RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Viver Sem Limites repercute no RS


Cláudio Silva, presidente da Faders.
Crédito: tarsila pereira / cp memória 18/11/2011
Os gaúchos que atuam na área acompanharam ontem, em Brasília, o lançamento, pelo governo federal, do programa Viver Sem Limites - Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. A adjunta da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) de Porto Alegre, Araci Ledo, elogiou o plano. "Ele é amplo e não fecha espaços que a gente possa ocupar. Tem acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. São linhas gerais que abrem oportunidade de autonomia, convivência e inclusão desse público", afirmou a secretária adjunta, que também preside a Federação das Apaes do Rio Grande do Sul.

O diretor-presidente da Faders, do governo gaúcho, Cláudio Silva, disse que saiu desafiado do evento. Uma das metas que chamou a atenção dele diz respeito à educação. "As ações têm o recorte mais do mundo do trabalho, do que só o da sala de aula. Pretende que as escolas trabalhem com o foco de emancipação, de capacitação para o mercado de trabalho."

Outro ponto, destacou Silva, é a mudança em aspectos envolvendo o Benefício Prestação Continuada (BPC). Segundo o presidente da Faders, algumas pessoas com deficiência preferiam não ser contratadas por empresa com receio de serem demitidas em seguida e de perderem o benefício. "O plano afirma que a pessoa poderá retomar o Benefício Prestação de Contas, caso seja despedida do trabalho", ressaltou Silva.

Algumas ações, como a criação da central de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), propostas no plano, já estão para ser implantadas no RS. "O governador Tarso Genro já assinou o decreto de criação da central. Vamos tratar da contratação desses profissionais", enfatizou.

O Viver Sem Limites inclui uma linha de crédito de R$ 150 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas. O governo federal vai subsidiar a compra de próteses e equipamentos para a população de baixa renda.


Fonte: Correio do Povo




Menina, deficiente visual, inspira o artilheiro Fred

21/11/2011
Rio - Dessa vez não foi a vontade de homenagear seus amigos que inspirou Fred. O centroavante do Fluminense foi tocado por um gesto inocente momentos antes de entrar em campo contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Maria Clara, deficiente visual, escreveu uma carta para o jogador pedindo para um dia ter a chance de entrar de mãos dadas com o ídolo, que se comoveu e lhe ofereceu seus três gols.

Fred, de quebra, garantiu que realizará o sonho de Maria Clara já no clássico contra o Vasco, no próximo domingo.

“Na saída do vestiário, já para entrar em campo, encontrei com uma menina que mexeu comigo. O nome dela é Maria Clara, é deficiente visual e escreveu uma cartinha para mim pedindo para entrar em campo comigo. Histórias assim me emocionam e isso aumentou ainda mais a minha motivação contra o Figueirense”, lembrou o atacante, fazendo questão de fazer um convite para Maria Clara.

“Vou estar esperando um contato da família dela, pois faço questão de que a menina entre comigo no colo no clássico contra o Vasco, no próximo domingo”, complementou.

Embora esteja vivendo uma grande fase — já são 19 gols nos últimos 17 jogos em que atuou, 12 nas últimas sete partidas que jogou —, Fred lembrou que a comissão técnica e o restante do grupo também o têm ajudado muito. Por isso, outro homenageado na noite foi Rafael Moura, seu concorrente direto à vaga no ataque, que sempre o apoiou nos momentos difíceis.

“O que vale mais são os três pontos. Estou muito feliz por estar vivendo esta fase. Há dois meses que agradeço à comissão técnica e aos meus companheiros. Por isso, desta vez, homenageei o meu parceiro Rafael Moura, que pediu para eu comemorar imitando o He-Man. Ele disse que vai comemorar mandando corações para a torcida também em minha homenagem”, disse o goleador.


Fonte: O DIA ONLINE




Censo 2010 – Pessoas com Deficiência – Primeiros Resultados

21/11/2011
No dia 16 de Novembro de 2011, o IBGE divulgou os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2010 relativos aos temas pesquisados no inquérito da amostra: deficiência, nacionalidade, estado conjugal e maternidade precoce, dentre outros. As tabelas que compõem esta primeira etapa da divulgação apresentam resultados que dizem respeito às características de migração, nupcialidade, fecundidade, educação, trabalho e deficiência. Como afirma o IBGE:

“Cabe esclarecer que os dados utilizados para gerar os resultados que compõem esta divulgação são preliminares, pois ainda não foram submetidos a todos os processos de crítica inerentes ao Censo Demográfico 2010. No entanto, como existe uma grande demanda por essas informações, o IBGE está divulgando um conjunto de dados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação” (Notas Técnicas, Resultados Preliminares da Amostra, IBGE, 2011).

Mesmo com esta ressalva, para a variável deficiência, os números globais para o Brasil e os Estados podem ser considerados como praticamente consolidados, ficando para divulgação posterior o detalhamento das informações (sexo, gênero, faixa etária e outros), além dos indicadores dos municípios.

Antes de apresentar os dados, é preciso conhecer os critérios e definições que foram utilizados para pesquisa, conforme o quadro abaixo:

Características das pessoas

Deficiência
Foi pesquisada a existência dos seguintes tipos de deficiência permanente: visual, auditiva e motora, de acordo com o seu grau de severidade, e, também, mental ou intelectual.

Deficiência visual
Foi pesquisado se a pessoa tinha dificuldade permanente de enxergar (avaliada com o uso de óculos ou lentes de contato, no caso de a pessoa utilizá-los), de acordo com a seguinte classificação:
Não consegue de modo algum - para a pessoa que declarou ser permanentemente incapaz de enxergar;
Grande dificuldade - para a pessoa que declarou ter grande dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes de contato;
Alguma dificuldade - para a pessoa que declarou ter alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes de contato; ou
Nenhuma dificuldade - para a pessoa que declarou não ter qualquer dificuldade permanente de enxergar, ainda que precisando usar óculos ou lentes de contato.

Deficiência auditiva
Foi pesquisado se a pessoa tinha dificuldade permanente de ouvir (avaliada com o uso de aparelho auditivo, no caso de a pessoa utilizá-lo), de acordo com a seguinte classificação:
Não consegue de modo algum - para a pessoa que declarou ser permanentemente incapaz de ouvir;
Grande dificuldade - para a pessoa que declarou ter grande dificuldade permanente de ouvir, ainda que usando aparelho auditivo;
Alguma dificuldade - para a pessoa que declarou ter alguma dificuldade permanente de ouvir, ainda que usando aparelho auditivo; ou
Nenhuma dificuldade - para a pessoa que declarou não ter qualquer dificuldade permanente de ouvir, ainda que precisando usar aparelho auditivo.

Deficiência motora
Foi pesquisado se a pessoa tinha dificuldade permanente de caminhar ou subir escadas (avaliada com o uso de prótese, bengala ou aparelho auxiliar, no caso de a pessoa utilizá-lo), de acordo com a seguinte classificação:
Não consegue de modo algum - para a pessoa que declarou ser permanentemente incapaz, por deficiência motora, de caminhar e/ou subir escadas sem a ajuda de outra pessoa;
Grande dificuldade - para a pessoa que declarou ter grande dificuldade permanente de caminhar e/ou subir escadas sem a ajuda de outra pessoa, ainda que usando prótese, bengala ou aparelho auxiliar;
Alguma dificuldade - para a pessoa que declarou ter alguma dificuldade permanente de caminhar e/ou subir escadas sem a ajuda de outra pessoa, ainda que usando prótese, bengala ou aparelho auxiliar; ou
Nenhuma dificuldade - para a pessoa que declarou não ter qualquer dificuldade permanente de caminhar e/ou subir escadas sem a ajuda de outra pessoa, ainda que precisando usar prótese, bengala ou aparelho auxiliar.

Deficiência mental ou intelectual
Foi pesquisado se a pessoa tinha alguma deficiência mental ou intelectual permanente que limitasse as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc. A deficiência mental é o retardo no desenvolvimento intelectual e é caracterizada pela dificuldade que a pessoa tem em se comunicar com outros, de cuidar de si mesma, de fazer atividades domésticas, de aprender, trabalhar, brincar etc. Em geral, a deficiência mental ocorre na infância ou até os 18 anos. Não se considerou como deficiência mental as perturbações ou doenças mentais como autismo, neurose e esquizofrenia.
Fonte: Notas Técnicas, Resultados Preliminares da Amostra, IBGE, 2011

Definidos esses critérios, os seguintes resultados foram apurados para o Brasil:
Brasil – 2010
População total: 190.755.799 (100,0%)
Pelo menos uma das deficiências investigadas (1): 45.623.910 (23,9%)
Nenhuma dessas deficiências: 145.084.578 (76,1%)
(1) As pessoas incluídas em mais de um tipo de deficiência foram contadas apenas uma vez.
Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010 – Resultados Preliminares da Amostra

Em relação ao último Censo Demográfico, realizado em 2000, há um expressivo crescimento no número de pessoas que declarou algum tipo de deficiência ou incapacidade. Naquela ocasião, 24.600.256 pessoas, ou 14,5% da população total, assinalaram algum tipo de deficiência ou incapacidade (em texto posterior, abordaremos as mudanças ocorridas entre os questionários de 2000 e 2010. Em síntese, pode-se dizer que, em 2010, houve uma simplificação no inquérito de maneira a apurar diretamente os níveis de incapacidade e a deficiência intelectual. Mesmo com essas mudanças, os dados podem ser comparados em vários aspectos).

A seguir apresentam-se os resultados por tipo e grau de severidade das deficiências:

Brasil – 2010
Deficiência Visual – 35.791.488
Não consegue de modo algum – 528.624
Grande dificuldade – 6.056.684
Alguma dificuldade – 29.206.180
Deficiência Auditiva – 9.722.163
Não consegue de modo algum – 347.481
Grande dificuldade – 1.799.885
Alguma dificuldade – 7.574.797
Deficiência Motora – 13.273.969
Não consegue de modo algum – 740.456
Grande dificuldade – 3.701.790
Alguma dificuldade – 8.831.723
Deficiência Mental/Intelectual – 2.617.025

Fonte: Censo Demográfico 2010 – Resultados Preliminares da Amostra


Fonte: Enviado por Blog Acessibilidade&Inclusão


"Viver Sem Limite" vai garantir cidadania às pessoas com deficiência

22/11/2011
Café com a Presidenta - 21/11/11 - Presidenta Dilma fala em seu programa semanal de rádios sobre a importância do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado na semana passada. O "Viver Sem Limite", como também é chamado, terá investimento do governo federal de R$ 7,6 bilhões, até 2014, em ações na área de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.




Fonte: TV NBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA