centésima edição, isto sim é um marco importante na luta das pessoas com deficiência"

Atual presidente da FADERS, Cláudio Silva também expressou a importância da chegada do centésimo fórum da política pública. "Para nós é um orgulho, chegar a esta marca significativa, são cem fóruns de ;;muitos outros que certamente teremos. Estamos aqui para espraiar esta idéia de inclusão para todos".

Outro homenageado, o ex-governador do estado, Olívio Dutra, em seu breve discurso, agradeceu a homenagem saudando a todos os presentes: "Vida longa ao fórum, vida longa a todos, vida longa a FADERS".

Ao final da cerimonia foi decerrada uma placa comemorativa alusiva a passagem da 100ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.


Fonte: ACOM FADERS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA